Artigo Anais COPRECIS

ANAIS de Evento

ISSN: 2594-7885

AMARELINHA MATEMÁTICA: CONCEPÇÃO E APRESENTAÇÃO DO JOGO NA DISCIPLINA DE PRÁTICA DE ENSINO III

Palavra-chaves: AMARELINHA MATEMÁTICA, JOGOS, EDUCAÇÃO MATEMÁTICA Pôster (PO) GD17 - Educação Matemática: processos educativos
"2017-11-27 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 31079
    "edicao_id" => 71
    "trabalho_id" => 513
    "inscrito_id" => 1037
    "titulo" => "AMARELINHA MATEMÁTICA: CONCEPÇÃO E APRESENTAÇÃO DO JOGO NA DISCIPLINA DE PRÁTICA DE ENSINO III"
    "resumo" => """
      A Matemática é considerada por grande parte dos estudantes como uma disciplina de difícil compreensão. Um dos grandes desafios encontrados pelos professores e pesquisadores voltados à Educação Matemática é, sem dúvida, a necessidade de buscar constantemente por novas metodologias que sejam capazes de auxiliar no processo de ensino, trazendo aos estudantes uma aprendizagem significativa. É neste cenário que encontramos como uma possível alternativa a utilização dos jogos como instrumentos no processo de ensino-aprendizagem. Em momentos de brincadeira, observa-se o quanto as crianças ficam envolvidas com a atividade além de desenvolver suas capacidades de raciocínio e de questionar e resolver problemas. Levando em isto consideração, durante a disciplina de Prática de Ensino III – Filosofia da Matemática do Curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Regional do Cariri (URCA) da Unidade Descentralizada de Campos Sales foi proposto como atividade para os discentes a elaboração e confecção de jogos matemáticos, onde idealizamos o jogo da Amarelinha Matemática.\r\n
      O objetivo desse jogo é revisar as quatro operações de forma lúdica, tornando mais fácil e agradável o ensinar e aprender, agregando além do conhecimento matemático o raciocínio rápido, melhorando a coordenação motora, o relacionamento com o grupo e também o espírito competitivo.  Desta forma pensou-se na amarelinha para trabalhar esses conteúdos justamente por ser um jogo dinâmico e que nos dias atuais as crianças, os adolescentes e até mesmo os adultos não utilizam mais.\r\n
      O presente trabalho vem relatar como foi o trabalho de formulação e construção do jogo Amarelinha Matemática e a sua apresentação na Feira Regional de Jogos Matemáticos, promovida pela URCA nas cidades de Campos Sales, Araripe e Salitre, localizadas na Região Cariri Oeste do Ceará.
      """
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GD17 - Educação Matemática: processos educativos"
    "palavra_chave" => "AMARELINHA MATEMÁTICA, JOGOS, EDUCAÇÃO MATEMÁTICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV077_MD4_SA17_ID1037_05092017181735.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:16"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:14:57"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FRANCISCA TUANNY APARECIDA DE SOUZA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "TUANNY SILVA"
    "autor_email" => "tuanny.bio@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI - URCA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-coprecis"
    "edicao_nome" => "Anais COPRECIS"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Práticas Educativas"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/coprecis/2017"
    "edicao_logo" => "5e49f728debba_16022020231504.png"
    "edicao_capa" => "5f18536d5fca6_22072020115541.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-11-27 23:00:00"
    "publicacao_id" => 45
    "publicacao_nome" => "Anais COPRECIS"
    "publicacao_codigo" => "2594-7885"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 31079
    "edicao_id" => 71
    "trabalho_id" => 513
    "inscrito_id" => 1037
    "titulo" => "AMARELINHA MATEMÁTICA: CONCEPÇÃO E APRESENTAÇÃO DO JOGO NA DISCIPLINA DE PRÁTICA DE ENSINO III"
    "resumo" => """
      A Matemática é considerada por grande parte dos estudantes como uma disciplina de difícil compreensão. Um dos grandes desafios encontrados pelos professores e pesquisadores voltados à Educação Matemática é, sem dúvida, a necessidade de buscar constantemente por novas metodologias que sejam capazes de auxiliar no processo de ensino, trazendo aos estudantes uma aprendizagem significativa. É neste cenário que encontramos como uma possível alternativa a utilização dos jogos como instrumentos no processo de ensino-aprendizagem. Em momentos de brincadeira, observa-se o quanto as crianças ficam envolvidas com a atividade além de desenvolver suas capacidades de raciocínio e de questionar e resolver problemas. Levando em isto consideração, durante a disciplina de Prática de Ensino III – Filosofia da Matemática do Curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Regional do Cariri (URCA) da Unidade Descentralizada de Campos Sales foi proposto como atividade para os discentes a elaboração e confecção de jogos matemáticos, onde idealizamos o jogo da Amarelinha Matemática.\r\n
      O objetivo desse jogo é revisar as quatro operações de forma lúdica, tornando mais fácil e agradável o ensinar e aprender, agregando além do conhecimento matemático o raciocínio rápido, melhorando a coordenação motora, o relacionamento com o grupo e também o espírito competitivo.  Desta forma pensou-se na amarelinha para trabalhar esses conteúdos justamente por ser um jogo dinâmico e que nos dias atuais as crianças, os adolescentes e até mesmo os adultos não utilizam mais.\r\n
      O presente trabalho vem relatar como foi o trabalho de formulação e construção do jogo Amarelinha Matemática e a sua apresentação na Feira Regional de Jogos Matemáticos, promovida pela URCA nas cidades de Campos Sales, Araripe e Salitre, localizadas na Região Cariri Oeste do Ceará.
      """
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GD17 - Educação Matemática: processos educativos"
    "palavra_chave" => "AMARELINHA MATEMÁTICA, JOGOS, EDUCAÇÃO MATEMÁTICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV077_MD4_SA17_ID1037_05092017181735.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:16"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:14:57"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FRANCISCA TUANNY APARECIDA DE SOUZA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "TUANNY SILVA"
    "autor_email" => "tuanny.bio@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI - URCA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-coprecis"
    "edicao_nome" => "Anais COPRECIS"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Práticas Educativas"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/coprecis/2017"
    "edicao_logo" => "5e49f728debba_16022020231504.png"
    "edicao_capa" => "5f18536d5fca6_22072020115541.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-11-27 23:00:00"
    "publicacao_id" => 45
    "publicacao_nome" => "Anais COPRECIS"
    "publicacao_codigo" => "2594-7885"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 27 de novembro de 2017

