Artigo Anais do X Congresso Internacional de Educação Fisica e Motricidade Humana e XVI Simpósio Paulista de Educação Física

ANAIS de Evento

ISSN: 2527-2268

TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: UM CURSO DE FORMAÇÃO PARA PROFESSORES DA REDE PÚBLICA

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR, TECNOLOGIAS E EDUCAÇÃO, FORMAÇÃO DE PROFESSORES Comunicação Oral (CO) AT03 - EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR; FORMAÇÃO PROFISSIONAL
"2017-06-15 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 30141
    "edicao_id" => 61
    "trabalho_id" => 420
    "inscrito_id" => 54
    "titulo" => "TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: UM CURSO DE FORMAÇÃO PARA PROFESSORES DA REDE PÚBLICA"
    "resumo" => "O objetivo deste trabalho é analisar o processo de formação em serviço de professores da rede pública (municipal e estadual) de Educação Física para o uso das TIC enquanto recurso didático nas aulas desta disciplina. Esta pesquisa foi delineada a partir dos pressupostos da pesquisa qualitativa. A pesquisadora ministrou um curso observando o processo de formação em serviço dos professores participantes em relação aos conhecimentos e usos das TIC. O curso foi intitulado “Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação Física escolar”, sendo desenvolvido em três etapas: 1. Elaboração do curso; 2.  O curso propriamente dito; 3. Avaliação. O diário de campo das aulas do curso ministrado, o questionário avaliativo e o relato de experiência de cada um dos participantes foram analisados a partir da análise de conteúdo, definindo-se 3 categorias. A) Curso: O curso foi estruturado em três módulos e foi avaliação pelos participantes após o quinto encontro por meio de um questionário elaborado no Google Formulários, no qual foi atribuído ao curso a nota 4 por 77,80% dos participantes e duas notas 5 (nota máxima). Os participantes justificaram as notas indicando os pontos importantes para revisão. B) Uso das tecnologias: Percebeu-se que as opiniões dos participantes sobre as tecnologias foram se modificando. A aprendizagem técnica, o aumento da confiança no uso, o conhecimento de novas tecnologias e suas possibilidades pedagógicas na Educação Física, foram pontos que modificaram suas práticas. Os mesmos acreditam que o curso auxiliará na incorporação das TIC no seu cotidiano escolar. C) Dificuldades e superação: eles apontaram como dificuldade os entraves vivenciados na escola, a falta de estrutura e de recursos tecnológicos, o baixo incentivo a atualização profissional, a carência de tempo para elaborar aula com as TIC e cursar capacitações, entre outros. Foi possível identificar que o curso proporcionou segurança, novas possibilidades e motivação para o uso das TIC pelos participantes em suas aulas futuras. Considera-se que o curso “Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação Física escolar”, apesar das dificuldades, proporcionou vivências e benefícios significativos, de ordem pessoal e/ou profissional, na formação dos participantes, atingindo direta ou indiretamente os outros professores que atuam no mesmo contexto escolar."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT03 - EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR; FORMAÇÃO PROFISSIONAL"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR, TECNOLOGIAS E EDUCAÇÃO, FORMAÇÃO DE PROFESSORES"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV083_MD1_SA3_ID54_EXT_23042017215720.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:16"
    "updated_at" => "2020-06-09 18:23:09"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ALINE FERNANDA FERREIRA"
    "autor_nome_curto" => "ALINE FERNANDA"
    "autor_email" => "alinandafe@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-x-ciefmh"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Internacional de Educação Fisica e Motricidade Humana e XVI Simpósio Paulista de Educação Física"
    "edicao_evento" => "X Congresso Internacional de Educação Física e Motricidade Humana e XVI Simpósio Paulista de Educação Física"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/ciefmh/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a1c2174ebb_17022020015249.png"
    "edicao_capa" => "5f182a9857128_22072020090128.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-06-15 00:00:00"
    "publicacao_id" => 37
    "publicacao_nome" => "Anais do CIEFMH"
    "publicacao_codigo" => "2527-2268"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 30141
    "edicao_id" => 61
    "trabalho_id" => 420
    "inscrito_id" => 54
    "titulo" => "TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: UM CURSO DE FORMAÇÃO PARA PROFESSORES DA REDE PÚBLICA"
    "resumo" => "O objetivo deste trabalho é analisar o processo de formação em serviço de professores da rede pública (municipal e estadual) de Educação Física para o uso das TIC enquanto recurso didático nas aulas desta disciplina. Esta pesquisa foi delineada a partir dos pressupostos da pesquisa qualitativa. A pesquisadora ministrou um curso observando o processo de formação em serviço dos professores participantes em relação aos conhecimentos e usos das TIC. O curso foi intitulado “Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação Física escolar”, sendo desenvolvido em três etapas: 1. Elaboração do curso; 2.  O curso propriamente dito; 3. Avaliação. O diário de campo das aulas do curso ministrado, o questionário avaliativo e o relato de experiência de cada um dos participantes foram analisados a partir da análise de conteúdo, definindo-se 3 categorias. A) Curso: O curso foi estruturado em três módulos e foi avaliação pelos participantes após o quinto encontro por meio de um questionário elaborado no Google Formulários, no qual foi atribuído ao curso a nota 4 por 77,80% dos participantes e duas notas 5 (nota máxima). Os participantes justificaram as notas indicando os pontos importantes para revisão. B) Uso das tecnologias: Percebeu-se que as opiniões dos participantes sobre as tecnologias foram se modificando. A aprendizagem técnica, o aumento da confiança no uso, o conhecimento de novas tecnologias e suas possibilidades pedagógicas na Educação Física, foram pontos que modificaram suas práticas. Os mesmos acreditam que o curso auxiliará na incorporação das TIC no seu cotidiano escolar. C) Dificuldades e superação: eles apontaram como dificuldade os entraves vivenciados na escola, a falta de estrutura e de recursos tecnológicos, o baixo incentivo a atualização profissional, a carência de tempo para elaborar aula com as TIC e cursar capacitações, entre outros. Foi possível identificar que o curso proporcionou segurança, novas possibilidades e motivação para o uso das TIC pelos participantes em suas aulas futuras. Considera-se que o curso “Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação Física escolar”, apesar das dificuldades, proporcionou vivências e benefícios significativos, de ordem pessoal e/ou profissional, na formação dos participantes, atingindo direta ou indiretamente os outros professores que atuam no mesmo contexto escolar."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT03 - EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR; FORMAÇÃO PROFISSIONAL"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR, TECNOLOGIAS E EDUCAÇÃO, FORMAÇÃO DE PROFESSORES"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV083_MD1_SA3_ID54_EXT_23042017215720.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:16"
    "updated_at" => "2020-06-09 18:23:09"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ALINE FERNANDA FERREIRA"
    "autor_nome_curto" => "ALINE FERNANDA"
    "autor_email" => "alinandafe@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-x-ciefmh"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Internacional de Educação Fisica e Motricidade Humana e XVI Simpósio Paulista de Educação Física"
    "edicao_evento" => "X Congresso Internacional de Educação Física e Motricidade Humana e XVI Simpósio Paulista de Educação Física"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/ciefmh/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a1c2174ebb_17022020015249.png"
    "edicao_capa" => "5f182a9857128_22072020090128.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-06-15 00:00:00"
    "publicacao_id" => 37
    "publicacao_nome" => "Anais do CIEFMH"
    "publicacao_codigo" => "2527-2268"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 15 de junho de 2017

