Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A IMPORTANTE RELAÇÃO EDUCACIONAL ENTRE UNIVERSIDADE E ESCOLA: UM ASPECTO INTEGRADOR SOBRE O ENSINO DE BOTÂNICA PARA ALUNOS DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE JOÃO PESSOA, PB.

Palavra-chaves: AULAS PRÁTICAS DE BOTÂNICA, UNIVERSIDADE NA ESCOLA, ESCOLA NA UNIVERSIDADE, EXTENSÃO Pôster (PO) GT 16 – Ensino de Ciências
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 35378
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 4397
    "inscrito_id" => 8587
    "titulo" => """
      A IMPORTANTE RELAÇÃO EDUCACIONAL ENTRE UNIVERSIDADE E\r\n
      ESCOLA: UM ASPECTO INTEGRADOR SOBRE O ENSINO DE\r\n
      BOTÂNICA PARA ALUNOS DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE JOÃO\r\n
      PESSOA, PB.
      """
    "resumo" => """
      Este trabalho objetivou desenvolver aulas práticas dos conteúdos de Botânica na escola pública João Roberto Borges de Souza, localizada no bairro de Mangabeira, em João Pessoa - PB, para então convidar os referidos estudantes e a professora da escola para visitar os espaços da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), proporcionando aos mesmo, o contato com o ambiente científico, equipamentos e materiais biológicos da coleção didática de botânica, além da interação com os graduandos do curso de Ciências Biológicas. Ao todo foram duas turmas da 2ª série E.M, totalizando 38 presentes na escola e 28 presentes na Universidade. Os procedimentos seguiram os conteúdos já programados para as turmas. A visita dos participantes da equipe na Escola ocorreu em agosto e a visita dos estudantes e professora à UFPB ocorreu em setembro de 2017. Na Universidade, os estudantes conheceram e fizeram aulas práticas de observação em equipamentos como microscópio e lupas no Laboratório Didático de Botânica, conheceram as dependências da casa de vegetação onde são realizados trabalhos de cultivos de diversas hortaliças, como também o Jardim de plantas ornamentais da prefeitura universitária. Em ambas as visitas, após as intervenções (aulas práticas sobre Fungos, Algas e Plantas) ocorreram aplicações de questionário acerca dos grupos de organismos abordados, se os estudantes conheciam e/ou gostariam de conhecer os espaços da Universidade, bem como a opinião dos mesmos sobre as atividades do referido trabalho. A análise dos questionários demonstrou que a maioria dos estudantes conhecia a Universidade, mas não tiveram nenhum contato educacional no Campus (57,9%). Sobre o conhecimento do conteúdo de Botânica apresentado nas intervenções, observou-se que a maioria sabia poucas informações antes da aula realizada na UFPB (71%), mas que após as atividades práticas e visitações feitas, os alunos demonstraram ter aprendido mais e com riqueza de detalhes (78,6%), o que demonstra a importância de se fazer aulas práticas e de campo sobre o conteúdo ministrado. Sobre os espaços da Universidade, todos os alunos (100%), gostaram e gostariam de fazer mais visitas, assim ampliariam os seus conhecimentos, segundo várias respostas. Dentre os locais visitados, a maioria (64,3%) teve preferência pelo Laboratório Didático de Botânica, em virtude da visualização de estruturas no microscópio e lupas. Além dos graduandos da equipe, outros estudantes do curso participaram como voluntários na recepção aos visitantes da escola nos espaços da UFPB. Assim, os resultados obtidos foram satisfatórios, com comunicação positiva levando à uma melhoria no ensino e aprendizagem de todos os participantes envolvidos. Demonstrando ainda o quanto é relevante a Universidade ir à escola como também a escola vir até a Universidade, parcerias importantes para todos no presente e no futuro.\r\n
      \r\n
      Palavras-Chave: Aulas Práticas de Botânica; Universidade na Escola; Escola na Universidade; Extensão.
      """
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "AULAS PRÁTICAS DE BOTÂNICA, UNIVERSIDADE NA ESCOLA, ESCOLA NA UNIVERSIDADE, EXTENSÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA16_ID8587_16102017212459.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:20"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:01"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MILLA NUNES DE SOUSA"
    "autor_nome_curto" => "MILLA SOUSA"
    "autor_email" => "millanunes8@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 35378
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 4397
    "inscrito_id" => 8587
    "titulo" => """
      A IMPORTANTE RELAÇÃO EDUCACIONAL ENTRE UNIVERSIDADE E\r\n
      ESCOLA: UM ASPECTO INTEGRADOR SOBRE O ENSINO DE\r\n
      BOTÂNICA PARA ALUNOS DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE JOÃO\r\n
      PESSOA, PB.
