Artigo Anais COPRECIS

ANAIS de Evento

ISSN: 2594-7885

DIFICULDADES APRESENTADAS POR ALUNOS DO 6º ANO AO RESOLVER PROBLEMAS

Palavra-chaves: APRENDIZAGEM MATEMÁTICA, DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM, RESOLUÇÃO DE PROBLEMA. Comunicação Oral (CO) GD17 - Educação Matemática: processos educativos
"2017-11-27 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 31152
    "edicao_id" => 71
    "trabalho_id" => 335
    "inscrito_id" => 185
    "titulo" => "DIFICULDADES APRESENTADAS POR ALUNOS DO 6º ANO AO RESOLVER PROBLEMAS"
    "resumo" => "Resumo: O domínio das operações básicas da Matemática é fundamental para a aprendizagem dos  conceitos matemáticos que vão se tornando abstratos à medida que os discentes avançam nos anos escolares.  Sendo assim, esse trabalho tem como objetivo apresentar resultados de uma pesquisa, monografia em andamento, realizada em uma turma do 6° ano do Ensino Fundamental de uma cidade  pública do sertão paraibano. Revela algumas dificuldades apresentadas por alunos dessa turma ao resolver problemas contendo algumas ideias das operações de Multiplicação e Divisão.  Um estudo de cunho qualitivo do tipo pesquisa-ação. Buscou-se apoio teórico a partir de Polya (1995), Onuchic (1999) dentre outros, os quais defendem o uso da metodologia Resolução de Problemas nas aulas de Matemática. Evidencia-se que os alunos, sujeitos da pesquisa, preocuparam-se em apresentar uma resposta aos problemas propostos sem refletir sobre, isto é, em sua maioria não interpreta a situação-problema, o que fez com que errasse quase todos os problemas que foram apresentados para serem resolvidos. Os dados também desvendam a falta de experiência com o ato de resolver problema, o que ocasionou em obstáculos na resolução. Assim, o estudo mostra que é preciso explorar com discentes algumas ideias das operações de Multiplicação e Divisão no contexto da resolução de problemas, oportunizando momentos de aprender matemática, nos quais os alunos atuem como sujeitos ativos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GD17 - Educação Matemática: processos educativos"
    "palavra_chave" => "APRENDIZAGEM MATEMÁTICA, DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM, RESOLUÇÃO DE PROBLEMA."
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV077_MD1_SA17_ID185_20082017141406.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:17"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:14:57"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSÉ MARCOS NASCIMENTO DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "JMARCOS"
    "autor_email" => "josemsbbol@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-coprecis"
    "edicao_nome" => "Anais COPRECIS"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Práticas Educativas"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/coprecis/2017"
    "edicao_logo" => "5e49f728debba_16022020231504.png"
    "edicao_capa" => "5f18536d5fca6_22072020115541.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-11-27 23:00:00"
    "publicacao_id" => 45
    "publicacao_nome" => "Anais COPRECIS"
    "publicacao_codigo" => "2594-7885"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 31152
    "edicao_id" => 71
    "trabalho_id" => 335
    "inscrito_id" => 185
    "titulo" => "DIFICULDADES APRESENTADAS POR ALUNOS DO 6º ANO AO RESOLVER PROBLEMAS"
    "resumo" => "Resumo: O domínio das operações básicas da Matemática é fundamental para a aprendizagem dos  conceitos matemáticos que vão se tornando abstratos à medida que os discentes avançam nos anos escolares.  Sendo assim, esse trabalho tem como objetivo apresentar resultados de uma pesquisa, monografia em andamento, realizada em uma turma do 6° ano do Ensino Fundamental de uma cidade  pública do sertão paraibano. Revela algumas dificuldades apresentadas por alunos dessa turma ao resolver problemas contendo algumas ideias das operações de Multiplicação e Divisão.  Um estudo de cunho qualitivo do tipo pesquisa-ação. Buscou-se apoio teórico a partir de Polya (1995), Onuchic (1999) dentre outros, os quais defendem o uso da metodologia Resolução de Problemas nas aulas de Matemática. Evidencia-se que os alunos, sujeitos da pesquisa, preocuparam-se em apresentar uma resposta aos problemas propostos sem refletir sobre, isto é, em sua maioria não interpreta a situação-problema, o que fez com que errasse quase todos os problemas que foram apresentados para serem resolvidos. Os dados também desvendam a falta de experiência com o ato de resolver problema, o que ocasionou em obstáculos na resolução. Assim, o estudo mostra que é preciso explorar com discentes algumas ideias das operações de Multiplicação e Divisão no contexto da resolução de problemas, oportunizando momentos de aprender matemática, nos quais os alunos atuem como sujeitos ativos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GD17 - Educação Matemática: processos educativos"
    "palavra_chave" => "APRENDIZAGEM MATEMÁTICA, DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM, RESOLUÇÃO DE PROBLEMA."
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV077_MD1_SA17_ID185_20082017141406.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:17"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:14:57"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSÉ MARCOS NASCIMENTO DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "JMARCOS"
    "autor_email" => "josemsbbol@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-coprecis"
    "edicao_nome" => "Anais COPRECIS"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Práticas Educativas"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/coprecis/2017"
    "edicao_logo" => "5e49f728debba_16022020231504.png"
    "edicao_capa" => "5f18536d5fca6_22072020115541.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-11-27 23:00:00"
    "publicacao_id" => 45
    "publicacao_nome" => "Anais COPRECIS"
    "publicacao_codigo" => "2594-7885"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 27 de novembro de 2017

Resumo

Resumo: O domínio das operações básicas da Matemática é fundamental para a aprendizagem dos conceitos matemáticos que vão se tornando abstratos à medida que os discentes avançam nos anos escolares. Sendo assim, esse trabalho tem como objetivo apresentar resultados de uma pesquisa, monografia em andamento, realizada em uma turma do 6° ano do Ensino Fundamental de uma cidade pública do sertão paraibano. Revela algumas dificuldades apresentadas por alunos dessa turma ao resolver problemas contendo algumas ideias das operações de Multiplicação e Divisão. Um estudo de cunho qualitivo do tipo pesquisa-ação. Buscou-se apoio teórico a partir de Polya (1995), Onuchic (1999) dentre outros, os quais defendem o uso da metodologia Resolução de Problemas nas aulas de Matemática. Evidencia-se que os alunos, sujeitos da pesquisa, preocuparam-se em apresentar uma resposta aos problemas propostos sem refletir sobre, isto é, em sua maioria não interpreta a situação-problema, o que fez com que errasse quase todos os problemas que foram apresentados para serem resolvidos. Os dados também desvendam a falta de experiência com o ato de resolver problema, o que ocasionou em obstáculos na resolução. Assim, o estudo mostra que é preciso explorar com discentes algumas ideias das operações de Multiplicação e Divisão no contexto da resolução de problemas, oportunizando momentos de aprender matemática, nos quais os alunos atuem como sujeitos ativos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.