Artigo Anais COPRECIS

ANAIS de Evento

ISSN: 2594-7885

TRABALHANDO COM GRÁFICOS NA ESCOLA: CONSTRUÍNDO PRÁTICAS EXPLORATÓRIAS NO ENSINO-APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA

Palavra-chaves: ENSINO-APRENDIZAGEM, MATEMÁTICA, PRÁTICAS EDUCATIVAS Comunicação Oral (CO) GD03 - Ensino e práticas educativas
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Publicado em 27 de novembro de 2017

Resumo

O mosquito Aedes Aegypti juntamente com uma série de situações bem como a sua própria evolução causou grandes problemas de saúde no país, no caso da comunidade Sertãozinho, localizada na cidade de Mamanguape-PB, este agiu de modo bem mais intenso no ano de 2016, tendo em vista se comparados a outros bairros da cidade. Alguns fatores: a comunidade não possui agua encanada, tendo que armazená-la em recipientes muitas vezes inadequados e devido a quantidade de lixões, sucatas presentes que fazem parte do único meio de vida de algumas famílias. Portanto, esta pesquisa se insere em desenvolver práticas educativas com os (as) alunos (as) do Ensino Fundamental II voltadas para o ensino-aprendizagem da Matemática com base no tema: UM MOSQUITO NÃO PODE ACABAR COM UM BAIRRO INTEIRO! Trata-se de uma investigação descritiva. Contempla uma abordagem qualitativa com metodologia adequada para alcançar o objetivo e responder à questão levantada: Que práticas educativas voltadas para a Matemática no ensino-aprendizagem da estatística com foco na construção, leitura e interpretação de gráficos poderão ser desenvolvidas junto com o alunado por meio da temática UM MOSQUITO NÃO PODE ACABAR COM UM BAIRRO INTEIRO? Portanto, a pesquisa qualitativa e descritiva possibilitou compreender e interpretar o objeto em estudo, com base na perspectiva dos sujeitos envolvidos. Foi escolhido como amostra os(as) alunos(as) das turmas do 6º ano dos turnos da manhã e tarde da Escola Municipal de Ensino Fundamental Ana Cavalcante de Albuquerque da cidade de Mamanguape-PB. Como instrumento de coleta de dados utilizamos entrevista semiestruturada da qual foi feita uma análise de conteúdo. Os resultados alcançados levam-nos a perceber que as práticas educativas voltadas para o ensino-aprendizagem da Matemática com temas de interesses e necessidades dos educandos (as) e comunidade possibilitaram uma aprendizagem desejável por parte de quem aprendeu e ao mesmo tempo significativa, pois tinham total relação com a vida. Foram produzidos cartazes apresentando gráficos com os dados coletados pela Secretaria de saúde do município, e construídos com base nas entrevistas executadas pelos próprios estudantes, uma parte do grupo construiu situações-problemas envolvendo os dados coletados e competiu ao outro grupo resolvê-las e em seguida comentá-las. Foi notório um salto na aprendizagem quanto a construção, leitura e interpretação de gráfico inclusive quando as informações estavam em percentuais. Foram feitas pesquisas a respeito da temática, e a partir dessa, desenvolveu-se uma série de atividades, algumas até sugeridas pelos (as) estudantes, outros sugeridos/desenvolvimentos por professores (as) de outras anos/disciplina a exemplo de: palestras, paródia, panfletos, cordel e estes por sua vez durante a caminhada foram entregues a comunidade local, construção e encenação de uma peça teatral seguida de uma roda de diálogo com os que ali estavam para assistir. Foi pertinente para o alunado participar, construir, desenvolver, sugerir as atividades propostas. Além disso, é contundente apresentar ao longo do desenvolvimento do trabalho o processo de evolução do sucesso escolar das turmas envolvidas, e o como uma prática educativa envolvente no processo de ensino-aprendizagem caminha rumo a uma aprendizagem significativa.

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