Artigo Anais COPRECIS

ANAIS de Evento

ISSN: 2594-7885

INFLEXIBILIDADE, RIGIDEZ, UNIDADE E TRISTEZA: UMA VISÃO CONTEMPORÂNEA SOBRE A ESCOLA.

Palavra-chaves: EDUCAÇAO, CURRICULO, MEMÓRIA Comunicação Oral (CO) GD06 - Formação de Professores
"2017-11-27 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 31250
    "edicao_id" => 71
    "trabalho_id" => 282
    "inscrito_id" => 454
    "titulo" => "INFLEXIBILIDADE, RIGIDEZ, UNIDADE E TRISTEZA: UMA VISÃO CONTEMPORÂNEA SOBRE A ESCOLA."
    "resumo" => "O presente texto tem como objetivo  apresentar parte do trabalho de PIBIC-UEPB- 20162017, orientado pela professora doutora : Ofélia maria de Barros, intitulado: “A educação entristecida: a escola por seus protagonistas professores (as) e alunos (as)”, aqui faremos algumas observações referente ao subprojeto: “escolas e currículo: o que pensa o professor (a)”, onde procura-se entender através do discurso dos professores as relações estabelecidas entre estes sujeitos protagonistas do cotidiano escolar  a própria instituição “escola” e os currículos, onde têm-se em  pauta a critica as  instituições modernas que vem trazer as ideias iluministas de igualdade e universalidade, essa filosofia iluminista que está profundamente e terrivelmente amarrada a escola onde a negação da diferença reflete diretamente nos currículos que as escolas adotam, onde a discussão das subjetividades e diferenças simplesmente não existe. Através da utilização da técnica e método de pesquisa baseado na oralidade, a história oral, a análise foi pautada no estudo dos discursos dos professores com relação a escola. Foram entrevistados (a) 10 professores (as) que lecionam ou que já lecionaram, foi elaborado conforme o projeto se desenvolvia, um roteiro que serviu como instrumento de direção para as questões a serem levantadas. Foi estabelecido o diálogo as pesquisas do historiador Durval Muniz que vem dar sustentação para o trabalho com memória e história, utilizou-se de conceitos tais como: Memoria individual; memória coletiva; memória histórica; história; e compreendendo que os interlocutores não trazem nenhuma verdade senão a sua, ou seja, que foi construída, para o trabalho com as fontes. Em síntese observasse que na atualidade os currículos são ainda fechados para discussões; professores que não estão satisfeitos veem a família desestruturada ora a culpa é dos alunos, ora da família, hora do próprio sistemas de ensino."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GD06 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇAO, CURRICULO, MEMÓRIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV077_MD1_SA6_ID454_15082017131643.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:17"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:14:57"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CÉZAR DA SILVA FERREIRA"
    "autor_nome_curto" => "CÉZAR FERREIRA "
    "autor_email" => "cezarferreira122009@gmail"
    "autor_ies" => "0000"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-coprecis"
    "edicao_nome" => "Anais COPRECIS"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Práticas Educativas"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/coprecis/2017"
    "edicao_logo" => "5e49f728debba_16022020231504.png"
    "edicao_capa" => "5f18536d5fca6_22072020115541.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-11-27 23:00:00"
    "publicacao_id" => 45
    "publicacao_nome" => "Anais COPRECIS"
    "publicacao_codigo" => "2594-7885"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 31250
    "edicao_id" => 71
    "trabalho_id" => 282
    "inscrito_id" => 454
    "titulo" => "INFLEXIBILIDADE, RIGIDEZ, UNIDADE E TRISTEZA: UMA VISÃO CONTEMPORÂNEA SOBRE A ESCOLA."
    "resumo" => "O presente texto tem como objetivo  apresentar parte do trabalho de PIBIC-UEPB- 20162017, orientado pela professora doutora : Ofélia maria de Barros, intitulado: “A educação entristecida: a escola por seus protagonistas professores (as) e alunos (as)”, aqui faremos algumas observações referente ao subprojeto: “escolas e currículo: o que pensa o professor (a)”, onde procura-se entender através do discurso dos professores as relações estabelecidas entre estes sujeitos protagonistas do cotidiano escolar  a própria instituição “escola” e os currículos, onde têm-se em  pauta a critica as  instituições modernas que vem trazer as ideias iluministas de igualdade e universalidade, essa filosofia iluminista que está profundamente e terrivelmente amarrada a escola onde a negação da diferença reflete diretamente nos currículos que as escolas adotam, onde a discussão das subjetividades e diferenças simplesmente não existe. Através da utilização da técnica e método de pesquisa baseado na oralidade, a história oral, a análise foi pautada no estudo dos discursos dos professores com relação a escola. Foram entrevistados (a) 10 professores (as) que lecionam ou que já lecionaram, foi elaborado conforme o projeto se desenvolvia, um roteiro que serviu como instrumento de direção para as questões a serem levantadas. Foi estabelecido o diálogo as pesquisas do historiador Durval Muniz que vem dar sustentação para o trabalho com memória e história, utilizou-se de conceitos tais como: Memoria individual; memória coletiva; memória histórica; história; e compreendendo que os interlocutores não trazem nenhuma verdade senão a sua, ou seja, que foi construída, para o trabalho com as fontes. Em síntese observasse que na atualidade os currículos são ainda fechados para discussões; professores que não estão satisfeitos veem a família desestruturada ora a culpa é dos alunos, ora da família, hora do próprio sistemas de ensino."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GD06 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇAO, CURRICULO, MEMÓRIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV077_MD1_SA6_ID454_15082017131643.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:17"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:14:57"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CÉZAR DA SILVA FERREIRA"
    "autor_nome_curto" => "CÉZAR FERREIRA "
    "autor_email" => "cezarferreira122009@gmail"
    "autor_ies" => "0000"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-coprecis"
    "edicao_nome" => "Anais COPRECIS"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Práticas Educativas"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/coprecis/2017"
    "edicao_logo" => "5e49f728debba_16022020231504.png"
    "edicao_capa" => "5f18536d5fca6_22072020115541.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-11-27 23:00:00"
    "publicacao_id" => 45
    "publicacao_nome" => "Anais COPRECIS"
    "publicacao_codigo" => "2594-7885"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 27 de novembro de 2017

