Artigo Anais COPRECIS

ANAIS de Evento

ISSN: 2594-7885

OBJETOS QUE CONTAM HISTÓRIAS

Palavra-chaves: HISTÓRIA, EXPERIMENTO, DINÂMICA Pôster (PO) GD03 - Ensino e práticas educativas
"2017-11-27 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 31587
    "edicao_id" => 71
    "trabalho_id" => 451
    "inscrito_id" => 953
    "titulo" => "OBJETOS QUE CONTAM HISTÓRIAS"
    "resumo" => "O nosso projeto faz parte das atividades do PIBID/História/UFPB e foi desenvolvido com estudantes da 1º, 2º e 3º série do Ensino Médio Regular da Escola Estadual de Ensino Fundamental E Médio João Roberto Borges de Sousa, localizada no bairro de Mangabeira, em João Pessoa. Pensando na necessidade de se trabalhar a importância da história dentro do currículo escolar, desenvolvemos o Projeto Objetos que Contam Histórias, com o objetivo de levar esse debate para a sala de aula, na intenção de aproximar o conteúdo escolar da vivência dos alunos.O projeto foi pensado no início do ano letivo, na eventualidade, aproveitamos a oportunidade das apresentações dos bolsistas e do PIBID aos novos alunos, para apresentarmos nossa proposta de intervenção.  Desenvolvemos um método diferenciado de ensino demonstrando que o processo histórico se constrói, também, a partir do cotidiano. Nossa metodologia baseou-se: 1) Planejamento: reunião entre os bolsistas para discutirmos e encontramos maneiras didáticas de conquistarmos os alunos; 2) Confecção de caixas personalizadas ao gosto de cada bolsista; preenchendo com objetos pessoais de cada um de nós; 3) Execução: momento que realizamos a dinâmica com os discentes; 4) Análise e Compreensão: explicamos a relação entre história e cotidiano, partindo dos teóricos que abordam essa relação; 5) Conclusão: impressões geradas a partir da experiência. Concluímos que as experiências como esta que realizamos, pode facilitar o entendimento da relação entre teoria e prática, libertando nós, futuros professores de história, dos livros didáticos como único mecanismo para realizar uma boa aula. O cotidiano escolar pede por um ensino repleto de inovações, dinâmica e atração, para que o ensino torne-se prazeroso e de fácil entendimento para nossos discentes."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GD03 - Ensino e práticas educativas"
    "palavra_chave" => "HISTÓRIA, EXPERIMENTO, DINÂMICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV077_MD4_SA3_ID953_21082017231039.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:17"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:14:58"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LIZANDRA MORAES BATISTA LISBOA"
    "autor_nome_curto" => "LIZANDRA"
    "autor_email" => "lizandra_skb@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-coprecis"
    "edicao_nome" => "Anais COPRECIS"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Práticas Educativas"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/coprecis/2017"
    "edicao_logo" => "5e49f728debba_16022020231504.png"
    "edicao_capa" => "5f18536d5fca6_22072020115541.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-11-27 23:00:00"
    "publicacao_id" => 45
    "publicacao_nome" => "Anais COPRECIS"
    "publicacao_codigo" => "2594-7885"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 31587
    "edicao_id" => 71
    "trabalho_id" => 451
    "inscrito_id" => 953
    "titulo" => "OBJETOS QUE CONTAM HISTÓRIAS"
    "resumo" => "O nosso projeto faz parte das atividades do PIBID/História/UFPB e foi desenvolvido com estudantes da 1º, 2º e 3º série do Ensino Médio Regular da Escola Estadual de Ensino Fundamental E Médio João Roberto Borges de Sousa, localizada no bairro de Mangabeira, em João Pessoa. Pensando na necessidade de se trabalhar a importância da história dentro do currículo escolar, desenvolvemos o Projeto Objetos que Contam Histórias, com o objetivo de levar esse debate para a sala de aula, na intenção de aproximar o conteúdo escolar da vivência dos alunos.O projeto foi pensado no início do ano letivo, na eventualidade, aproveitamos a oportunidade das apresentações dos bolsistas e do PIBID aos novos alunos, para apresentarmos nossa proposta de intervenção.  Desenvolvemos um método diferenciado de ensino demonstrando que o processo histórico se constrói, também, a partir do cotidiano. Nossa metodologia baseou-se: 1) Planejamento: reunião entre os bolsistas para discutirmos e encontramos maneiras didáticas de conquistarmos os alunos; 2) Confecção de caixas personalizadas ao gosto de cada bolsista; preenchendo com objetos pessoais de cada um de nós; 3) Execução: momento que realizamos a dinâmica com os discentes; 4) Análise e Compreensão: explicamos a relação entre história e cotidiano, partindo dos teóricos que abordam essa relação; 5) Conclusão: impressões geradas a partir da experiência. Concluímos que as experiências como esta que realizamos, pode facilitar o entendimento da relação entre teoria e prática, libertando nós, futuros professores de história, dos livros didáticos como único mecanismo para realizar uma boa aula. O cotidiano escolar pede por um ensino repleto de inovações, dinâmica e atração, para que o ensino torne-se prazeroso e de fácil entendimento para nossos discentes."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GD03 - Ensino e práticas educativas"
    "palavra_chave" => "HISTÓRIA, EXPERIMENTO, DINÂMICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV077_MD4_SA3_ID953_21082017231039.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:17"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:14:58"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LIZANDRA MORAES BATISTA LISBOA"
    "autor_nome_curto" => "LIZANDRA"
    "autor_email" => "lizandra_skb@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-coprecis"
    "edicao_nome" => "Anais COPRECIS"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Práticas Educativas"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/coprecis/2017"
    "edicao_logo" => "5e49f728debba_16022020231504.png"
    "edicao_capa" => "5f18536d5fca6_22072020115541.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-11-27 23:00:00"
    "publicacao_id" => 45
    "publicacao_nome" => "Anais COPRECIS"
    "publicacao_codigo" => "2594-7885"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 27 de novembro de 2017

