Artigo Anais IV FIPED

ANAIS de Evento

ISSN: 2316-1086

AS CONCEPÇÕES DA AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM: PROBLEMAS E SOLUÇÕES

Palavra-chaves: Avaliação, Construção, Aprendizagem Comunicação Oral 04 - AVALIAÇÃO E PRÁTICAS ESCOLARES
"2012-06-27 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 351
    "edicao_id" => 1
    "trabalho_id" => 139
    "inscrito_id" => 1697
    "titulo" => "AS CONCEPÇÕES DA AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM: PROBLEMAS E SOLUÇÕES"
    "resumo" => "Este artigo busca refletir acercar das práticas avaliativas dos professores dentro da sala de aula e as visões dos autores com relação ao processo de avaliação. Antes de abordarmos os conceitos de avaliação, precisamos compreender o seu processo histórico desde as suas primeiras práticas nas comunidades tribais até as concepções construídas na modernidade que ainda são utilizados nos dias de hoje. Os problemas da avaliação estão relacionados à concepção de ensino e aprendizagem, aplicadas na escola que muitas vezes reduz o processo avaliativo à aplicação de provas e testes no final de meses, bimestres ou semestres. Uma das soluções alternativas para este problema seria trabalhar avaliação em seu caráter diagnóstico onde professor e alunos atuam endereçando à ação de avaliar a um processo amoroso e inclusivo e não punitivo e excludente, sendo necessário diversificar a prática avaliativa. A metodologia utilizada no artigo se deu por base de um estudo de caso análise das avaliações aplicadas na turma do 3° ano do ensino fundamental da escola da rede municipal da cidade de Parnaíba. Espera-se que com esse trabalho, os professores aprimorem sua prática avaliativa."
    "modalidade" => "Comunicação Oral"
    "area_tematica" => "04 - AVALIAÇÃO E PRÁTICAS ESCOLARES"
    "palavra_chave" => "Avaliação, Construção, Aprendizagem"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "673271cc47c1a4e77f57e239ed4d28a7.docx_"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:45"
    "updated_at" => "2020-06-03 16:28:25"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LAURA LÍVIA ALVES DE MELO E SILVA"
    "autor_nome_curto" => "LAURA LÍVIA"
    "autor_email" => "lauralmelo@hotmail.com"
    "autor_ies" => "COLÉGIO LOGOS"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-fiped"
    "edicao_nome" => "Anais IV FIPED"
    "edicao_evento" => "IV Fórum Internacional de Pedagogia"
    "edicao_ano" => 2012
    "edicao_pasta" => "anais/fiped/2012"
    "edicao_logo" => "5e49b0285223f_16022020181208.png"
    "edicao_capa" => "5f186e90e63e5_22072020135128.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2012-06-27 00:00:00"
    "publicacao_id" => 1
    "publicacao_nome" => "Revista FIPED"
    "publicacao_codigo" => "2316-1086"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 351
    "edicao_id" => 1
    "trabalho_id" => 139
    "inscrito_id" => 1697
    "titulo" => "AS CONCEPÇÕES DA AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM: PROBLEMAS E SOLUÇÕES"
    "resumo" => "Este artigo busca refletir acercar das práticas avaliativas dos professores dentro da sala de aula e as visões dos autores com relação ao processo de avaliação. Antes de abordarmos os conceitos de avaliação, precisamos compreender o seu processo histórico desde as suas primeiras práticas nas comunidades tribais até as concepções construídas na modernidade que ainda são utilizados nos dias de hoje. Os problemas da avaliação estão relacionados à concepção de ensino e aprendizagem, aplicadas na escola que muitas vezes reduz o processo avaliativo à aplicação de provas e testes no final de meses, bimestres ou semestres. Uma das soluções alternativas para este problema seria trabalhar avaliação em seu caráter diagnóstico onde professor e alunos atuam endereçando à ação de avaliar a um processo amoroso e inclusivo e não punitivo e excludente, sendo necessário diversificar a prática avaliativa. A metodologia utilizada no artigo se deu por base de um estudo de caso análise das avaliações aplicadas na turma do 3° ano do ensino fundamental da escola da rede municipal da cidade de Parnaíba. Espera-se que com esse trabalho, os professores aprimorem sua prática avaliativa."
    "modalidade" => "Comunicação Oral"
    "area_tematica" => "04 - AVALIAÇÃO E PRÁTICAS ESCOLARES"
    "palavra_chave" => "Avaliação, Construção, Aprendizagem"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "673271cc47c1a4e77f57e239ed4d28a7.docx_"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:45"
    "updated_at" => "2020-06-03 16:28:25"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LAURA LÍVIA ALVES DE MELO E SILVA"
    "autor_nome_curto" => "LAURA LÍVIA"
    "autor_email" => "lauralmelo@hotmail.com"
    "autor_ies" => "COLÉGIO LOGOS"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-fiped"
    "edicao_nome" => "Anais IV FIPED"
    "edicao_evento" => "IV Fórum Internacional de Pedagogia"
    "edicao_ano" => 2012
    "edicao_pasta" => "anais/fiped/2012"
    "edicao_logo" => "5e49b0285223f_16022020181208.png"
    "edicao_capa" => "5f186e90e63e5_22072020135128.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2012-06-27 00:00:00"
    "publicacao_id" => 1
    "publicacao_nome" => "Revista FIPED"
    "publicacao_codigo" => "2316-1086"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 27 de junho de 2012

Resumo

Este artigo busca refletir acercar das práticas avaliativas dos professores dentro da sala de aula e as visões dos autores com relação ao processo de avaliação. Antes de abordarmos os conceitos de avaliação, precisamos compreender o seu processo histórico desde as suas primeiras práticas nas comunidades tribais até as concepções construídas na modernidade que ainda são utilizados nos dias de hoje. Os problemas da avaliação estão relacionados à concepção de ensino e aprendizagem, aplicadas na escola que muitas vezes reduz o processo avaliativo à aplicação de provas e testes no final de meses, bimestres ou semestres. Uma das soluções alternativas para este problema seria trabalhar avaliação em seu caráter diagnóstico onde professor e alunos atuam endereçando à ação de avaliar a um processo amoroso e inclusivo e não punitivo e excludente, sendo necessário diversificar a prática avaliativa. A metodologia utilizada no artigo se deu por base de um estudo de caso análise das avaliações aplicadas na turma do 3° ano do ensino fundamental da escola da rede municipal da cidade de Parnaíba. Espera-se que com esse trabalho, os professores aprimorem sua prática avaliativa.

Compartilhe:

Visualização do Artigo

Infelizmente, não conseguimos localizar o arquivo para download. Mas não se preocupe, nossa equipe já foi notificada do problema e já estamos trabalhando para a resolução! Tente novamente mais tarde!

Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.