Resumo

A Matemática é considerada por grande parte dos estudantes como uma disciplina de difícil compreensão. Um dos grandes desafios encontrados pelos professores e pesquisadores voltados à Educação Matemática é, sem dúvida, a necessidade de buscar constantemente por novas metodologias que sejam capazes de auxiliar no processo de ensino, trazendo aos estudantes uma aprendizagem significativa. É neste cenário que encontramos como uma possível alternativa a utilização dos jogos como instrumentos no processo de ensino-aprendizagem. Em momentos de brincadeira, observa-se o quanto as crianças ficam envolvidas com a atividade além de desenvolver suas capacidades de raciocínio e de questionar e resolver problemas. Levando em isto consideração, durante a disciplina de Prática de Ensino III – Filosofia da Matemática do Curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Regional do Cariri (URCA) da Unidade Descentralizada de Campos Sales foi proposto como atividade para os discentes a elaboração e confecção de jogos matemáticos, onde idealizamos o jogo da Amarelinha Matemática. O objetivo desse jogo é revisar as quatro operações de forma lúdica, tornando mais fácil e agradável o ensinar e aprender, agregando além do conhecimento matemático o raciocínio rápido, melhorando a coordenação motora, o relacionamento com o grupo e também o espírito competitivo. Desta forma pensou-se na amarelinha para trabalhar esses conteúdos justamente por ser um jogo dinâmico e que nos dias atuais as crianças, os adolescentes e até mesmo os adultos não utilizam mais. O presente trabalho vem relatar como foi o trabalho de formulação e construção do jogo Amarelinha Matemática e a sua apresentação na Feira Regional de Jogos Matemáticos, promovida pela URCA nas cidades de Campos Sales, Araripe e Salitre, localizadas na Região Cariri Oeste do Ceará.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.