Artigo Anais JORNADA RDL

ANAIS de Evento

ISSN: 2594-6854

LEITURA, INTERPRETAÇÃO E DEBATE DE CLÁSSICOS DA LITERATURA BRASILEIRA E UNIVERSAL COMO BASE METODOLÓGICA PARA O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE TEMÁTICAS HUMANAS INERENTES AO DIREITO

Palavra-chaves: ARTE, PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM, ENSINO JURÍDICO, CLÁSSICOS DA LITERATURA Comunicação Oral (CO) GT 06 - DIREITO, LITERATURA E TRANSFORMAÇÃO SOCIAL
"2017-06-08 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 30217
    "edicao_id" => 67
    "trabalho_id" => 29
    "inscrito_id" => 124
    "titulo" => "LEITURA, INTERPRETAÇÃO E DEBATE DE CLÁSSICOS DA LITERATURA BRASILEIRA E UNIVERSAL COMO BASE METODOLÓGICA PARA O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE TEMÁTICAS HUMANAS INERENTES AO DIREITO"
    "resumo" => "A leitura, interpretação e debate de Clássicos da Literatura Brasileira e Universal é requisito fundamental para o aprendizado do Direito. Isso porque se trata da presença da arte como um dos importantes fatores responsáveis pelo discernimento do mundo que nos rodeia, bem como da contribuição da literatura, brasileira e universal, com a apresentação de suas situações narrativas e poéticas carregadas de densidade social, filosófica, política, jurídica, econômica, cultural, enfim, de densidade sustentável, indispensáveis ao despertar do senso crítico do acadêmico de Direito. A leitura, interpretação e debate de clássicos da literatura cria uma base metodológica para o processo de ensino-aprendizagem do estudante, no sentido de: a) despertar o gosto pela leitura; b) exercitar a interpretação, indispensável para o fazer hermenêutico no Direito; c) debater questões universalizantes sobre o homem, muito presente nos clássicos literários nacionais e internacionais; d) analisar os casos literários, percebendo toda a relativização necessária para as situações apresentadas; e) refletir sobre a importância da tradição na vivência da modernidade, a fim de se poder conciliá-las em busca de uma solução mais justa para os casos; f) formar leitores críticos e atentos às diversidades do mundo nos tempo e nas sociedades; g) contemplar situações da vida humana por meio da pintura, escultura, música, dança e literatura, identificando as alusões literárias proporcionadas pelos artistas das mais variadas manifestações de realização da Arte; h) criar o prazer pela leitura e verdadeiros frequentadores da arte em geral; i) resgatar o encanto pelo conhecimento. O acadêmico do Direito, por meio da leitura sistemática de obras clássicas selecionadas previamente pelo critério de relação de proximidade com situações jurídicas é capaz de apresentar, de forma mais imediata, habilidades necessárias ao Direito, que farão toda a diferença no alcance das capacidades mais gerais de cada componente curricular jurídico. Para tanto, a metodologia de ensino nesse viés possibilita, ainda, uma abertura de maneira mais suave para as práticas das metodologias ativas em sala de aula, com a consequente fuga das aulas meramente expositivas a que tanto estamos tradicionalmente acostumados. Isso tem sido verificado em nosso Curso de Extensão sobre essa temática, com resultados marcantes na formação dos nossos futuros profissionais e na abertura das mentes para questões voltadas para o desenvolvimento sustentável de nossas gerações. Direito e Literatura juntos podem, assim, transformar a sociedade para a emancipação do ser humano em busca da felicidade."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 06 - DIREITO, LITERATURA E TRANSFORMAÇÃO SOCIAL"
    "palavra_chave" => "ARTE, PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM, ENSINO JURÍDICO, CLÁSSICOS DA LITERATURA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV084_MD1_SA6_ID124_23052017213749.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:16"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:48:03"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SHEYLLA TIBURTINO LACERDA DE ARAÚJO FONSÊCA"
    "autor_nome_curto" => "SHEYLLA LACERDA"
    "autor_email" => "sheylla10_e@hotmail.com"
    "autor_ies" => "CENTRO UNIVERSITÁRIO DE JOÃO PESSOA (UNIPÊ)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-jornada-rdl"
    "edicao_nome" => "Anais JORNADA RDL"
    "edicao_evento" => "Jornada Norte Nordeste de Direito e Literatura da RDL"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/jornada-rdl/2017"
    "edicao_logo" => "5e4d85336fc66_19022020155755.png"
    "edicao_capa" => "5f186f79ccdb3_22072020135521.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-06-08 00:00:00"
    "publicacao_id" => 41
    "publicacao_nome" => "Anais Jornada Norte Nordeste de Direito e Literatura da RDL"
    "publicacao_codigo" => "2594-6854"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 30217
    "edicao_id" => 67
    "trabalho_id" => 29
    "inscrito_id" => 124
    "titulo" => "LEITURA, INTERPRETAÇÃO E DEBATE DE CLÁSSICOS DA LITERATURA BRASILEIRA E UNIVERSAL COMO BASE METODOLÓGICA PARA O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE TEMÁTICAS HUMANAS INERENTES AO DIREITO"
    "resumo" => "A leitura, interpretação e debate de Clássicos da Literatura Brasileira e Universal é requisito fundamental para o aprendizado do Direito. Isso porque se trata da presença da arte como um dos importantes fatores responsáveis pelo discernimento do mundo que nos rodeia, bem como da contribuição da literatura, brasileira e universal, com a apresentação de suas situações narrativas e poéticas carregadas de densidade social, filosófica, política, jurídica, econômica, cultural, enfim, de densidade sustentável, indispensáveis ao despertar do senso crítico do acadêmico de Direito. A leitura, interpretação e debate de clássicos da literatura cria uma base metodológica para o processo de ensino-aprendizagem do estudante, no sentido de: a) despertar o gosto pela leitura; b) exercitar a interpretação, indispensável para o fazer hermenêutico no Direito; c) debater questões universalizantes sobre o homem, muito presente nos clássicos literários nacionais e internacionais; d) analisar os casos literários, percebendo toda a relativização necessária para as situações apresentadas; e) refletir sobre a importância da tradição na vivência da modernidade, a fim de se poder conciliá-las em busca de uma solução mais justa para os casos; f) formar leitores críticos e atentos às diversidades do mundo nos tempo e nas sociedades; g) contemplar situações da vida humana por meio da pintura, escultura, música, dança e literatura, identificando as alusões literárias proporcionadas pelos artistas das mais variadas manifestações de realização da Arte; h) criar o prazer pela leitura e verdadeiros frequentadores da arte em geral; i) resgatar o encanto pelo conhecimento. O acadêmico do Direito, por meio da leitura sistemática de obras clássicas selecionadas previamente pelo critério de relação de proximidade com situações jurídicas é capaz de apresentar, de forma mais imediata, habilidades necessárias ao Direito, que farão toda a diferença no alcance das capacidades mais gerais de cada componente curricular jurídico. Para tanto, a metodologia de ensino nesse viés possibilita, ainda, uma abertura de maneira mais suave para as práticas das metodologias ativas em sala de aula, com a consequente fuga das aulas meramente expositivas a que tanto estamos tradicionalmente acostumados. Isso tem sido verificado em nosso Curso de Extensão sobre essa temática, com resultados marcantes na formação dos nossos futuros profissionais e na abertura das mentes para questões voltadas para o desenvolvimento sustentável de nossas gerações. Direito e Literatura juntos podem, assim, transformar a sociedade para a emancipação do ser humano em busca da felicidade."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 06 - DIREITO, LITERATURA E TRANSFORMAÇÃO SOCIAL"
    "palavra_chave" => "ARTE, PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM, ENSINO JURÍDICO, CLÁSSICOS DA LITERATURA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV084_MD1_SA6_ID124_23052017213749.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:16"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:48:03"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SHEYLLA TIBURTINO LACERDA DE ARAÚJO FONSÊCA"
    "autor_nome_curto" => "SHEYLLA LACERDA"
    "autor_email" => "sheylla10_e@hotmail.com"
    "autor_ies" => "CENTRO UNIVERSITÁRIO DE JOÃO PESSOA (UNIPÊ)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-jornada-rdl"
    "edicao_nome" => "Anais JORNADA RDL"
    "edicao_evento" => "Jornada Norte Nordeste de Direito e Literatura da RDL"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/jornada-rdl/2017"
    "edicao_logo" => "5e4d85336fc66_19022020155755.png"
    "edicao_capa" => "5f186f79ccdb3_22072020135521.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-06-08 00:00:00"
    "publicacao_id" => 41
    "publicacao_nome" => "Anais Jornada Norte Nordeste de Direito e Literatura da RDL"
    "publicacao_codigo" => "2594-6854"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de junho de 2017

