Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A IMPORTÂNCIA DA PRÁTICA DE LEITURA NO ÂMBITO EDUCACIONAL

Palavra-chaves: LEITURA, INCENTIVO Á LEITURA, EDUCAÇÃO, LEITURA NA ESCOLA Pôster (PO) GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 35309
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 1293
    "inscrito_id" => 2990
    "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DA PRÁTICA DE LEITURA NO ÂMBITO EDUCACIONAL"
    "resumo" => """
      O conceito de leitura, de acordo com Gonçalves (2013) “está geralmente restrito a interpretação da escrita.” A atividade de leitura não corresponde a uma simples interpretação de símbolos, mas significa, de fato, interpretar e compreender o que se lê. Sendo assim a leitura precisa permitir que o leitor consiga compreender o sentido do texto, sem precisa fazer uso de decifração de signos linguísticos e da semântica dos mesmos. Assim o aluno passa a ser considerado leitor quando compreende o que lê. Ler é antes de qualquer coisa compreender, por isso não basta interpretar signos, é necessário transforma e ser transformado.\r\n
      A prática de leitura é uma atividade extremamente importante e na vida de qualquer ser humano principalmente dos alunos do ensino médio, pois a partir dela o aluno começa a compreender a realidade que está devidamente inserido, e garante um maior suporte para o estudo de novas áreas de conhecimento, garantindo também melhor desenvolvimento na interpretação dos textos presentes no ENEM e demais vestibulares. No âmbito educacional, o desenvolvimento da leitura ocorre de acordo com todas as estratégias usadas pelos professores em todo o processo educativo, desde as séries iniciais até o ensino médio.  \r\n
      Sabendo que a leitura é importante, propõe-se um continuo incentivo por parte não só da escola, mas também da família. Nesse sentido sabemos que é dever da escola, proporcionar aos alunos momentos que possam despertar neles o gosto pela leitura, estimulando a escolha individual e proporcionando experiências variadas, individualmente e em grupos. A biblioteca é o lugar mais viável para se testar livros, onde os alunos podem experimentar por experiência própria qual o gênero que se ajusta mais a sua personalidade. O aluno consegue perceber que a leitura é o instrumento chave na formação de sua identidade e autonomia quando desenvolve esse hábito. \r\n
       De modo geral, a prática da leitura busca instruir a vida das pessoas que lê, pois através desse ato, se desenvolve o senso crítico, surgem ideias novas e multiplica-se além do conhecimento, o prazer pela leitura.
      """
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => "LEITURA, INCENTIVO Á LEITURA, EDUCAÇÃO, LEITURA NA ESCOLA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA8_ID2990_10092017092004.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:20"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:00"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CASSIA MARQUIANE DA SILVA RODRIGUES"
    "autor_nome_curto" => "CASSIA"
    "autor_email" => "cassiamarquiane16@hotmail"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO (UEMA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 35309
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 1293
    "inscrito_id" => 2990
    "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DA PRÁTICA DE LEITURA NO ÂMBITO EDUCACIONAL"
    "resumo" => """
      O conceito de leitura, de acordo com Gonçalves (2013) “está geralmente restrito a interpretação da escrita.” A atividade de leitura não corresponde a uma simples interpretação de símbolos, mas significa, de fato, interpretar e compreender o que se lê. Sendo assim a leitura precisa permitir que o leitor consiga compreender o sentido do texto, sem precisa fazer uso de decifração de signos linguísticos e da semântica dos mesmos. Assim o aluno passa a ser considerado leitor quando compreende o que lê. Ler é antes de qualquer coisa compreender, por isso não basta interpretar signos, é necessário transforma e ser transformado.\r\n
      A prática de leitura é uma atividade extremamente importante e na vida de qualquer ser humano principalmente dos alunos do ensino médio, pois a partir dela o aluno começa a compreender a realidade que está devidamente inserido, e garante um maior suporte para o estudo de novas áreas de conhecimento, garantindo também melhor desenvolvimento na interpretação dos textos presentes no ENEM e demais vestibulares. No âmbito educacional, o desenvolvimento da leitura ocorre de acordo com todas as estratégias usadas pelos professores em todo o processo educativo, desde as séries iniciais até o ensino médio.  \r\n
      Sabendo que a leitura é importante, propõe-se um continuo incentivo por parte não só da escola, mas também da família. Nesse sentido sabemos que é dever da escola, proporcionar aos alunos momentos que possam despertar neles o gosto pela leitura, estimulando a escolha individual e proporcionando experiências variadas, individualmente e em grupos. A biblioteca é o lugar mais viável para se testar livros, onde os alunos podem experimentar por experiência própria qual o gênero que se ajusta mais a sua personalidade. O aluno consegue perceber que a leitura é o instrumento chave na formação de sua identidade e autonomia quando desenvolve esse hábito. \r\n
       De modo geral, a prática da leitura busca instruir a vida das pessoas que lê, pois através desse ato, se desenvolve o senso crítico, surgem ideias novas e multiplica-se além do conhecimento, o prazer pela leitura.
      """
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => "LEITURA, INCENTIVO Á LEITURA, EDUCAÇÃO, LEITURA NA ESCOLA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD4_SA8_ID2990_10092017092004.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:20"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:00"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CASSIA MARQUIANE DA SILVA RODRIGUES"
    "autor_nome_curto" => "CASSIA"
    "autor_email" => "cassiamarquiane16@hotmail"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO (UEMA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

O conceito de leitura, de acordo com Gonçalves (2013) “está geralmente restrito a interpretação da escrita.” A atividade de leitura não corresponde a uma simples interpretação de símbolos, mas significa, de fato, interpretar e compreender o que se lê. Sendo assim a leitura precisa permitir que o leitor consiga compreender o sentido do texto, sem precisa fazer uso de decifração de signos linguísticos e da semântica dos mesmos. Assim o aluno passa a ser considerado leitor quando compreende o que lê. Ler é antes de qualquer coisa compreender, por isso não basta interpretar signos, é necessário transforma e ser transformado. A prática de leitura é uma atividade extremamente importante e na vida de qualquer ser humano principalmente dos alunos do ensino médio, pois a partir dela o aluno começa a compreender a realidade que está devidamente inserido, e garante um maior suporte para o estudo de novas áreas de conhecimento, garantindo também melhor desenvolvimento na interpretação dos textos presentes no ENEM e demais vestibulares. No âmbito educacional, o desenvolvimento da leitura ocorre de acordo com todas as estratégias usadas pelos professores em todo o processo educativo, desde as séries iniciais até o ensino médio. Sabendo que a leitura é importante, propõe-se um continuo incentivo por parte não só da escola, mas também da família. Nesse sentido sabemos que é dever da escola, proporcionar aos alunos momentos que possam despertar neles o gosto pela leitura, estimulando a escolha individual e proporcionando experiências variadas, individualmente e em grupos. A biblioteca é o lugar mais viável para se testar livros, onde os alunos podem experimentar por experiência própria qual o gênero que se ajusta mais a sua personalidade. O aluno consegue perceber que a leitura é o instrumento chave na formação de sua identidade e autonomia quando desenvolve esse hábito. De modo geral, a prática da leitura busca instruir a vida das pessoas que lê, pois através desse ato, se desenvolve o senso crítico, surgem ideias novas e multiplica-se além do conhecimento, o prazer pela leitura.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.