Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ANÁLISE DAS COMPETÊNCIAS SEGUNDO O SAEB ATRAVÉS DE UM EXERCÍCIO SOBRE O MÉTODO CIENTÍFICO EM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DA MODALIDADE JOVENS E ADULTOS

Palavra-chaves: DESCRITORES, SAEB, MÉTODO CIENTÍFICO Pôster (PO) GT 12 - Educação de Pessoas Jovens e Adultas
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      Utilizando alguns descritores do SAEB para o Ensino Fundamental, analisou-se uma turma de Jovens e Adultos utilizando um exercício sobre o Método Científico.\r\n
      De acordo com os níveis de dificuldades apontados pelos próprios alunos, ordenou-se os dados que apontavam para a formação de dois grupos distintos de alunos descobrindo-se uma heterogeneidade na turma que propiciou um melhor aproveitamento das condições cognitivas.\r\n
      Os dois grupos se distinguiam de forma etária, tempo fora da escola e sexo de forma que o grupo formado principalmente por homens, com idade  acima de 30 anos,  ausentes da escola há mais de 5 anos, mostraram um nível médio de dificuldade igual a 2,6 (em uma escala de 0 a 10) e outro grupo formado principalmente de mulheres, com idade abaixo de 30 anos e ausentes da escola há menos de 5 anos, mostrando um nível médio de dificuldade igual a 4,0.\r\n
      Acreditamos que a utilização de uma prática pedagógica onde estes indivíduos possam ser mesclados e trabalhando-se na forma de grupos de estudo possamos ter melhores resultados na produção do conhecimento.
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Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

Utilizando alguns descritores do SAEB para o Ensino Fundamental, analisou-se uma turma de Jovens e Adultos utilizando um exercício sobre o Método Científico. De acordo com os níveis de dificuldades apontados pelos próprios alunos, ordenou-se os dados que apontavam para a formação de dois grupos distintos de alunos descobrindo-se uma heterogeneidade na turma que propiciou um melhor aproveitamento das condições cognitivas. Os dois grupos se distinguiam de forma etária, tempo fora da escola e sexo de forma que o grupo formado principalmente por homens, com idade acima de 30 anos, ausentes da escola há mais de 5 anos, mostraram um nível médio de dificuldade igual a 2,6 (em uma escala de 0 a 10) e outro grupo formado principalmente de mulheres, com idade abaixo de 30 anos e ausentes da escola há menos de 5 anos, mostrando um nível médio de dificuldade igual a 4,0. Acreditamos que a utilização de uma prática pedagógica onde estes indivíduos possam ser mesclados e trabalhando-se na forma de grupos de estudo possamos ter melhores resultados na produção do conhecimento.

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