Resumo

O presente texto tem como objetivo apresentar parte do trabalho de PIBIC-UEPB- 20162017, orientado pela professora doutora : Ofélia maria de Barros, intitulado: “A educação entristecida: a escola por seus protagonistas professores (as) e alunos (as)”, aqui faremos algumas observações referente ao subprojeto: “escolas e currículo: o que pensa o professor (a)”, onde procura-se entender através do discurso dos professores as relações estabelecidas entre estes sujeitos protagonistas do cotidiano escolar a própria instituição “escola” e os currículos, onde têm-se em pauta a critica as instituições modernas que vem trazer as ideias iluministas de igualdade e universalidade, essa filosofia iluminista que está profundamente e terrivelmente amarrada a escola onde a negação da diferença reflete diretamente nos currículos que as escolas adotam, onde a discussão das subjetividades e diferenças simplesmente não existe. Através da utilização da técnica e método de pesquisa baseado na oralidade, a história oral, a análise foi pautada no estudo dos discursos dos professores com relação a escola. Foram entrevistados (a) 10 professores (as) que lecionam ou que já lecionaram, foi elaborado conforme o projeto se desenvolvia, um roteiro que serviu como instrumento de direção para as questões a serem levantadas. Foi estabelecido o diálogo as pesquisas do historiador Durval Muniz que vem dar sustentação para o trabalho com memória e história, utilizou-se de conceitos tais como: Memoria individual; memória coletiva; memória histórica; história; e compreendendo que os interlocutores não trazem nenhuma verdade senão a sua, ou seja, que foi construída, para o trabalho com as fontes. Em síntese observasse que na atualidade os currículos são ainda fechados para discussões; professores que não estão satisfeitos veem a família desestruturada ora a culpa é dos alunos, ora da família, hora do próprio sistemas de ensino.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.