Artigo Anais COPRECIS

ANAIS de Evento

ISSN: 2594-7885

TECENDO REFLEXÕES SOBRE O USO DAS TIC NAS PRÁTICAS EDUCATIVAS

Palavra-chaves: TIC, PRÁTICAS EDUCATIVAS, USO Comunicação Oral (CO) GD16 - Novas Tecnologias da Informação e Comunicação (NTIC) e as Práticas Educativas
"2017-11-27 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 31413
    "edicao_id" => 71
    "trabalho_id" => 11
    "inscrito_id" => 130
    "titulo" => "TECENDO REFLEXÕES SOBRE O USO DAS TIC NAS PRÁTICAS EDUCATIVAS"
    "resumo" => "Vivenciamos um avanço do uso das Tecnologias da Informação e Comunicação(TIC) no contexto contemporâneo, em distintas esferas da sociedade, no que diz respeito ao contexto educacional, a presença desses artefatos tecnológicos que compõem as TIC, vem ganhando notoriedade, apresentando perspectivas de alterações na forma de se conceber e de se estruturar as práticas educacionais, nesse contexto, o presente artigo trata de uma reflexão crítica acerca do uso das TIC nas práticas educativas,  é de abordagem qualitativa no formato de revisão bibliográfica, tendo como objetivo fomentar a discussão em torno da concepção e uso das TIC no contexto das práticas educativas, fundamentada em autores que tratam da temática, como Kenski(2012), Cysneiros(1999), Belloni(2001), Alves(2002), Lion(1997), Mercado(2002). A partir das discussões suscitadas, por meio da pesquisa bibliográfica, percebeu-se que embora as TIC possibilitem um caráter de mudança e melhoria das práticas educativas, no entanto, a depender da concepção de ensino do docente, pode manter a presença de práticas educativas tradicionais, considerando-se a ideia de permanência. sendo necessário a superação desse modelo educacional tradicional que pode vir a se apresentar, mesmo com o uso desses artefatos eletrônicos, dessa forma,  pensando na perspectiva de superação desse modelo reprodutivista,  propomos como caminhos possíveis, tendo em vista o desenvolvimento de práticas educativas com o uso das TIC no sentido da transformação, o atrelamento dessa prática envolvendo as TIC, com a concepção de  homem, autônomo, protagonista, a articulação contínua entre teoria e prática,  a interdisciplinaridade, a vinculação com a concepção de sociedade do conhecimento, o planejamento e a formação de professores."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GD16 - Novas Tecnologias da Informação e Comunicação (NTIC) e as Práticas Educativas"
    "palavra_chave" => "TIC, PRÁTICAS EDUCATIVAS, USO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV077_MD1_SA16_ID130_01062017164931.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:17"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:14:58"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DEDIANE CRISTINA DE SÁ MORORÓ"
    "autor_nome_curto" => "DEDIANE"
    "autor_email" => "dedianecristina@yahoo.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-coprecis"
    "edicao_nome" => "Anais COPRECIS"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Práticas Educativas"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/coprecis/2017"
    "edicao_logo" => "5e49f728debba_16022020231504.png"
    "edicao_capa" => "5f18536d5fca6_22072020115541.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-11-27 23:00:00"
    "publicacao_id" => 45
    "publicacao_nome" => "Anais COPRECIS"
    "publicacao_codigo" => "2594-7885"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 31413
    "edicao_id" => 71
    "trabalho_id" => 11
    "inscrito_id" => 130
    "titulo" => "TECENDO REFLEXÕES SOBRE O USO DAS TIC NAS PRÁTICAS EDUCATIVAS"
    "resumo" => "Vivenciamos um avanço do uso das Tecnologias da Informação e Comunicação(TIC) no contexto contemporâneo, em distintas esferas da sociedade, no que diz respeito ao contexto educacional, a presença desses artefatos tecnológicos que compõem as TIC, vem ganhando notoriedade, apresentando perspectivas de alterações na forma de se conceber e de se estruturar as práticas educacionais, nesse contexto, o presente artigo trata de uma reflexão crítica acerca do uso das TIC nas práticas educativas,  é de abordagem qualitativa no formato de revisão bibliográfica, tendo como objetivo fomentar a discussão em torno da concepção e uso das TIC no contexto das práticas educativas, fundamentada em autores que tratam da temática, como Kenski(2012), Cysneiros(1999), Belloni(2001), Alves(2002), Lion(1997), Mercado(2002). A partir das discussões suscitadas, por meio da pesquisa bibliográfica, percebeu-se que embora as TIC possibilitem um caráter de mudança e melhoria das práticas educativas, no entanto, a depender da concepção de ensino do docente, pode manter a presença de práticas educativas tradicionais, considerando-se a ideia de permanência. sendo necessário a superação desse modelo educacional tradicional que pode vir a se apresentar, mesmo com o uso desses artefatos eletrônicos, dessa forma,  pensando na perspectiva de superação desse modelo reprodutivista,  propomos como caminhos possíveis, tendo em vista o desenvolvimento de práticas educativas com o uso das TIC no sentido da transformação, o atrelamento dessa prática envolvendo as TIC, com a concepção de  homem, autônomo, protagonista, a articulação contínua entre teoria e prática,  a interdisciplinaridade, a vinculação com a concepção de sociedade do conhecimento, o planejamento e a formação de professores."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GD16 - Novas Tecnologias da Informação e Comunicação (NTIC) e as Práticas Educativas"
    "palavra_chave" => "TIC, PRÁTICAS EDUCATIVAS, USO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV077_MD1_SA16_ID130_01062017164931.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:17"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:14:58"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DEDIANE CRISTINA DE SÁ MORORÓ"
    "autor_nome_curto" => "DEDIANE"
    "autor_email" => "dedianecristina@yahoo.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-coprecis"
    "edicao_nome" => "Anais COPRECIS"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Práticas Educativas"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/coprecis/2017"
    "edicao_logo" => "5e49f728debba_16022020231504.png"
    "edicao_capa" => "5f18536d5fca6_22072020115541.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-11-27 23:00:00"
    "publicacao_id" => 45
    "publicacao_nome" => "Anais COPRECIS"
    "publicacao_codigo" => "2594-7885"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 27 de novembro de 2017

