Artigo Anais COPRECIS

ANAIS de Evento

ISSN: 2594-7885

O PRECONCEITO RACIAL COMO TEMÁTICA PARA A LEITURA E COMPREENSÃO EM UMA TURMA DE EJA

Palavra-chaves: ESTÁGIO SUPERVISIONADO, LITERATURA, SALA DE AULA Comunicação Oral (CO) GD06 - Formação de Professores
"2017-11-27 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 31318
    "edicao_id" => 71
    "trabalho_id" => 612
    "inscrito_id" => 139
    "titulo" => "O PRECONCEITO RACIAL COMO TEMÁTICA PARA A LEITURA E COMPREENSÃO EM UMA TURMA DE EJA"
    "resumo" => "Ao estagiarmos em uma escola estadual da cidade de Campina Grande-PB, percebemos, pelo pouco tempo que estivemos lá, que aqueles jovens têm um potencial para estudar e crescer. O estágio é um momento de descobertas e de colocar em prática teorias que fundamentam nossos estudos e nos acompanham em nossa trajetória acadêmica desde as primeiras disciplinas que nos foram disponibilizadas durante a graduação. Nesse sentido, nosso objetivo neste trabalho é demonstrar um pouco de nossa experiência com o estágio supervisionado no Ensino Fundamental em literatura. Tendo em vista que o mesmo nos permitiu adquirir conhecimentos e atitudes em relação à profissão que escolhemos exercer, nos possibilitando também perceber que ao assumirmos o lugar de "professor" nos exigiu bem mais do que deter uma elevada gama de conhecimentos acerca de determinados conteúdos, pois optamos por trabalhar a temática do preconceito racial a partir da literatura. Buscando fundamentar o nosso trabalho em sala de aula e consequentemente exercê-lo de forma que contribuísse para o efetivo aprendizado dos alunos no levante à literatura, organizamos atividades à luz de teóricos como COSSON (2014). O autor expõe em seus textos a importância da literatura como instrumento de reflexão, desde que ela seja utilizada de maneira adequada, pois a leitura literária requer uma preparação, uma antecipação, que só pode ocorrer se o professor conduzir e favorecer o processo de leitura como um todo. Leituras como Negrinha e Pixaim, de Monteiro Lobato e Cristiane Sobral, respectivamente, foram nosso foco no estágio e nos possibilitaram amplas discussões acerca da temática do negro na nossa sociedade."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GD06 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "ESTÁGIO SUPERVISIONADO, LITERATURA, SALA DE AULA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV077_MD1_SA3_ID139_14092017222856.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:17"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:14:57"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CLAUDENICE DA SILVA SOUZA"
    "autor_nome_curto" => "CLAUDENICE SOUZ"
    "autor_email" => "clau909silva@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-coprecis"
    "edicao_nome" => "Anais COPRECIS"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Práticas Educativas"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/coprecis/2017"
    "edicao_logo" => "5e49f728debba_16022020231504.png"
    "edicao_capa" => "5f18536d5fca6_22072020115541.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-11-27 23:00:00"
    "publicacao_id" => 45
    "publicacao_nome" => "Anais COPRECIS"
    "publicacao_codigo" => "2594-7885"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 31318
    "edicao_id" => 71
    "trabalho_id" => 612
    "inscrito_id" => 139
    "titulo" => "O PRECONCEITO RACIAL COMO TEMÁTICA PARA A LEITURA E COMPREENSÃO EM UMA TURMA DE EJA"
    "resumo" => "Ao estagiarmos em uma escola estadual da cidade de Campina Grande-PB, percebemos, pelo pouco tempo que estivemos lá, que aqueles jovens têm um potencial para estudar e crescer. O estágio é um momento de descobertas e de colocar em prática teorias que fundamentam nossos estudos e nos acompanham em nossa trajetória acadêmica desde as primeiras disciplinas que nos foram disponibilizadas durante a graduação. Nesse sentido, nosso objetivo neste trabalho é demonstrar um pouco de nossa experiência com o estágio supervisionado no Ensino Fundamental em literatura. Tendo em vista que o mesmo nos permitiu adquirir conhecimentos e atitudes em relação à profissão que escolhemos exercer, nos possibilitando também perceber que ao assumirmos o lugar de "professor" nos exigiu bem mais do que deter uma elevada gama de conhecimentos acerca de determinados conteúdos, pois optamos por trabalhar a temática do preconceito racial a partir da literatura. Buscando fundamentar o nosso trabalho em sala de aula e consequentemente exercê-lo de forma que contribuísse para o efetivo aprendizado dos alunos no levante à literatura, organizamos atividades à luz de teóricos como COSSON (2014). O autor expõe em seus textos a importância da literatura como instrumento de reflexão, desde que ela seja utilizada de maneira adequada, pois a leitura literária requer uma preparação, uma antecipação, que só pode ocorrer se o professor conduzir e favorecer o processo de leitura como um todo. Leituras como Negrinha e Pixaim, de Monteiro Lobato e Cristiane Sobral, respectivamente, foram nosso foco no estágio e nos possibilitaram amplas discussões acerca da temática do negro na nossa sociedade."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GD06 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "ESTÁGIO SUPERVISIONADO, LITERATURA, SALA DE AULA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV077_MD1_SA3_ID139_14092017222856.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:17"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:14:57"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CLAUDENICE DA SILVA SOUZA"
    "autor_nome_curto" => "CLAUDENICE SOUZ"
    "autor_email" => "clau909silva@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-coprecis"
    "edicao_nome" => "Anais COPRECIS"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Práticas Educativas"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/coprecis/2017"
    "edicao_logo" => "5e49f728debba_16022020231504.png"
    "edicao_capa" => "5f18536d5fca6_22072020115541.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-11-27 23:00:00"
    "publicacao_id" => 45
    "publicacao_nome" => "Anais COPRECIS"
    "publicacao_codigo" => "2594-7885"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 27 de novembro de 2017

Resumo

Ao estagiarmos em uma escola estadual da cidade de Campina Grande-PB, percebemos, pelo pouco tempo que estivemos lá, que aqueles jovens têm um potencial para estudar e crescer. O estágio é um momento de descobertas e de colocar em prática teorias que fundamentam nossos estudos e nos acompanham em nossa trajetória acadêmica desde as primeiras disciplinas que nos foram disponibilizadas durante a graduação. Nesse sentido, nosso objetivo neste trabalho é demonstrar um pouco de nossa experiência com o estágio supervisionado no Ensino Fundamental em literatura. Tendo em vista que o mesmo nos permitiu adquirir conhecimentos e atitudes em relação à profissão que escolhemos exercer, nos possibilitando também perceber que ao assumirmos o lugar de "professor" nos exigiu bem mais do que deter uma elevada gama de conhecimentos acerca de determinados conteúdos, pois optamos por trabalhar a temática do preconceito racial a partir da literatura. Buscando fundamentar o nosso trabalho em sala de aula e consequentemente exercê-lo de forma que contribuísse para o efetivo aprendizado dos alunos no levante à literatura, organizamos atividades à luz de teóricos como COSSON (2014). O autor expõe em seus textos a importância da literatura como instrumento de reflexão, desde que ela seja utilizada de maneira adequada, pois a leitura literária requer uma preparação, uma antecipação, que só pode ocorrer se o professor conduzir e favorecer o processo de leitura como um todo. Leituras como Negrinha e Pixaim, de Monteiro Lobato e Cristiane Sobral, respectivamente, foram nosso foco no estágio e nos possibilitaram amplas discussões acerca da temática do negro na nossa sociedade.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.