Resumo

A leitura, interpretação e debate de Clássicos da Literatura Brasileira e Universal é requisito fundamental para o aprendizado do Direito. Isso porque se trata da presença da arte como um dos importantes fatores responsáveis pelo discernimento do mundo que nos rodeia, bem como da contribuição da literatura, brasileira e universal, com a apresentação de suas situações narrativas e poéticas carregadas de densidade social, filosófica, política, jurídica, econômica, cultural, enfim, de densidade sustentável, indispensáveis ao despertar do senso crítico do acadêmico de Direito. A leitura, interpretação e debate de clássicos da literatura cria uma base metodológica para o processo de ensino-aprendizagem do estudante, no sentido de: a) despertar o gosto pela leitura; b) exercitar a interpretação, indispensável para o fazer hermenêutico no Direito; c) debater questões universalizantes sobre o homem, muito presente nos clássicos literários nacionais e internacionais; d) analisar os casos literários, percebendo toda a relativização necessária para as situações apresentadas; e) refletir sobre a importância da tradição na vivência da modernidade, a fim de se poder conciliá-las em busca de uma solução mais justa para os casos; f) formar leitores críticos e atentos às diversidades do mundo nos tempo e nas sociedades; g) contemplar situações da vida humana por meio da pintura, escultura, música, dança e literatura, identificando as alusões literárias proporcionadas pelos artistas das mais variadas manifestações de realização da Arte; h) criar o prazer pela leitura e verdadeiros frequentadores da arte em geral; i) resgatar o encanto pelo conhecimento. O acadêmico do Direito, por meio da leitura sistemática de obras clássicas selecionadas previamente pelo critério de relação de proximidade com situações jurídicas é capaz de apresentar, de forma mais imediata, habilidades necessárias ao Direito, que farão toda a diferença no alcance das capacidades mais gerais de cada componente curricular jurídico. Para tanto, a metodologia de ensino nesse viés possibilita, ainda, uma abertura de maneira mais suave para as práticas das metodologias ativas em sala de aula, com a consequente fuga das aulas meramente expositivas a que tanto estamos tradicionalmente acostumados. Isso tem sido verificado em nosso Curso de Extensão sobre essa temática, com resultados marcantes na formação dos nossos futuros profissionais e na abertura das mentes para questões voltadas para o desenvolvimento sustentável de nossas gerações. Direito e Literatura juntos podem, assim, transformar a sociedade para a emancipação do ser humano em busca da felicidade.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.