Artigo Anais IV CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A CLASSE ESPECIAL NA CONJUNTURA DA EDUCAÇÃO ESPECIAL INCLUSIVA: UMA POSSIBILIDADE DE ESCOLARIZAÇÃO?

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO ESPECIAL INCLUSIVA, CLASSE ESPECIAL, ESCOLARIZAÇÃO Comunicação Oral (CO) GT 10 - Educação Especial
"2017-12-19 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 35047
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 2984
    "inscrito_id" => 7408
    "titulo" => "A CLASSE ESPECIAL NA CONJUNTURA DA EDUCAÇÃO ESPECIAL INCLUSIVA: UMA POSSIBILIDADE DE ESCOLARIZAÇÃO?"
    "resumo" => """
      RESUMO \t\r\n
      Na atual conjuntura da educação especial inclusiva, identifica-se na Rede Estadual de Ensino de Pernambuco a classe especial para estudantes considerados público alvo da educação especial. Classe especial, que na sua gênese, funcionava como lugar de guarda e assistência, pautada num modelo de educação segregador e excludente que não visava a escolarização do estudante e, nesta, o direito à aprendizagem escolar. E hoje quando se discute, no mundo, a inclusão escolar e busca-se através da definição e implantação de políticas públicas educacionais alternativas para se garantir o direito inalienável a educação escolar de todos os estudantes, questiona-se qual o foco da classe especial. Neste aspecto, este artigo traz o resultado de uma pesquisa que buscou responder ao seguinte problema: a classe especial na conjuntura da educação especial inclusiva vem se constituindo em possibilidade de escolarização? Nesta perspectiva, a pesquisa teve como objetivo investigar se a classe especial na conjuntura da educação especial inclusiva vem se constituindo em possibilidade de escolarização. Para tanto, utilizou-se um questionário para coletar os dados. Os sujeitos foram professoras de classe especial que participavam de uma formação, promovida por uma Gerência Regional de Educação do Estado de Pernambuco. A análise e discussão dos dados, pautada numa abordagem de cunho qualitativo, confirmou o pressuposto inicial que foi na direção de distanciamento da classe especial da escolarização dos estudantes. A análise e discussão, também evidenciou que o foco da classe especial, no âmbito investigado, é a socialização dos estudantes. Quanto a contribuição pauta-se na premissa que a escolarização é um direito do estudante e que todas as oportunidades devem ser garantidas independentes do espaço educacional em que ele se encontrem.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO ESPECIAL INCLUSIVA, CLASSE ESPECIAL, ESCOLARIZAÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA10_ID7408_30092017151240.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:20"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:00"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA  JOSÉ CALADO SOUZA"
    "autor_nome_curto" => "MARIA CALADO"
    "autor_email" => "calado_maria@hotmail.com"
    "autor_ies" => "0000"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 35047
    "edicao_id" => 77
    "trabalho_id" => 2984
    "inscrito_id" => 7408
    "titulo" => "A CLASSE ESPECIAL NA CONJUNTURA DA EDUCAÇÃO ESPECIAL INCLUSIVA: UMA POSSIBILIDADE DE ESCOLARIZAÇÃO?"
    "resumo" => """
      RESUMO \t\r\n
      Na atual conjuntura da educação especial inclusiva, identifica-se na Rede Estadual de Ensino de Pernambuco a classe especial para estudantes considerados público alvo da educação especial. Classe especial, que na sua gênese, funcionava como lugar de guarda e assistência, pautada num modelo de educação segregador e excludente que não visava a escolarização do estudante e, nesta, o direito à aprendizagem escolar. E hoje quando se discute, no mundo, a inclusão escolar e busca-se através da definição e implantação de políticas públicas educacionais alternativas para se garantir o direito inalienável a educação escolar de todos os estudantes, questiona-se qual o foco da classe especial. Neste aspecto, este artigo traz o resultado de uma pesquisa que buscou responder ao seguinte problema: a classe especial na conjuntura da educação especial inclusiva vem se constituindo em possibilidade de escolarização? Nesta perspectiva, a pesquisa teve como objetivo investigar se a classe especial na conjuntura da educação especial inclusiva vem se constituindo em possibilidade de escolarização. Para tanto, utilizou-se um questionário para coletar os dados. Os sujeitos foram professoras de classe especial que participavam de uma formação, promovida por uma Gerência Regional de Educação do Estado de Pernambuco. A análise e discussão dos dados, pautada numa abordagem de cunho qualitativo, confirmou o pressuposto inicial que foi na direção de distanciamento da classe especial da escolarização dos estudantes. A análise e discussão, também evidenciou que o foco da classe especial, no âmbito investigado, é a socialização dos estudantes. Quanto a contribuição pauta-se na premissa que a escolarização é um direito do estudante e que todas as oportunidades devem ser garantidas independentes do espaço educacional em que ele se encontrem.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO ESPECIAL INCLUSIVA, CLASSE ESPECIAL, ESCOLARIZAÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV073_MD1_SA10_ID7408_30092017151240.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:20"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:28:00"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA  JOSÉ CALADO SOUZA"
    "autor_nome_curto" => "MARIA CALADO"
    "autor_email" => "calado_maria@hotmail.com"
    "autor_ies" => "0000"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONEDU"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a048a72ec9_17022020001210.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18486b9c352_22072020110843.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-19 23:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de dezembro de 2017

Resumo

RESUMO Na atual conjuntura da educação especial inclusiva, identifica-se na Rede Estadual de Ensino de Pernambuco a classe especial para estudantes considerados público alvo da educação especial. Classe especial, que na sua gênese, funcionava como lugar de guarda e assistência, pautada num modelo de educação segregador e excludente que não visava a escolarização do estudante e, nesta, o direito à aprendizagem escolar. E hoje quando se discute, no mundo, a inclusão escolar e busca-se através da definição e implantação de políticas públicas educacionais alternativas para se garantir o direito inalienável a educação escolar de todos os estudantes, questiona-se qual o foco da classe especial. Neste aspecto, este artigo traz o resultado de uma pesquisa que buscou responder ao seguinte problema: a classe especial na conjuntura da educação especial inclusiva vem se constituindo em possibilidade de escolarização? Nesta perspectiva, a pesquisa teve como objetivo investigar se a classe especial na conjuntura da educação especial inclusiva vem se constituindo em possibilidade de escolarização. Para tanto, utilizou-se um questionário para coletar os dados. Os sujeitos foram professoras de classe especial que participavam de uma formação, promovida por uma Gerência Regional de Educação do Estado de Pernambuco. A análise e discussão dos dados, pautada numa abordagem de cunho qualitativo, confirmou o pressuposto inicial que foi na direção de distanciamento da classe especial da escolarização dos estudantes. A análise e discussão, também evidenciou que o foco da classe especial, no âmbito investigado, é a socialização dos estudantes. Quanto a contribuição pauta-se na premissa que a escolarização é um direito do estudante e que todas as oportunidades devem ser garantidas independentes do espaço educacional em que ele se encontrem.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.