Artigo Anais COPRECIS

ANAIS de Evento

ISSN: 2594-7885

O ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM EDUCAÇÃO INFANTIL COMO APROXIMAÇÃO DA REALIDADE PROFISSIONAL, PARA ESTUDANTES DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA

Palavra-chaves: ESTÁGIO SUPERVISIONADO, EDUCAÇÃO INFANTIL, FORMAÇÃO PROFISSIONAL Comunicação Oral (CO) GD06 - Formação de Professores
"2017-11-27 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 31582
    "edicao_id" => 71
    "trabalho_id" => 470
    "inscrito_id" => 273
    "titulo" => "O ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM EDUCAÇÃO INFANTIL COMO APROXIMAÇÃO DA REALIDADE PROFISSIONAL, PARA ESTUDANTES DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA"
    "resumo" => """
      O presente artigo pretende explorar as experiências multidimensionais vivenciados nas Instituições de Educação Infantil - IEIs, pelos estudantes dos componentes curriculares “Estágio Supervisionado III e Estágio Supervisionado IV – Educação Infantil”, do curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Estadual da Paraíba, Campus I, em Campina Grande. O Estágio tem oportunizado a reflexão e a pesquisa sobre a atividade profissional, a partir do convívio cotidiano nas creches e pré-escolas onde poderão vir a atuar, como docentes ou como gestores. Ao mesmo tempo, o Curso de Pedagogia também tem propiciado ao alunado a realização de estágios em forma de pesquisas, inclusive com projetos de intervenções educacionais, desenvolvidos com sucesso. Algumas das investigações foram concretizadas em Trabalhos de Conclusão de Curso – TCCs, que apresentam uma variedade de temas, decorrentes da inserção no cotidiano das IEIs, especialmente sobre temáticas relevantes, relacionadas às práticas educativas nesta primeira fase da Educação Básica brasileira. Analisamos alguns trechos de Relatórios de Estágios e de Trabalhos de Conclusão de Curso, produzidos por estagiário(a)s que concluíram o componente sob a nossa supervisão/orientação. O estudo discute como os aprendizes compreendem e problematizam as reais situações das profissionais de Educação Infantil, presenciadas durante os períodos de observações e práticas da docência, e também como ocorrem os seus encontros com as crianças de 0 (zero) a 5 (cinco) anos, das IEIs.\r\n
      \r\n
      Palavras Estágio Supervisionado. Educação Infantil. Formação Profissional.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GD06 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "ESTÁGIO SUPERVISIONADO, EDUCAÇÃO INFANTIL, FORMAÇÃO PROFISSIONAL"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV077_MD1_SA6_ID273_21082017235746.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:17"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:14:58"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ROSEMARY ALVES DE MELO"
    "autor_nome_curto" => "ROSEMARY MELO"
    "autor_email" => "rosymelo2000@yahoo.com.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (USP)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-coprecis"
    "edicao_nome" => "Anais COPRECIS"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Práticas Educativas"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/coprecis/2017"
    "edicao_logo" => "5e49f728debba_16022020231504.png"
    "edicao_capa" => "5f18536d5fca6_22072020115541.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-11-27 23:00:00"
    "publicacao_id" => 45
    "publicacao_nome" => "Anais COPRECIS"
    "publicacao_codigo" => "2594-7885"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 31582
    "edicao_id" => 71
    "trabalho_id" => 470
    "inscrito_id" => 273
    "titulo" => "O ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM EDUCAÇÃO INFANTIL COMO APROXIMAÇÃO DA REALIDADE PROFISSIONAL, PARA ESTUDANTES DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA"
    "resumo" => """
      O presente artigo pretende explorar as experiências multidimensionais vivenciados nas Instituições de Educação Infantil - IEIs, pelos estudantes dos componentes curriculares “Estágio Supervisionado III e Estágio Supervisionado IV – Educação Infantil”, do curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Estadual da Paraíba, Campus I, em Campina Grande. O Estágio tem oportunizado a reflexão e a pesquisa sobre a atividade profissional, a partir do convívio cotidiano nas creches e pré-escolas onde poderão vir a atuar, como docentes ou como gestores. Ao mesmo tempo, o Curso de Pedagogia também tem propiciado ao alunado a realização de estágios em forma de pesquisas, inclusive com projetos de intervenções educacionais, desenvolvidos com sucesso. Algumas das investigações foram concretizadas em Trabalhos de Conclusão de Curso – TCCs, que apresentam uma variedade de temas, decorrentes da inserção no cotidiano das IEIs, especialmente sobre temáticas relevantes, relacionadas às práticas educativas nesta primeira fase da Educação Básica brasileira. Analisamos alguns trechos de Relatórios de Estágios e de Trabalhos de Conclusão de Curso, produzidos por estagiário(a)s que concluíram o componente sob a nossa supervisão/orientação. O estudo discute como os aprendizes compreendem e problematizam as reais situações das profissionais de Educação Infantil, presenciadas durante os períodos de observações e práticas da docência, e também como ocorrem os seus encontros com as crianças de 0 (zero) a 5 (cinco) anos, das IEIs.\r\n
      \r\n
      Palavras Estágio Supervisionado. Educação Infantil. Formação Profissional.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GD06 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "ESTÁGIO SUPERVISIONADO, EDUCAÇÃO INFANTIL, FORMAÇÃO PROFISSIONAL"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV077_MD1_SA6_ID273_21082017235746.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:17"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:14:58"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ROSEMARY ALVES DE MELO"
    "autor_nome_curto" => "ROSEMARY MELO"
    "autor_email" => "rosymelo2000@yahoo.com.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (USP)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-coprecis"
    "edicao_nome" => "Anais COPRECIS"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Práticas Educativas"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/coprecis/2017"
    "edicao_logo" => "5e49f728debba_16022020231504.png"
    "edicao_capa" => "5f18536d5fca6_22072020115541.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-11-27 23:00:00"
    "publicacao_id" => 45
    "publicacao_nome" => "Anais COPRECIS"
    "publicacao_codigo" => "2594-7885"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 27 de novembro de 2017

Resumo

O presente artigo pretende explorar as experiências multidimensionais vivenciados nas Instituições de Educação Infantil - IEIs, pelos estudantes dos componentes curriculares “Estágio Supervisionado III e Estágio Supervisionado IV – Educação Infantil”, do curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Estadual da Paraíba, Campus I, em Campina Grande. O Estágio tem oportunizado a reflexão e a pesquisa sobre a atividade profissional, a partir do convívio cotidiano nas creches e pré-escolas onde poderão vir a atuar, como docentes ou como gestores. Ao mesmo tempo, o Curso de Pedagogia também tem propiciado ao alunado a realização de estágios em forma de pesquisas, inclusive com projetos de intervenções educacionais, desenvolvidos com sucesso. Algumas das investigações foram concretizadas em Trabalhos de Conclusão de Curso – TCCs, que apresentam uma variedade de temas, decorrentes da inserção no cotidiano das IEIs, especialmente sobre temáticas relevantes, relacionadas às práticas educativas nesta primeira fase da Educação Básica brasileira. Analisamos alguns trechos de Relatórios de Estágios e de Trabalhos de Conclusão de Curso, produzidos por estagiário(a)s que concluíram o componente sob a nossa supervisão/orientação. O estudo discute como os aprendizes compreendem e problematizam as reais situações das profissionais de Educação Infantil, presenciadas durante os períodos de observações e práticas da docência, e também como ocorrem os seus encontros com as crianças de 0 (zero) a 5 (cinco) anos, das IEIs. Palavras Estágio Supervisionado. Educação Infantil. Formação Profissional.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.