      """
    "resumo" => """
      Este trabalho objetivou desenvolver aulas práticas dos conteúdos de Botânica na escola pública João Roberto Borges de Souza, localizada no bairro de Mangabeira, em João Pessoa - PB, para então convidar os referidos estudantes e a professora da escola para visitar os espaços da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), proporcionando aos mesmo, o contato com o ambiente científico, equipamentos e materiais biológicos da coleção didática de botânica, além da interação com os graduandos do curso de Ciências Biológicas. Ao todo foram duas turmas da 2ª série E.M, totalizando 38 presentes na escola e 28 presentes na Universidade. Os procedimentos seguiram os conteúdos já programados para as turmas. A visita dos participantes da equipe na Escola ocorreu em agosto e a visita dos estudantes e professora à UFPB ocorreu em setembro de 2017. Na Universidade, os estudantes conheceram e fizeram aulas práticas de observação em equipamentos como microscópio e lupas no Laboratório Didático de Botânica, conheceram as dependências da casa de vegetação onde são realizados trabalhos de cultivos de diversas hortaliças, como também o Jardim de plantas ornamentais da prefeitura universitária. Em ambas as visitas, após as intervenções (aulas práticas sobre Fungos, Algas e Plantas) ocorreram aplicações de questionário acerca dos grupos de organismos abordados, se os estudantes conheciam e/ou gostariam de conhecer os espaços da Universidade, bem como a opinião dos mesmos sobre as atividades do referido trabalho. A análise dos questionários demonstrou que a maioria dos estudantes conhecia a Universidade, mas não tiveram nenhum contato educacional no Campus (57,9%). Sobre o conhecimento do conteúdo de Botânica apresentado nas intervenções, observou-se que a maioria sabia poucas informações antes da aula realizada na UFPB (71%), mas que após as atividades práticas e visitações feitas, os alunos demonstraram ter aprendido mais e com riqueza de detalhes (78,6%), o que demonstra a importância de se fazer aulas práticas e de campo sobre o conteúdo ministrado. Sobre os espaços da Universidade, todos os alunos (100%), gostaram e gostariam de fazer mais visitas, assim ampliariam os seus conhecimentos, segundo várias respostas. Dentre os locais visitados, a maioria (64,3%) teve preferência pelo Laboratório Didático de Botânica, em virtude da visualização de estruturas no microscópio e lupas. Além dos graduandos da equipe, outros estudantes do curso participaram como voluntários na recepção aos visitantes da escola nos espaços da UFPB. Assim, os resultados obtidos foram satisfatórios, com comunicação positiva levando à uma melhoria no ensino e aprendizagem de todos os participantes envolvidos. Demonstrando ainda o quanto é relevante a Universidade ir à escola como também a escola vir até a Universidade, parcerias importantes para todos no presente e no futuro.\r\n
      \r\n
      Palavras-Chave: Aulas Práticas de Botânica; Universidade na Escola; Escola na Universidade; Extensão.
      """
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "AULAS PRÁTICAS DE BOTÂNICA, UNIVERSIDADE NA ESCOLA, ESCOLA NA UNIVERSIDADE, EXTENSÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA16_ID8587_16102017212459.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:20"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:01"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MILLA NUNES DE SOUSA"
    "autor_nome_curto" => "MILLA SOUSA"
    "autor_email" => "millanunes8@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

Este trabalho objetivou desenvolver aulas práticas dos conteúdos de Botânica na escola pública João Roberto Borges de Souza, localizada no bairro de Mangabeira, em João Pessoa - PB, para então convidar os referidos estudantes e a professora da escola para visitar os espaços da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), proporcionando aos mesmo, o contato com o ambiente científico, equipamentos e materiais biológicos da coleção didática de botânica, além da interação com os graduandos do curso de Ciências Biológicas. Ao todo foram duas turmas da 2ª série E.M, totalizando 38 presentes na escola e 28 presentes na Universidade. Os procedimentos seguiram os conteúdos já programados para as turmas. A visita dos participantes da equipe na Escola ocorreu em agosto e a visita dos estudantes e professora à UFPB ocorreu em setembro de 2017. Na Universidade, os estudantes conheceram e fizeram aulas práticas de observação em equipamentos como microscópio e lupas no Laboratório Didático de Botânica, conheceram as dependências da casa de vegetação onde são realizados trabalhos de cultivos de diversas hortaliças, como também o Jardim de plantas ornamentais da prefeitura universitária. Em ambas as visitas, após as intervenções (aulas práticas sobre Fungos, Algas e Plantas) ocorreram aplicações de questionário acerca dos grupos de organismos abordados, se os estudantes conheciam e/ou gostariam de conhecer os espaços da Universidade, bem como a opinião dos mesmos sobre as atividades do referido trabalho. A análise dos questionários demonstrou que a maioria dos estudantes conhecia a Universidade, mas não tiveram nenhum contato educacional no Campus (57,9%). Sobre o conhecimento do conteúdo de Botânica apresentado nas intervenções, observou-se que a maioria sabia poucas informações antes da aula realizada na UFPB (71%), mas que após as atividades práticas e visitações feitas, os alunos demonstraram ter aprendido mais e com riqueza de detalhes (78,6%), o que demonstra a importância de se fazer aulas práticas e de campo sobre o conteúdo ministrado. Sobre os espaços da Universidade, todos os alunos (100%), gostaram e gostariam de fazer mais visitas, assim ampliariam os seus conhecimentos, segundo várias respostas. Dentre os locais visitados, a maioria (64,3%) teve preferência pelo Laboratório Didático de Botânica, em virtude da visualização de estruturas no microscópio e lupas. Além dos graduandos da equipe, outros estudantes do curso participaram como voluntários na recepção aos visitantes da escola nos espaços da UFPB. Assim, os resultados obtidos foram satisfatórios, com comunicação positiva levando à uma melhoria no ensino e aprendizagem de todos os participantes envolvidos. Demonstrando ainda o quanto é relevante a Universidade ir à escola como também a escola vir até a Universidade, parcerias importantes para todos no presente e no futuro. Palavras-Chave: Aulas Práticas de Botânica; Universidade na Escola; Escola na Universidade; Extensão.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.