Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS E O DESENVOLVIMENTO DA CIDADANIA: UM ESTUDO DE CASO NO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DO IFTO.

Palavra-chaves: APRENDIZAGEM, PROJETO, SOCIAL Pôster (PO) GT 17 – Ensino e suas interseções
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 35861
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 3107
    "inscrito_id" => 8096
    "titulo" => """
      APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS E O DESENVOLVIMENTO\r\n
      DA CIDADANIA: UM ESTUDO DE CASO NO CURSO DE\r\n
      ADMINISTRAÇÃO DO IFTO.
      """
    "resumo" => "A Aprendizagem baseada em projetos tem se tornado um importante método para colocar o aluno em uma situação prática onde ele precise tomar suas próprias decisões e aprender através delas. A aprendizagem baseada em projetos ou Project based learning (PBL), leva o aluno a pesquisar para resolver problemas e outras tarefas relevantes a sua formação, permitindo que este trabalhe de forma autônoma na construção do seu próprio saber, resultando o processo em um produto concreto. Este método proporciona ao aluno o desenvolvimento de novas competências que podem ser exploradas pelos docentes dentro do curso de Administração, através de projetos que desenvolvam as competências necessárias a formação profissional deste sujeito, tais como liderança, trabalho em equipe, tomada de decisão, entre outras. Tornando o estudo importante ao curso de Administração, e aos docentes do curso, como forma de desenvolver competências necessárias ao profissional, “Administrador”, através da estratégia do método de aprendizagem baseada em projetos. Este projeto foi desenvolvido dentro da disciplina de Gestão Social do curso de Bacharelado em Administração, onde visava levar o aluno a desenvolver a cidadania como e ter uma nova perspectiva a respeito da responsabilidade social empresarial. Foram desenvolvidos pelos acadêmicos pequenos projetos sociais junto à comunidade carente. Ao final deste processo os alunos puderam compartilhar suas experiências e aprender com elas. Teoria e prática devem sempre andar de mãos dadas, uma do lado da outra, para que o aluno vivencie e aprenda com através de experiências vividas, pois a construção do conhecimento desta maneira proporciona ao aluno criar soluções para problemas existentes, de forma crítica e reflexiva. O trabalho realizado atendeu ao seu objetivo proposto de levar o aprendizado através de um projeto de maneira a torná-los mais cidadãos e menos capitalistas, estimulando nos alunos a cidadania, uma vez que eles serão futuros administradores a frente de grandes empresas de nossa região e precisarão pensar a responsabilidade social dentro da empresa como uma linha importante a ser trabalhada."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 17 – Ensino e suas interseções"
    "palavra_chave" => "APRENDIZAGEM, PROJETO, SOCIAL"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA17_ID8096_05102017112601.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:20"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:03"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FRANSERGIO BUCAR AFONSO PEREIRA"
    "autor_nome_curto" => "FRANSERGIO"
    "autor_email" => "FRANSERGIO@IFTO.EDU.BR"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO TOCANTINS (IFTO)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 35861
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 3107
    "inscrito_id" => 8096
    "titulo" => """
      APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS E O DESENVOLVIMENTO\r\n
      DA CIDADANIA: UM ESTUDO DE CASO NO CURSO DE\r\n
      ADMINISTRAÇÃO DO IFTO.
      """
    "resumo" => "A Aprendizagem baseada em projetos tem se tornado um importante método para colocar o aluno em uma situação prática onde ele precise tomar suas próprias decisões e aprender através delas. A aprendizagem baseada em projetos ou Project based learning (PBL), leva o aluno a pesquisar para resolver problemas e outras tarefas relevantes a sua formação, permitindo que este trabalhe de forma autônoma na construção do seu próprio saber, resultando o processo em um produto concreto. Este método proporciona ao aluno o desenvolvimento de novas competências que podem ser exploradas pelos docentes dentro do curso de Administração, através de projetos que desenvolvam as competências necessárias a formação profissional deste sujeito, tais como liderança, trabalho em equipe, tomada de decisão, entre outras. Tornando o estudo importante ao curso de Administração, e aos docentes do curso, como forma de desenvolver competências necessárias ao profissional, “Administrador”, através da estratégia do método de aprendizagem baseada em projetos. Este projeto foi desenvolvido dentro da disciplina de Gestão Social do curso de Bacharelado em Administração, onde visava levar o aluno a desenvolver a cidadania como e ter uma nova perspectiva a respeito da responsabilidade social empresarial. Foram desenvolvidos pelos acadêmicos pequenos projetos sociais junto à comunidade carente. Ao final deste processo os alunos puderam compartilhar suas experiências e aprender com elas. Teoria e prática devem sempre andar de mãos dadas, uma do lado da outra, para que o aluno vivencie e aprenda com através de experiências vividas, pois a construção do conhecimento desta maneira proporciona ao aluno criar soluções para problemas existentes, de forma crítica e reflexiva. O trabalho realizado atendeu ao seu objetivo proposto de levar o aprendizado através de um projeto de maneira a torná-los mais cidadãos e menos capitalistas, estimulando nos alunos a cidadania, uma vez que eles serão futuros administradores a frente de grandes empresas de nossa região e precisarão pensar a responsabilidade social dentro da empresa como uma linha importante a ser trabalhada."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 17 – Ensino e suas interseções"
    "palavra_chave" => "APRENDIZAGEM, PROJETO, SOCIAL"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA17_ID8096_05102017112601.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:20"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:03"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FRANSERGIO BUCAR AFONSO PEREIRA"
    "autor_nome_curto" => "FRANSERGIO"
    "autor_email" => "FRANSERGIO@IFTO.EDU.BR"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO TOCANTINS (IFTO)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

A Aprendizagem baseada em projetos tem se tornado um importante método para colocar o aluno em uma situação prática onde ele precise tomar suas próprias decisões e aprender através delas. A aprendizagem baseada em projetos ou Project based learning (PBL), leva o aluno a pesquisar para resolver problemas e outras tarefas relevantes a sua formação, permitindo que este trabalhe de forma autônoma na construção do seu próprio saber, resultando o processo em um produto concreto. Este método proporciona ao aluno o desenvolvimento de novas competências que podem ser exploradas pelos docentes dentro do curso de Administração, através de projetos que desenvolvam as competências necessárias a formação profissional deste sujeito, tais como liderança, trabalho em equipe, tomada de decisão, entre outras. Tornando o estudo importante ao curso de Administração, e aos docentes do curso, como forma de desenvolver competências necessárias ao profissional, “Administrador”, através da estratégia do método de aprendizagem baseada em projetos. Este projeto foi desenvolvido dentro da disciplina de Gestão Social do curso de Bacharelado em Administração, onde visava levar o aluno a desenvolver a cidadania como e ter uma nova perspectiva a respeito da responsabilidade social empresarial. Foram desenvolvidos pelos acadêmicos pequenos projetos sociais junto à comunidade carente. Ao final deste processo os alunos puderam compartilhar suas experiências e aprender com elas. Teoria e prática devem sempre andar de mãos dadas, uma do lado da outra, para que o aluno vivencie e aprenda com através de experiências vividas, pois a construção do conhecimento desta maneira proporciona ao aluno criar soluções para problemas existentes, de forma crítica e reflexiva. O trabalho realizado atendeu ao seu objetivo proposto de levar o aprendizado através de um projeto de maneira a torná-los mais cidadãos e menos capitalistas, estimulando nos alunos a cidadania, uma vez que eles serão futuros administradores a frente de grandes empresas de nossa região e precisarão pensar a responsabilidade social dentro da empresa como uma linha importante a ser trabalhada.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.