Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A PRÁTICA DA VIOLÊNCIA HOMOFÓBICA ENTRE OS ALUNOS DE UMA ESCOLA PÚBLICA

Palavra-chaves: VIOLÊNCIA, HOMOFOBIA, PRECONCEITO, EDUCAÇÃO Comunicação Oral (CO) GT 07 - Gênero, Sexualidade e Educação
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 35535
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 306
    "inscrito_id" => 4556
    "titulo" => "A PRÁTICA DA VIOLÊNCIA HOMOFÓBICA ENTRE OS ALUNOS DE UMA ESCOLA PÚBLICA"
    "resumo" => "Esta investigação científica tem como tema de pesquisa: A prática da Violência homofóbica entre os alunos de uma Escola Pública, com o objetivo Estudar a violência homofóbica, suas causas e consequências na vida dos atores envolvidos, na escola Sônia Henriques Barretos- Laranjal Do Jari-ap. Porque esses problemas afetam o contexto escolar em diversos aspectos, tais como: as relações interpessoais em salas de aula, nas famílias e no seio social, que prejudica o processo de ensino e aprendizagem, socialização, aceso a cultura e formação do cidadão (a).  Por isso precisamos de uma escola comprometida com a cultura da paz, que enfrente os desafios de nossa época, trabalhando as questões que atravessam a sociedade contemporânea. Nessa perspectiva o nosso cenário escolar precisa ser analisado levando em consideração os indicativos de problemas e a necessidade de transformação educacional. Haja vista, que os instrumentos que vem sendo utilizados como regulação social e repressão em forma de punição escolar sem uma conscientização e orientação adequadas se mostraram pouco efetivos e inconsistentes pedagogicamente. Para o desenvolvimento deste projeto, inicialmente foi feita uma revisão bibliográfica para entender teorias que abordassem sobre a temática em questão. A bibliografia estudada serviu de instrumento para que entendêssemos os motivos que levam aos casos de violência homofóbica e as consequências para as vítimas. A Metodologia de pesquisa foi através de pesquisa participante onde os pesquisadores observaram cotidianamente o ambiente escolar, através de pesquisa nos livros de registro da escola, relatórios e entrevista com os alunos vítimas e agressores da violência homofóbica. Dado o exposto, entende-se que o fenômeno da violência é amplo, histórico, cultural, complexo e envolve várias dimensões, dentre elas, a violência homofóbica, praticada contra pessoas que não se enquadram no modelo social padrão de sexualidade, a heterossexualidade. Desta forma, qualquer ser humano que não se enquadra no “jeito” aceitável de ser “homem” e “mulher”, tende a sofrer a violência homofóbica."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 07 - Gênero, Sexualidade e Educação"
    "palavra_chave" => "VIOLÊNCIA, HOMOFOBIA, PRECONCEITO, EDUCAÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA7_ID4556_28072017105257.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:20"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:02"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ERONILSON MENDES DE SOUSA"
    "autor_nome_curto" => "ERONILSON SOUSA"
    "autor_email" => "ero.sousa@yahoo.com.br"
    "autor_ies" => "0000"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 35535
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 306
    "inscrito_id" => 4556
    "titulo" => "A PRÁTICA DA VIOLÊNCIA HOMOFÓBICA ENTRE OS ALUNOS DE UMA ESCOLA PÚBLICA"
    "resumo" => "Esta investigação científica tem como tema de pesquisa: A prática da Violência homofóbica entre os alunos de uma Escola Pública, com o objetivo Estudar a violência homofóbica, suas causas e consequências na vida dos atores envolvidos, na escola Sônia Henriques Barretos- Laranjal Do Jari-ap. Porque esses problemas afetam o contexto escolar em diversos aspectos, tais como: as relações interpessoais em salas de aula, nas famílias e no seio social, que prejudica o processo de ensino e aprendizagem, socialização, aceso a cultura e formação do cidadão (a).  