Artigo Anais COPRECIS

ANAIS de Evento

ISSN: 2594-7885

AVALIAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL: CONCEPÇÕES E PRÁTICAS DE PROFESSORAS

Palavra-chaves: AVALIAÇÃO, EDUCAÇÃO INFANTIL, PERSPECTIVA E PRÁTICA DOCENTE Comunicação Oral (CO) GD03 - Ensino e práticas educativas
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Avaliar pode ser considerada uma ação indispensável à prática docente, visto que é através dela que se pode acompanhar processos de desenvolvimento e aprendizagem, bem como redimensionar o ensino, com vistas na sua qualidade. Porém, é uma ação caracterizada por um alto nível de complexidade, e por grandes desafios, independentemente do nível de ensino ou de educação. Na Educação Infantil, a avaliação não tem fins de promoção, no sentido desta representar uma condição de acesso da criança ao Ensino Fundamental, ela ocorre através do acompanhamento ao desenvolvimento e aprendizagem da criança. Considerando a importância desta ação na prática pedagógica da Educação Infantil, optamos por tomar como base discussão deste estudo perspectivas e práticas de docentes que atuam neste nível da educação. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, do tipo exploratória, realizada junto a professoras que atuam com crianças de 0 a 4 anos de idade, em turmas denominadas de sala do Maternal I, Maternal II e Infantil I, de numa instituição pública localizada no município de Juazeirinho-PB. Como instrumento de coleta de dados, fizemos uso de uma entrevista semi-estruturada e de observações às referidas turmas. Buscamos respaldo teórico em estudos realizados por Hoffmann (1998), (2003), (2005), (2009), Souza (2007); Godoi (2004), dentre outros. O estudo evidencia, dentre outros, a importância do registro no acompanhamento ao desenvolvimento e aprendizagem da criança, bem como a importância de práticas docentes significativas nas diversas situações do cotidiano. Concluímos, ressaltando que o presente estudo pode contribuir com o debate acerca da práticas docente na Educação Infantil, bem como a importância do uso de instrumentos avaliativos, os quais podem favorecer um melhor desempenho de tais práticas.Este artigo discute de forma breve sobre avaliação da aprendizagem ocorrida no âmbito escolar, mas busca aprofundar a discussão desta temática no âmbito da Educ" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GD03 - Ensino e práticas educativas" "palavra_chave" => "AVALIAÇÃO, EDUCAÇÃO INFANTIL, PERSPECTIVA E PRÁTICA DOCENTE" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV077_MD1_SA3_ID971_21082017213954.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:17" "updated_at" => "2020-06-10 12:14:57" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JUSCIARA LOURENÇO DA SILVA" "autor_nome_curto" => "JUSCIARA" "autor_email" => "juciara.juci@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-coprecis" "edicao_nome" => "Anais COPRECIS" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Práticas Educativas" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/coprecis/2017" "edicao_logo" => "5e49f728debba_16022020231504.png" "edicao_capa" => "5f18536d5fca6_22072020115541.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-11-27 23:00:00" "publicacao_id" => 45 "publicacao_nome" => "Anais COPRECIS" "publicacao_codigo" => "2594-7885" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 31113 "edicao_id" => 71 "trabalho_id" => 417 "inscrito_id" => 971 "titulo" => "AVALIAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL: CONCEPÇÕES E PRÁTICAS DE PROFESSORAS" "resumo" => "Este artigo discute de forma breve sobre avaliação da aprendizagem ocorrida no âmbito escolar, mas busca aprofundar a discussão desta temática no âmbito da Educação Infantil, a partir da escuta a professoras que atuam nesta etapa da Educação Básica. 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Publicado em 27 de novembro de 2017

Resumo

Este artigo discute de forma breve sobre avaliação da aprendizagem ocorrida no âmbito escolar, mas busca aprofundar a discussão desta temática no âmbito da Educação Infantil, a partir da escuta a professoras que atuam nesta etapa da Educação Básica. Avaliar pode ser considerada uma ação indispensável à prática docente, visto que é através dela que se pode acompanhar processos de desenvolvimento e aprendizagem, bem como redimensionar o ensino, com vistas na sua qualidade. Porém, é uma ação caracterizada por um alto nível de complexidade, e por grandes desafios, independentemente do nível de ensino ou de educação. Na Educação Infantil, a avaliação não tem fins de promoção, no sentido desta representar uma condição de acesso da criança ao Ensino Fundamental, ela ocorre através do acompanhamento ao desenvolvimento e aprendizagem da criança. Considerando a importância desta ação na prática pedagógica da Educação Infantil, optamos por tomar como base discussão deste estudo perspectivas e práticas de docentes que atuam neste nível da educação. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, do tipo exploratória, realizada junto a professoras que atuam com crianças de 0 a 4 anos de idade, em turmas denominadas de sala do Maternal I, Maternal II e Infantil I, de numa instituição pública localizada no município de Juazeirinho-PB. Como instrumento de coleta de dados, fizemos uso de uma entrevista semi-estruturada e de observações às referidas turmas. Buscamos respaldo teórico em estudos realizados por Hoffmann (1998), (2003), (2005), (2009), Souza (2007); Godoi (2004), dentre outros. O estudo evidencia, dentre outros, a importância do registro no acompanhamento ao desenvolvimento e aprendizagem da criança, bem como a importância de práticas docentes significativas nas diversas situações do cotidiano. Concluímos, ressaltando que o presente estudo pode contribuir com o debate acerca da práticas docente na Educação Infantil, bem como a importância do uso de instrumentos avaliativos, os quais podem favorecer um melhor desempenho de tais práticas.

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