Resumo

Vivenciamos um avanço do uso das Tecnologias da Informação e Comunicação(TIC) no contexto contemporâneo, em distintas esferas da sociedade, no que diz respeito ao contexto educacional, a presença desses artefatos tecnológicos que compõem as TIC, vem ganhando notoriedade, apresentando perspectivas de alterações na forma de se conceber e de se estruturar as práticas educacionais, nesse contexto, o presente artigo trata de uma reflexão crítica acerca do uso das TIC nas práticas educativas, é de abordagem qualitativa no formato de revisão bibliográfica, tendo como objetivo fomentar a discussão em torno da concepção e uso das TIC no contexto das práticas educativas, fundamentada em autores que tratam da temática, como Kenski(2012), Cysneiros(1999), Belloni(2001), Alves(2002), Lion(1997), Mercado(2002). A partir das discussões suscitadas, por meio da pesquisa bibliográfica, percebeu-se que embora as TIC possibilitem um caráter de mudança e melhoria das práticas educativas, no entanto, a depender da concepção de ensino do docente, pode manter a presença de práticas educativas tradicionais, considerando-se a ideia de permanência. sendo necessário a superação desse modelo educacional tradicional que pode vir a se apresentar, mesmo com o uso desses artefatos eletrônicos, dessa forma, pensando na perspectiva de superação desse modelo reprodutivista, propomos como caminhos possíveis, tendo em vista o desenvolvimento de práticas educativas com o uso das TIC no sentido da transformação, o atrelamento dessa prática envolvendo as TIC, com a concepção de homem, autônomo, protagonista, a articulação contínua entre teoria e prática, a interdisciplinaridade, a vinculação com a concepção de sociedade do conhecimento, o planejamento e a formação de professores.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.