Por isso precisamos de uma escola comprometida com a cultura da paz, que enfrente os desafios de nossa época, trabalhando as questões que atravessam a sociedade contemporânea. Nessa perspectiva o nosso cenário escolar precisa ser analisado levando em consideração os indicativos de problemas e a necessidade de transformação educacional. Haja vista, que os instrumentos que vem sendo utilizados como regulação social e repressão em forma de punição escolar sem uma conscientização e orientação adequadas se mostraram pouco efetivos e inconsistentes pedagogicamente. Para o desenvolvimento deste projeto, inicialmente foi feita uma revisão bibliográfica para entender teorias que abordassem sobre a temática em questão. A bibliografia estudada serviu de instrumento para que entendêssemos os motivos que levam aos casos de violência homofóbica e as consequências para as vítimas. A Metodologia de pesquisa foi através de pesquisa participante onde os pesquisadores observaram cotidianamente o ambiente escolar, através de pesquisa nos livros de registro da escola, relatórios e entrevista com os alunos vítimas e agressores da violência homofóbica. Dado o exposto, entende-se que o fenômeno da violência é amplo, histórico, cultural, complexo e envolve várias dimensões, dentre elas, a violência homofóbica, praticada contra pessoas que não se enquadram no modelo social padrão de sexualidade, a heterossexualidade. Desta forma, qualquer ser humano que não se enquadra no “jeito” aceitável de ser “homem” e “mulher”, tende a sofrer a violência homofóbica."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 07 - Gênero, Sexualidade e Educação"
    "palavra_chave" => "VIOLÊNCIA, HOMOFOBIA, PRECONCEITO, EDUCAÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA7_ID4556_28072017105257.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:20"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:02"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ERONILSON MENDES DE SOUSA"
    "autor_nome_curto" => "ERONILSON SOUSA"
    "autor_email" => "ero.sousa@yahoo.com.br"
    "autor_ies" => "0000"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

Esta investigação científica tem como tema de pesquisa: A prática da Violência homofóbica entre os alunos de uma Escola Pública, com o objetivo Estudar a violência homofóbica, suas causas e consequências na vida dos atores envolvidos, na escola Sônia Henriques Barretos- Laranjal Do Jari-ap. Porque esses problemas afetam o contexto escolar em diversos aspectos, tais como: as relações interpessoais em salas de aula, nas famílias e no seio social, que prejudica o processo de ensino e aprendizagem, socialização, aceso a cultura e formação do cidadão (a). Por isso precisamos de uma escola comprometida com a cultura da paz, que enfrente os desafios de nossa época, trabalhando as questões que atravessam a sociedade contemporânea. Nessa perspectiva o nosso cenário escolar precisa ser analisado levando em consideração os indicativos de problemas e a necessidade de transformação educacional. Haja vista, que os instrumentos que vem sendo utilizados como regulação social e repressão em forma de punição escolar sem uma conscientização e orientação adequadas se mostraram pouco efetivos e inconsistentes pedagogicamente. Para o desenvolvimento deste projeto, inicialmente foi feita uma revisão bibliográfica para entender teorias que abordassem sobre a temática em questão. A bibliografia estudada serviu de instrumento para que entendêssemos os motivos que levam aos casos de violência homofóbica e as consequências para as vítimas. A Metodologia de pesquisa foi através de pesquisa participante onde os pesquisadores observaram cotidianamente o ambiente escolar, através de pesquisa nos livros de registro da escola, relatórios e entrevista com os alunos vítimas e agressores da violência homofóbica. Dado o exposto, entende-se que o fenômeno da violência é amplo, histórico, cultural, complexo e envolve várias dimensões, dentre elas, a violência homofóbica, praticada contra pessoas que não se enquadram no modelo social padrão de sexualidade, a heterossexualidade. Desta forma, qualquer ser humano que não se enquadra no “jeito” aceitável de ser “homem” e “mulher”, tende a sofrer a violência homofóbica.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.