Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A TOMADA DE DECISÃO NOS JOGOS DIGITAIS ADAPTADOS PARA ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA VISUAL

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Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

Esta investigação teve como objetivo o estudo dos jogos digitais adaptados para estudantes com deficiência visual. Dentro da infinidade de tipos de jogos que encontramos, o jogo digital é o que mais ascendeu nos últimos anos, principalmente entre os jovens. Hoje vários jogos digitais foram adaptados e novos jogos digitais adaptados foram criados para que a pessoa com deficiência visual possa utilizar essa ferramenta lúdica. Os principais aportes teóricos foram: Borges (2009), Huizinga (1938/2014), Lent (2004), Matlin (2004) e Ramos (2013). A pesquisa consistiu no estudo da interação entre o estudante com deficiência visual e os jogos digitais adaptados presentes no sistema Dosvox e no programa Jogavox. Os participantes da pesquisa foram seis alunos com deficiência visual do terceiro ano do Ensino Médio da rede pública de ensino do Distrito Federal. Três dos estudantes tinham baixa-visão e três tinham cegueira total. Como instrumentos de pesquisa utilizamos a entrevista semiestruturada, o diário de bordo e gravações da tela do computador e dos rostos dos participantes da pesquisa com o software Camtasia Studio. As informações coletadas foram agrupadas e organizadas em categorias. A habilidade cognitiva: tomada de decisão foi evidenciada na fala dos estudantes. Com base nas informações levantadas no estudo foi possível identificar que os jogos digitais adaptados podem desenvolver tal habilidade cognitiva.

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