Artigo Anais do X Congresso Internacional de Educação Fisica e Motricidade Humana e XVI Simpósio Paulista de Educação Física

ANAIS de Evento

ISSN: 2527-2268

TECNOLOGIA COMO RECURSO DIDÁTICO E AVALIATIVO: O ESTADO DA ARTE

Palavra-chaves: TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO, EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR, ESTADO DA ARTE Comunicação Oral (CO) AT03 - EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR; FORMAÇÃO PROFISSIONAL
"2017-06-15 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 30140
    "edicao_id" => 61
    "trabalho_id" => 8
    "inscrito_id" => 54
    "titulo" => "TECNOLOGIA COMO RECURSO DIDÁTICO E AVALIATIVO: O ESTADO DA ARTE"
    "resumo" => "As Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) estão presentes no cotidiano, no trabalho, na saúde, no lazer, e especificamente, no âmbito educacional, existem diversas discussões, com argumentos prós e contras sobre sua inserção. Diante deste panorama realizou-se um estado da arte para identificar: quais são os estudos e as práticas pedagógicas significativas realizadas com os recursos tecnológicos; que tipo de uso é feito deles; em qual nível educacional são mais utilizados; e se há ou não mudanças metodológicas e curriculares para seu uso. Assim, o objetivo deste estudo foi pesquisar e discutir as informações advindas das publicações acadêmico-científicas referente ao uso das TIC como recurso didático e avaliativo nos últimos 11 anos (2005-2015) analisando-as à luz da tipologia proposta por Coll, Mauri e Onrubia (2010), a fim de ampliar o conhecimento sobre o tema e traçar o estado da arte. Para tal, foram selecionados periódicos nacionais em versão online, reconhecidos e avaliados pelo Qualis Periódicos da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) na área de Educação e classificados com estrato A1 e A2. Estes também deveriam apresentar avaliação na área de Educação Física sendo classificado em qualquer estrato. Atenderam a estes critérios doze revistas, sendo quatro A1 e oito A2. Nestas foram acessadas 4987 publicações e em 415 documentos os termos tecnologia, mídia, TIC, virtual e digital se apresentaram como tema central da discussão. Estes foram agrupados, de acordo com temas de pesquisa comuns, em oito categorias temáticas, sendo uma delas apresentada e discutida neste estudo: “Tecnologia como recurso didático e avaliativo”. Verificou-se que estas publicações apresentam um número maior de pesquisas sobre os usos das tecnologias como mediadoras das atividades de ensino e aprendizagem desenvolvidas conjuntamente por professores e alunos, caracterizando o tipo de uso 4. Especificamente, no campo da Educação Física, não houve grande expressividade identificando quatro estudos que utilizaram as TIC para o ensino dos conteúdos da cultura corporal e um que discutiu sobre a baixa utilização das tecnologias na disciplina. Por fim, identificou-se diferentes iniciativas e práticas para o uso das TIC no âmbito educacional com diversas finalidades, ampliando as possibilidades de uso pelos alunos e professores. Conhecer estes tipos de usos propostos por Coll, Mauri e Onrubia (2010) e identifica-los em trabalhos científicos permitiu uma ampliação dos olhares sobre a utilização das tecnologias no ambiente educacional."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT03 - EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR; FORMAÇÃO PROFISSIONAL"
    "palavra_chave" => "TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO, EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR, ESTADO DA ARTE"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV083_MD1_SA3_ID54_EXT_04042017110257.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:16"
    "updated_at" => "2020-06-09 18:23:09"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ALINE FERNANDA FERREIRA"
    "autor_nome_curto" => "ALINE FERNANDA"
    "autor_email" => "alinandafe@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-x-ciefmh"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Internacional de Educação Fisica e Motricidade Humana e XVI Simpósio Paulista de Educação Física"
    "edicao_evento" => "X Congresso Internacional de Educação Física e Motricidade Humana e XVI Simpósio Paulista de Educação Física"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/ciefmh/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a1c2174ebb_17022020015249.png"
    "edicao_capa" => "5f182a9857128_22072020090128.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-06-15 00:00:00"
    "publicacao_id" => 37
    "publicacao_nome" => "Anais do CIEFMH"
    "publicacao_codigo" => "2527-2268"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 30140
    "edicao_id" => 61
    "trabalho_id" => 8
    "inscrito_id" => 54
    "titulo" => "TECNOLOGIA COMO RECURSO DIDÁTICO E AVALIATIVO: O ESTADO DA ARTE"
    "resumo" => "As Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) estão presentes no cotidiano, no trabalho, na saúde, no lazer, e especificamente, no âmbito educacional, existem diversas discussões, com argumentos prós e contras sobre sua inserção. Diante deste panorama realizou-se um estado da arte para identificar: quais são os estudos e as práticas pedagógicas significativas realizadas com os recursos tecnológicos; que tipo de uso é feito deles; em qual nível educacional são mais utilizados; e se há ou não mudanças metodológicas e curriculares para seu uso. Assim, o objetivo deste estudo foi pesquisar e discutir as informações advindas das publicações acadêmico-científicas referente ao uso das TIC como recurso didático e avaliativo nos últimos 11 anos (2005-2015) analisando-as à luz da tipologia proposta por Coll, Mauri e Onrubia (2010), a fim de ampliar o conhecimento sobre o tema e traçar o estado da arte. Para tal, foram selecionados periódicos nacionais em versão online, reconhecidos e avaliados pelo Qualis Periódicos da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) na área de Educação e classificados com estrato A1 e A2. Estes também deveriam apresentar avaliação na área de Educação Física sendo classificado em qualquer estrato. Atenderam a estes critérios doze revistas, sendo quatro A1 e oito A2. Nestas foram acessadas 4987 publicações e em 415 documentos os termos tecnologia, mídia, TIC, virtual e digital se apresentaram como tema central da discussão. Estes foram agrupados, de acordo com temas de pesquisa comuns, em oito categorias temáticas, sendo uma delas apresentada e discutida neste estudo: “Tecnologia como recurso didático e avaliativo”. Verificou-se que estas publicações apresentam um número maior de pesquisas sobre os usos das tecnologias como mediadoras das atividades de ensino e aprendizagem desenvolvidas conjuntamente por professores e alunos, caracterizando o tipo de uso 4. Especificamente, no campo da Educação Física, não houve grande expressividade identificando quatro estudos que utilizaram as TIC para o ensino dos conteúdos da cultura corporal e um que discutiu sobre a baixa utilização das tecnologias na disciplina. Por fim, identificou-se diferentes iniciativas e práticas para o uso das TIC no âmbito educacional com diversas finalidades, ampliando as possibilidades de uso pelos alunos e professores. Conhecer estes tipos de usos propostos por Coll, Mauri e Onrubia (2010) e identifica-los em trabalhos científicos permitiu uma ampliação dos olhares sobre a utilização das tecnologias no ambiente educacional."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT03 - EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR; FORMAÇÃO PROFISSIONAL"
    "palavra_chave" => "TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO, EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR, ESTADO DA ARTE"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV083_MD1_SA3_ID54_EXT_04042017110257.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:16"
    "updated_at" => "2020-06-09 18:23:09"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ALINE FERNANDA FERREIRA"
    "autor_nome_curto" => "ALINE FERNANDA"
    "autor_email" => "alinandafe@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-x-ciefmh"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Internacional de Educação Fisica e Motricidade Humana e XVI Simpósio Paulista de Educação Física"
    "edicao_evento" => "X Congresso Internacional de Educação Física e Motricidade Humana e XVI Simpósio Paulista de Educação Física"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/ciefmh/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a1c2174ebb_17022020015249.png"
    "edicao_capa" => "5f182a9857128_22072020090128.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-06-15 00:00:00"
    "publicacao_id" => 37
    "publicacao_nome" => "Anais do CIEFMH"
    "publicacao_codigo" => "2527-2268"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 15 de junho de 2017

