Artigo Anais II CONIDIS

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-186X

PERCEPÇÃO ENTOMOLÓGICA DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO EM UMA ESCOLA ESTADUAL DO SEMIÁRIDO BRASILEIRO

Palavra-chaves: HEXÁPODES, VISÃO NEGATIVA, PAPEL ECONÔMICO Comunicação Oral (CO) AT 07 - Educação e comunicação no Semiárido
"2017-12-18 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 33729
    "edicao_id" => 75
    "trabalho_id" => 647
    "inscrito_id" => 622
    "titulo" => "PERCEPÇÃO ENTOMOLÓGICA DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO EM UMA ESCOLA ESTADUAL DO SEMIÁRIDO BRASILEIRO"
    "resumo" => """
      RESUMO\r\n
      Os insetos são animais invertebrados que possuem a capacidade de voar, trocar o exoesqueleto e sobreviver a vários tipos de ambientes. São conhecidos por possuírem três pares de pernas, o que diferenciam dos demais artrópodes. O objetivo desta pesquisa consistiu em analisar a percepção e os conhecimentos prévios dos alunos do ensino médio em relação ao tema dos insetos. Os sujeitos da pesquisa foram alunos do 2° e 3° anos do Ensino Médio que já tinham estudado o tema. Foi aplicado um questionário com questões de múltipla escolha, e questões para marcar a alternativa correta. Através de questionários constatou-se que os alunos não fazem distinção deste grupo, a ponto de colocaram mamíferos e aracnídeos dentro do mesmo. Existe uma cultura de abandono em relação a estes animais, os quais são indispensáveis a natureza, e essa visão negativa está sendo passada de geração em geração. Os principais motivos que levam aos alunos abandonarem estes animais são: o desconhecimento do papel econômico e ecológico deste grupo e uma visão antropocentrista da natureza, o que leva aos alunos a não terem cuidados com esses animais, referentes às suas defesas e a importância dos mesmos para o homem. Foi observado que 73,21% dos entrevistados têm uma percepção de que se os insetos desaparecessem, as plantas também desapareceriam. As informações obtidas constituem instrumento importante para o professor, pois, auxilia o docente a empreender propostas embasadas na aprendizagem significativa.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT 07 - Educação e comunicação no Semiárido"
    "palavra_chave" => "HEXÁPODES, VISÃO NEGATIVA, PAPEL ECONÔMICO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV074_MD1_SA7_ID622_02102017230252.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:18"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:44:59"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ADRIELLY DE LIRA MOREIRA"
    "autor_nome_curto" => "ADRIELLY"
    "autor_email" => "adrielly.l.moreira@gmail."
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conidis"
    "edicao_nome" => "Anais II CONIDIS"
    "edicao_evento" => "II Congresso Internacional da Diversidade do Semiárido"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conidis/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a0a693b839_17022020003713.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184b5f30cec_22072020112119.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-18 23:00:00"
    "publicacao_id" => 33
    "publicacao_nome" => "Anais CONIDIS"
    "publicacao_codigo" => "2526-186X"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 33729
    "edicao_id" => 75
    "trabalho_id" => 647
    "inscrito_id" => 622
    "titulo" => "PERCEPÇÃO ENTOMOLÓGICA DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO EM UMA ESCOLA ESTADUAL DO SEMIÁRIDO BRASILEIRO"
    "resumo" => """
      RESUMO\r\n
      Os insetos são animais invertebrados que possuem a capacidade de voar, trocar o exoesqueleto e sobreviver a vários tipos de ambientes. São conhecidos por possuírem três pares de pernas, o que diferenciam dos demais artrópodes. O objetivo desta pesquisa consistiu em analisar a percepção e os conhecimentos prévios dos alunos do ensino médio em relação ao tema dos insetos. Os sujeitos da pesquisa foram alunos do 2° e 3° anos do Ensino Médio que já tinham estudado o tema. Foi aplicado um questionário com questões de múltipla escolha, e questões para marcar a alternativa correta. Através de questionários constatou-se que os alunos não fazem distinção deste grupo, a ponto de colocaram mamíferos e aracnídeos dentro do mesmo. Existe uma cultura de abandono em relação a estes animais, os quais são indispensáveis a natureza, e essa visão negativa está sendo passada de geração em geração. Os principais motivos que levam aos alunos abandonarem estes animais são: o desconhecimento do papel econômico e ecológico deste grupo e uma visão antropocentrista da natureza, o que leva aos alunos a não terem cuidados com esses animais, referentes às suas defesas e a importância dos mesmos para o homem. Foi observado que 73,21% dos entrevistados têm uma percepção de que se os insetos desaparecessem, as plantas também desapareceriam. As informações obtidas constituem instrumento importante para o professor, pois, auxilia o docente a empreender propostas embasadas na aprendizagem significativa.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT 07 - Educação e comunicação no Semiárido"
    "palavra_chave" => "HEXÁPODES, VISÃO NEGATIVA, PAPEL ECONÔMICO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV074_MD1_SA7_ID622_02102017230252.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:18"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:44:59"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ADRIELLY DE LIRA MOREIRA"
    "autor_nome_curto" => "ADRIELLY"
    "autor_email" => "adrielly.l.moreira@gmail."
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conidis"
    "edicao_nome" => "Anais II CONIDIS"
    "edicao_evento" => "II Congresso Internacional da Diversidade do Semiárido"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conidis/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a0a693b839_17022020003713.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184b5f30cec_22072020112119.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-12-18 23:00:00"
    "publicacao_id" => 33
    "publicacao_nome" => "Anais CONIDIS"
    "publicacao_codigo" => "2526-186X"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 18 de dezembro de 2017

Resumo

RESUMO Os insetos são animais invertebrados que possuem a capacidade de voar, trocar o exoesqueleto e sobreviver a vários tipos de ambientes. São conhecidos por possuírem três pares de pernas, o que diferenciam dos demais artrópodes. O objetivo desta pesquisa consistiu em analisar a percepção e os conhecimentos prévios dos alunos do ensino médio em relação ao tema dos insetos. Os sujeitos da pesquisa foram alunos do 2° e 3° anos do Ensino Médio que já tinham estudado o tema. Foi aplicado um questionário com questões de múltipla escolha, e questões para marcar a alternativa correta. Através de questionários constatou-se que os alunos não fazem distinção deste grupo, a ponto de colocaram mamíferos e aracnídeos dentro do mesmo. Existe uma cultura de abandono em relação a estes animais, os quais são indispensáveis a natureza, e essa visão negativa está sendo passada de geração em geração. Os principais motivos que levam aos alunos abandonarem estes animais são: o desconhecimento do papel econômico e ecológico deste grupo e uma visão antropocentrista da natureza, o que leva aos alunos a não terem cuidados com esses animais, referentes às suas defesas e a importância dos mesmos para o homem. Foi observado que 73,21% dos entrevistados têm uma percepção de que se os insetos desaparecessem, as plantas também desapareceriam. As informações obtidas constituem instrumento importante para o professor, pois, auxilia o docente a empreender propostas embasadas na aprendizagem significativa.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.