Resumo

O objetivo deste trabalho é analisar o processo de formação em serviço de professores da rede pública (municipal e estadual) de Educação Física para o uso das TIC enquanto recurso didático nas aulas desta disciplina. Esta pesquisa foi delineada a partir dos pressupostos da pesquisa qualitativa. A pesquisadora ministrou um curso observando o processo de formação em serviço dos professores participantes em relação aos conhecimentos e usos das TIC. O curso foi intitulado “Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação Física escolar”, sendo desenvolvido em três etapas: 1. Elaboração do curso; 2. O curso propriamente dito; 3. Avaliação. O diário de campo das aulas do curso ministrado, o questionário avaliativo e o relato de experiência de cada um dos participantes foram analisados a partir da análise de conteúdo, definindo-se 3 categorias. A) Curso: O curso foi estruturado em três módulos e foi avaliação pelos participantes após o quinto encontro por meio de um questionário elaborado no Google Formulários, no qual foi atribuído ao curso a nota 4 por 77,80% dos participantes e duas notas 5 (nota máxima). Os participantes justificaram as notas indicando os pontos importantes para revisão. B) Uso das tecnologias: Percebeu-se que as opiniões dos participantes sobre as tecnologias foram se modificando. A aprendizagem técnica, o aumento da confiança no uso, o conhecimento de novas tecnologias e suas possibilidades pedagógicas na Educação Física, foram pontos que modificaram suas práticas. Os mesmos acreditam que o curso auxiliará na incorporação das TIC no seu cotidiano escolar. C) Dificuldades e superação: eles apontaram como dificuldade os entraves vivenciados na escola, a falta de estrutura e de recursos tecnológicos, o baixo incentivo a atualização profissional, a carência de tempo para elaborar aula com as TIC e cursar capacitações, entre outros. Foi possível identificar que o curso proporcionou segurança, novas possibilidades e motivação para o uso das TIC pelos participantes em suas aulas futuras. Considera-se que o curso “Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação Física escolar”, apesar das dificuldades, proporcionou vivências e benefícios significativos, de ordem pessoal e/ou profissional, na formação dos participantes, atingindo direta ou indiretamente os outros professores que atuam no mesmo contexto escolar.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.