Artigo Anais V FIPED

ANAIS de Evento

ISSN: 2316-1086

HISTÓRIA, CULTURA AFRO-BRASILEIRA E CURRÍCULO NO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: ALGUMAS REFLEXÕES

Palavra-chaves: CULTURA AFRO-BRASILEIRA, HISTÓRIA, LIVRO DIDÁTICO Comunicação Oral(CO) GT 23 - EDUCAÇÃO, GÊNERO E RELAÇÕES ETNICORRACIAIS
"2013-06-26 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 3519
    "edicao_id" => 12
    "trabalho_id" => 123
    "inscrito_id" => 127
    "titulo" => "HISTÓRIA, CULTURA AFRO-BRASILEIRA E CURRÍCULO NO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: ALGUMAS REFLEXÕES"
    "resumo" => "O presente artigo pretende refletir acerca da construção da imagem dos povos africanos e afro-brasileiros através dos livros didáticos, bem como o cumprimento da lei 9394/96 em seu artigo 26-A incisos 1º e 2º, por via de uma pesquisa documental que investigou livros didáticos de história do 6º ano do ensino fundamental em duas escolas no município de Vitória da Conquista. No intuito de entender como o currículo nos livros didáticos tem colaborado para o cumprimento da lei 10.639 de 2003 que incluiu o ensino da cultura africana e afro-brasileira. Bem como pelo que determina as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana do ano de 2004. Contudo, conclui-se a pesquisa deixando uma reflexão no que concernem as práticas racistas no Brasil e o papel dos livros didáticos no ensino escolar em face desta realidade."
    "modalidade" => "Comunicação Oral(CO)"
    "area_tematica" => "GT 23 - EDUCAÇÃO, GÊNERO E RELAÇÕES ETNICORRACIAIS"
    "palavra_chave" => "CULTURA AFRO-BRASILEIRA, HISTÓRIA, LIVRO DIDÁTICO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Trabalho_Comunicacao_oral_idinscrito_127_e6bd165adaff5d90fb5d8890834b3a88.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:49"
    "updated_at" => "2020-06-22 12:41:28"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANDIRANA OLIVEIRA LIMA"
    "autor_nome_curto" => "ANDIRANA"
    "autor_email" => "andiolima@gmail.com"
    "autor_ies" => "UESB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-fiped"
    "edicao_nome" => "Anais V FIPED"
    "edicao_evento" => "V Fórum Internacional de Pedagogia"
    "edicao_ano" => 2013
    "edicao_pasta" => "anais/fiped/2013"
    "edicao_logo" => "5e49af3f279a5_16022020180815.jpg"
    "edicao_capa" => "5f186e4232e3f_22072020135010.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2013-06-26 00:00:00"
    "publicacao_id" => 1
    "publicacao_nome" => "Revista FIPED"
    "publicacao_codigo" => "2316-1086"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 3519
    "edicao_id" => 12
    "trabalho_id" => 123
    "inscrito_id" => 127
    "titulo" => "HISTÓRIA, CULTURA AFRO-BRASILEIRA E CURRÍCULO NO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: ALGUMAS REFLEXÕES"
    "resumo" => "O presente artigo pretende refletir acerca da construção da imagem dos povos africanos e afro-brasileiros através dos livros didáticos, bem como o cumprimento da lei 9394/96 em seu artigo 26-A incisos 1º e 2º, por via de uma pesquisa documental que investigou livros didáticos de história do 6º ano do ensino fundamental em duas escolas no município de Vitória da Conquista. No intuito de entender como o currículo nos livros didáticos tem colaborado para o cumprimento da lei 10.639 de 2003 que incluiu o ensino da cultura africana e afro-brasileira. Bem como pelo que determina as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana do ano de 2004. Contudo, conclui-se a pesquisa deixando uma reflexão no que concernem as práticas racistas no Brasil e o papel dos livros didáticos no ensino escolar em face desta realidade."
    "modalidade" => "Comunicação Oral(CO)"
    "area_tematica" => "GT 23 - EDUCAÇÃO, GÊNERO E RELAÇÕES ETNICORRACIAIS"
    "palavra_chave" => "CULTURA AFRO-BRASILEIRA, HISTÓRIA, LIVRO DIDÁTICO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Trabalho_Comunicacao_oral_idinscrito_127_e6bd165adaff5d90fb5d8890834b3a88.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:49"
    "updated_at" => "2020-06-22 12:41:28"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANDIRANA OLIVEIRA LIMA"
    "autor_nome_curto" => "ANDIRANA"
    "autor_email" => "andiolima@gmail.com"
    "autor_ies" => "UESB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-fiped"
    "edicao_nome" => "Anais V FIPED"
    "edicao_evento" => "V Fórum Internacional de Pedagogia"
    "edicao_ano" => 2013
    "edicao_pasta" => "anais/fiped/2013"
    "edicao_logo" => "5e49af3f279a5_16022020180815.jpg"
    "edicao_capa" => "5f186e4232e3f_22072020135010.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2013-06-26 00:00:00"
    "publicacao_id" => 1
    "publicacao_nome" => "Revista FIPED"
    "publicacao_codigo" => "2316-1086"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 26 de junho de 2013

Resumo

O presente artigo pretende refletir acerca da construção da imagem dos povos africanos e afro-brasileiros através dos livros didáticos, bem como o cumprimento da lei 9394/96 em seu artigo 26-A incisos 1º e 2º, por via de uma pesquisa documental que investigou livros didáticos de história do 6º ano do ensino fundamental em duas escolas no município de Vitória da Conquista. No intuito de entender como o currículo nos livros didáticos tem colaborado para o cumprimento da lei 10.639 de 2003 que incluiu o ensino da cultura africana e afro-brasileira. Bem como pelo que determina as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana do ano de 2004. Contudo, conclui-se a pesquisa deixando uma reflexão no que concernem as práticas racistas no Brasil e o papel dos livros didáticos no ensino escolar em face desta realidade.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.