Artigo Anais II CONIDIS

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-186X

USO DA MACROALGA GRACILARIA BIRDIAE PARA O ENRIQUECIMENTO DA MERENDA ESCOLAR DA REDE PÚBLICAS DE ENSINO EM REGIÕES SEMIÁRIDAS DO RN

Palavra-chaves: SEGURANÇA ALIMENTAR, SEMIÁRIDO, ALIMENTAÇÃO ESCOLAR, POLÍTICA PÚBLICA Pôster (PO) AT 15 - Interdisciplinaridade e Semiárido
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Publicado em 18 de dezembro de 2017

Resumo

As algas fazem parte da dieta humana, principalmente de povos orientais e ocidentais, sendo um elo importante na cadeia alimentar além de ser essencial para à economia dos ambientes aquáticos. As algas apresentam um ótimo perfil nutricional, além de atividades antioxidantes e antimicrobianas. A principal utilização da alga G. birdiae é o ágar, retirado da parede celular, sendo um polissacarídeo aproveitado na indústria de alimentos devido ao seu alto teor de carboidrato vegetal, formado por fibras, sais minerais, celulose, proteínas e baixo valor calórico que colocam as algas no centro de diversas pesquisas Devido à abundancia da G. birdiae em todo o litoral do Rio Grande do Norte, foi visto a necessidade do seu aproveitamento no sustento humano. A G. birdiae é um alimento que pode integrar os cardápios da merenda escolar e apresentar alternativas alimentares à população de regiões Semiáridas. A merenda escola é um instrumento com grande potencial de desenvolvimento social e promotor da qualidade de vida, principalmente em situação de fome presente em regiões Semiáridas, muitas vezes por falta de apoio das instituições governamentais. Objetivo da pesquisa é propor o estudo de viabilidade de incluir derivado da macroalga Gracilaria birdiae no cardápio de estudantes da rede pública em regiões semiáridas, sob a justificativa de promover o enriquecimento da merenda escolar e garantir a segurança alimentar. A metodologia utilizada será de natureza quantitativa com aplicação de enquetes utilizando-se o Teste de Aceitação Global (STONE & SIDEL), para verificar a viabilidade e aceitabilidade dos produtos desenvolvidos. Resultados esperados incluem diversificar o consumo de alimentos na merenda escolar, promover a segurança alimentar, cujo incentivo pode ser incrementado através de política pública que incentive percentual de produtos de origem aquícola.

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