Resumo

O nosso projeto faz parte das atividades do PIBID/História/UFPB e foi desenvolvido com estudantes da 1º, 2º e 3º série do Ensino Médio Regular da Escola Estadual de Ensino Fundamental E Médio João Roberto Borges de Sousa, localizada no bairro de Mangabeira, em João Pessoa. Pensando na necessidade de se trabalhar a importância da história dentro do currículo escolar, desenvolvemos o Projeto Objetos que Contam Histórias, com o objetivo de levar esse debate para a sala de aula, na intenção de aproximar o conteúdo escolar da vivência dos alunos.O projeto foi pensado no início do ano letivo, na eventualidade, aproveitamos a oportunidade das apresentações dos bolsistas e do PIBID aos novos alunos, para apresentarmos nossa proposta de intervenção. Desenvolvemos um método diferenciado de ensino demonstrando que o processo histórico se constrói, também, a partir do cotidiano. Nossa metodologia baseou-se: 1) Planejamento: reunião entre os bolsistas para discutirmos e encontramos maneiras didáticas de conquistarmos os alunos; 2) Confecção de caixas personalizadas ao gosto de cada bolsista; preenchendo com objetos pessoais de cada um de nós; 3) Execução: momento que realizamos a dinâmica com os discentes; 4) Análise e Compreensão: explicamos a relação entre história e cotidiano, partindo dos teóricos que abordam essa relação; 5) Conclusão: impressões geradas a partir da experiência. Concluímos que as experiências como esta que realizamos, pode facilitar o entendimento da relação entre teoria e prática, libertando nós, futuros professores de história, dos livros didáticos como único mecanismo para realizar uma boa aula. O cotidiano escolar pede por um ensino repleto de inovações, dinâmica e atração, para que o ensino torne-se prazeroso e de fácil entendimento para nossos discentes.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.