Resumo

As Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) estão presentes no cotidiano, no trabalho, na saúde, no lazer, e especificamente, no âmbito educacional, existem diversas discussões, com argumentos prós e contras sobre sua inserção. Diante deste panorama realizou-se um estado da arte para identificar: quais são os estudos e as práticas pedagógicas significativas realizadas com os recursos tecnológicos; que tipo de uso é feito deles; em qual nível educacional são mais utilizados; e se há ou não mudanças metodológicas e curriculares para seu uso. Assim, o objetivo deste estudo foi pesquisar e discutir as informações advindas das publicações acadêmico-científicas referente ao uso das TIC como recurso didático e avaliativo nos últimos 11 anos (2005-2015) analisando-as à luz da tipologia proposta por Coll, Mauri e Onrubia (2010), a fim de ampliar o conhecimento sobre o tema e traçar o estado da arte. Para tal, foram selecionados periódicos nacionais em versão online, reconhecidos e avaliados pelo Qualis Periódicos da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) na área de Educação e classificados com estrato A1 e A2. Estes também deveriam apresentar avaliação na área de Educação Física sendo classificado em qualquer estrato. Atenderam a estes critérios doze revistas, sendo quatro A1 e oito A2. Nestas foram acessadas 4987 publicações e em 415 documentos os termos tecnologia, mídia, TIC, virtual e digital se apresentaram como tema central da discussão. Estes foram agrupados, de acordo com temas de pesquisa comuns, em oito categorias temáticas, sendo uma delas apresentada e discutida neste estudo: “Tecnologia como recurso didático e avaliativo”. Verificou-se que estas publicações apresentam um número maior de pesquisas sobre os usos das tecnologias como mediadoras das atividades de ensino e aprendizagem desenvolvidas conjuntamente por professores e alunos, caracterizando o tipo de uso 4. Especificamente, no campo da Educação Física, não houve grande expressividade identificando quatro estudos que utilizaram as TIC para o ensino dos conteúdos da cultura corporal e um que discutiu sobre a baixa utilização das tecnologias na disciplina. Por fim, identificou-se diferentes iniciativas e práticas para o uso das TIC no âmbito educacional com diversas finalidades, ampliando as possibilidades de uso pelos alunos e professores. Conhecer estes tipos de usos propostos por Coll, Mauri e Onrubia (2010) e identifica-los em trabalhos científicos permitiu uma ampliação dos olhares sobre a utilização das tecnologias no ambiente educacional.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.