Artigo Anais COPRECIS

ANAIS de Evento

ISSN: 2594-7885

A METODOLOGIA TRIANGULAR COMO PRÁTICA EDUCATIVA NO ENSINO DE ARTE NA EJA

Palavra-chaves: ARTE, ENSINO, APRENDIZAGEM Pôster (PO) GD03 - Ensino e práticas educativas
"2017-11-27 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 31540
    "edicao_id" => 71
    "trabalho_id" => 424
    "inscrito_id" => 1075
    "titulo" => "A METODOLOGIA TRIANGULAR COMO PRÁTICA EDUCATIVA NO ENSINO DE ARTE NA EJA"
    "resumo" => "Este trabalho propõe analisar as estratégias metodológicas do ensino de arte na Educação de Jovens e Adultos de uma prática com uma sala de aula do Movimento dos Pequenos Agricultores no município de Bananeiras/PB. O objetivo da investigação foi analisar a importância do ensino de arte na EJA. A pesquisa de abordagem qualitativa apresenta-se através do estudo de caso. No contexto de ação da pesquisa analisada, foi desenvolvida uma sequência didática envolvendo uma proposição acerca da leitura e releitura da obra de arte e uma visita ao museu Assis Chateaubriand – UEPB de arte moderna e contemporânea situado em Campina Grande – PB, caracterizada como atividade de mediação cultural. A sequência didática foi fundamental na Abordagem triangular de Ensino de Arte, criada pela pesquisadora e arte-educadora Ana Mae Barbosa, que propõe a tríade: ler, contextualizar e produzir arte como principio metodológico. A pesquisa mostrou que o ensino de arte a partir das relações de leitura, contextualização e produção do fazer artístico, tem uma grande relevância no processo de aprendizagem na educação de jovens e adultos, viabilizando uma olhar mais sensível para o processo de criação e apreciação da produção artística construída ao longo da história da humanidade, numa relação com as vivências culturais desses sujeitos. Portanto, pensar no ensino de arte nessa modalidade é acreditar na possibilidade de criação dos estudantes oferecendo condições para que esse ensino aconteça de forma significativa e prazerosa na vida dos educandos."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GD03 - Ensino e práticas educativas"
    "palavra_chave" => "ARTE, ENSINO, APRENDIZAGEM"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV077_MD4_SA3_ID1075_21082017215836.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:17"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:14:58"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DAMIANA AURELIANA TEIXEIRA CRUZ"
    "autor_nome_curto" => "AURELIANA"
    "autor_email" => "liana-li22@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-coprecis"
    "edicao_nome" => "Anais COPRECIS"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Práticas Educativas"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/coprecis/2017"
    "edicao_logo" => "5e49f728debba_16022020231504.png"
    "edicao_capa" => "5f18536d5fca6_22072020115541.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-11-27 23:00:00"
    "publicacao_id" => 45
    "publicacao_nome" => "Anais COPRECIS"
    "publicacao_codigo" => "2594-7885"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 31540
    "edicao_id" => 71
    "trabalho_id" => 424
    "inscrito_id" => 1075
    "titulo" => "A METODOLOGIA TRIANGULAR COMO PRÁTICA EDUCATIVA NO ENSINO DE ARTE NA EJA"
    "resumo" => "Este trabalho propõe analisar as estratégias metodológicas do ensino de arte na Educação de Jovens e Adultos de uma prática com uma sala de aula do Movimento dos Pequenos Agricultores no município de Bananeiras/PB. O objetivo da investigação foi analisar a importância do ensino de arte na EJA. A pesquisa de abordagem qualitativa apresenta-se através do estudo de caso. No contexto de ação da pesquisa analisada, foi desenvolvida uma sequência didática envolvendo uma proposição acerca da leitura e releitura da obra de arte e uma visita ao museu Assis Chateaubriand – UEPB de arte moderna e contemporânea situado em Campina Grande – PB, caracterizada como atividade de mediação cultural. A sequência didática foi fundamental na Abordagem triangular de Ensino de Arte, criada pela pesquisadora e arte-educadora Ana Mae Barbosa, que propõe a tríade: ler, contextualizar e produzir arte como principio metodológico. A pesquisa mostrou que o ensino de arte a partir das relações de leitura, contextualização e produção do fazer artístico, tem uma grande relevância no processo de aprendizagem na educação de jovens e adultos, viabilizando uma olhar mais sensível para o processo de criação e apreciação da produção artística construída ao longo da história da humanidade, numa relação com as vivências culturais desses sujeitos. Portanto, pensar no ensino de arte nessa modalidade é acreditar na possibilidade de criação dos estudantes oferecendo condições para que esse ensino aconteça de forma significativa e prazerosa na vida dos educandos."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GD03 - Ensino e práticas educativas"
    "palavra_chave" => "ARTE, ENSINO, APRENDIZAGEM"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV077_MD4_SA3_ID1075_21082017215836.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:17"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:14:58"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DAMIANA AURELIANA TEIXEIRA CRUZ"
    "autor_nome_curto" => "AURELIANA"
    "autor_email" => "liana-li22@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-coprecis"
    "edicao_nome" => "Anais COPRECIS"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Práticas Educativas"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/coprecis/2017"
    "edicao_logo" => "5e49f728debba_16022020231504.png"
    "edicao_capa" => "5f18536d5fca6_22072020115541.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-11-27 23:00:00"
    "publicacao_id" => 45
    "publicacao_nome" => "Anais COPRECIS"
    "publicacao_codigo" => "2594-7885"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 27 de novembro de 2017

Resumo

Este trabalho propõe analisar as estratégias metodológicas do ensino de arte na Educação de Jovens e Adultos de uma prática com uma sala de aula do Movimento dos Pequenos Agricultores no município de Bananeiras/PB. O objetivo da investigação foi analisar a importância do ensino de arte na EJA. A pesquisa de abordagem qualitativa apresenta-se através do estudo de caso. No contexto de ação da pesquisa analisada, foi desenvolvida uma sequência didática envolvendo uma proposição acerca da leitura e releitura da obra de arte e uma visita ao museu Assis Chateaubriand – UEPB de arte moderna e contemporânea situado em Campina Grande – PB, caracterizada como atividade de mediação cultural. A sequência didática foi fundamental na Abordagem triangular de Ensino de Arte, criada pela pesquisadora e arte-educadora Ana Mae Barbosa, que propõe a tríade: ler, contextualizar e produzir arte como principio metodológico. A pesquisa mostrou que o ensino de arte a partir das relações de leitura, contextualização e produção do fazer artístico, tem uma grande relevância no processo de aprendizagem na educação de jovens e adultos, viabilizando uma olhar mais sensível para o processo de criação e apreciação da produção artística construída ao longo da história da humanidade, numa relação com as vivências culturais desses sujeitos. Portanto, pensar no ensino de arte nessa modalidade é acreditar na possibilidade de criação dos estudantes oferecendo condições para que esse ensino aconteça de forma significativa e prazerosa na vida dos educandos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.