Artigo Anais COPRECIS

ANAIS de Evento

ISSN: 2594-7885

A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO/A DOCENTE NEGRO/A:REFLEXÕES A PARTIR DO COTIDIANO ESCOLAR

Palavra-chaves: DISCRIMINAÇÃO ÉTNICA RACIAL, PROFESSOR(A) NEGRO(A, DIVERSIDADE NA EDUCAÇÃO. Comunicação Oral (CO) GD01 - As Minorias Étnicas: novas abordagens e experiências culturais e históricas na educação
"2017-11-27 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 31045
    "edicao_id" => 71
    "trabalho_id" => 22
    "inscrito_id" => 304
    "titulo" => "A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO/A DOCENTE NEGRO/A:REFLEXÕES A PARTIR DO COTIDIANO ESCOLAR"
    "resumo" => "No Brasil, a educação travou diversos embates para consolidar-se como um meio de desenvolvimento institucional e colaborativo da sociedade e, através destes variados processos, o corpo estrutural da educação brasileira tomou diversos rumos. Pode-se citar, dentre estes rumos, a educação voltada para o ensino/aprendizagem das raízes Afro, e, conseguintemente a formação de docentes negros/as, assunto prioritário neste estudo. Esperou-se, portanto, compreender como no cotidiano do espaço escolar o(a) professor(a) negro(a) vive experiências de racismo, preconceito e discriminação. Por meio de um estudo descritivo/exploratório do tipo relato de experiência, pautado em entrevistas semiestruturadas com profissionais educadores negros e reflexões baseadas na literatura pertinente, fez-se a análise dos dados utilizando-se a metodologia de Análise de Discurso. Destarte, partindo-se do material discursivo analisado, desenvolveu-se uma reflexão sobre o ensino promovido por professores negros que trabalham na cidade de  Campina Grande - Paraíba, sob o título “DESVELANDO DESAFIOS DO DOCENTE NEGRO NO HOJE: uma profissão implexa em avaliação”. Conclui-se que faz-se mister refletir sobre tais assuntos para fazer do(a) docente negro(a) um dos atores principais do processo de conscientização/sensibilização dos jovens cidadãos do amanhã, fazendo, desta forma, no hoje, a diferença real em relação as discussões voltadas aos problemas étnico-raciais."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GD01 - As Minorias Étnicas: novas abordagens e experiências culturais e históricas na educação"
    "palavra_chave" => "DISCRIMINAÇÃO ÉTNICA RACIAL, PROFESSOR(A) NEGRO(A, DIVERSIDADE NA EDUCAÇÃO."
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV077_MD1_SA1_ID304_12072017145410.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:16"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:14:57"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JANEILDO SANTOS DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "JANEILDO"
    "autor_email" => "janeildopedagogo@hotmail."
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-coprecis"
    "edicao_nome" => "Anais COPRECIS"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Práticas Educativas"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/coprecis/2017"
    "edicao_logo" => "5e49f728debba_16022020231504.png"
    "edicao_capa" => "5f18536d5fca6_22072020115541.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-11-27 23:00:00"
    "publicacao_id" => 45
    "publicacao_nome" => "Anais COPRECIS"
    "publicacao_codigo" => "2594-7885"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 31045
    "edicao_id" => 71
    "trabalho_id" => 22
    "inscrito_id" => 304
    "titulo" => "A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO/A DOCENTE NEGRO/A:REFLEXÕES A PARTIR DO COTIDIANO ESCOLAR"
    "resumo" => "No Brasil, a educação travou diversos embates para consolidar-se como um meio de desenvolvimento institucional e colaborativo da sociedade e, através destes variados processos, o corpo estrutural da educação brasileira tomou diversos rumos. Pode-se citar, dentre estes rumos, a educação voltada para o ensino/aprendizagem das raízes Afro, e, conseguintemente a formação de docentes negros/as, assunto prioritário neste estudo. Esperou-se, portanto, compreender como no cotidiano do espaço escolar o(a) professor(a) negro(a) vive experiências de racismo, preconceito e discriminação. Por meio de um estudo descritivo/exploratório do tipo relato de experiência, pautado em entrevistas semiestruturadas com profissionais educadores negros e reflexões baseadas na literatura pertinente, fez-se a análise dos dados utilizando-se a metodologia de Análise de Discurso. Destarte, partindo-se do material discursivo analisado, desenvolveu-se uma reflexão sobre o ensino promovido por professores negros que trabalham na cidade de  Campina Grande - Paraíba, sob o título “DESVELANDO DESAFIOS DO DOCENTE NEGRO NO HOJE: uma profissão implexa em avaliação”. Conclui-se que faz-se mister refletir sobre tais assuntos para fazer do(a) docente negro(a) um dos atores principais do processo de conscientização/sensibilização dos jovens cidadãos do amanhã, fazendo, desta forma, no hoje, a diferença real em relação as discussões voltadas aos problemas étnico-raciais."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GD01 - As Minorias Étnicas: novas abordagens e experiências culturais e históricas na educação"
    "palavra_chave" => "DISCRIMINAÇÃO ÉTNICA RACIAL, PROFESSOR(A) NEGRO(A, DIVERSIDADE NA EDUCAÇÃO."
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV077_MD1_SA1_ID304_12072017145410.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:16"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:14:57"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JANEILDO SANTOS DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "JANEILDO"
    "autor_email" => "janeildopedagogo@hotmail."
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-coprecis"
    "edicao_nome" => "Anais COPRECIS"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Práticas Educativas"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/coprecis/2017"
    "edicao_logo" => "5e49f728debba_16022020231504.png"
    "edicao_capa" => "5f18536d5fca6_22072020115541.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-11-27 23:00:00"
    "publicacao_id" => 45
    "publicacao_nome" => "Anais COPRECIS"
    "publicacao_codigo" => "2594-7885"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 27 de novembro de 2017

Resumo

No Brasil, a educação travou diversos embates para consolidar-se como um meio de desenvolvimento institucional e colaborativo da sociedade e, através destes variados processos, o corpo estrutural da educação brasileira tomou diversos rumos. Pode-se citar, dentre estes rumos, a educação voltada para o ensino/aprendizagem das raízes Afro, e, conseguintemente a formação de docentes negros/as, assunto prioritário neste estudo. Esperou-se, portanto, compreender como no cotidiano do espaço escolar o(a) professor(a) negro(a) vive experiências de racismo, preconceito e discriminação. Por meio de um estudo descritivo/exploratório do tipo relato de experiência, pautado em entrevistas semiestruturadas com profissionais educadores negros e reflexões baseadas na literatura pertinente, fez-se a análise dos dados utilizando-se a metodologia de Análise de Discurso. Destarte, partindo-se do material discursivo analisado, desenvolveu-se uma reflexão sobre o ensino promovido por professores negros que trabalham na cidade de Campina Grande - Paraíba, sob o título “DESVELANDO DESAFIOS DO DOCENTE NEGRO NO HOJE: uma profissão implexa em avaliação”. Conclui-se que faz-se mister refletir sobre tais assuntos para fazer do(a) docente negro(a) um dos atores principais do processo de conscientização/sensibilização dos jovens cidadãos do amanhã, fazendo, desta forma, no hoje, a diferença real em relação as discussões voltadas aos problemas étnico-raciais.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.