Artigo Anais do X Congresso Internacional de Educação Fisica e Motricidade Humana e XVI Simpósio Paulista de Educação Física

ANAIS de Evento

ISSN: 2527-2268

CONTRIBUIÇÕES DO LETPEF NA FORMAÇÃO INICIAL DE GRADUANDOS EM EDUCAÇÃO FÍSICA

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR, FORMAÇÃO PROFISSIONAL, LETPEF Comunicação Oral (CO) AT03 - EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR; FORMAÇÃO PROFISSIONAL
"2017-06-15 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 29858
    "edicao_id" => 61
    "trabalho_id" => 226
    "inscrito_id" => 100
    "titulo" => "CONTRIBUIÇÕES DO LETPEF NA FORMAÇÃO INICIAL DE GRADUANDOS EM EDUCAÇÃO FÍSICA"
    "resumo" => "O Laboratório de Estudos e Trabalhos Pedagógicos em Educação Física (LETPEF) é um grupo que tem por objetivo estudar e discutir a Educação Física escolar. Formado por alunos da graduação e pós-graduação, sob a coordenação de uma docente do Departamento de Educação Física da Unesp de Rio Claro, o grupo tem reuniões semanais a mais de 10 anos. Um de seus propósitos é auxiliar na formação profissional de futuros professores de Educação Física que vão atuar na escola. Por isso, a cada ano é elaborado e implementado um projeto, que é planejado e desenvolvido pelos participantes do grupo, em escolas públicas de da cidade de Rio Claro. No ano de 2016, considerando que o Brasil foi sede das Olimpíadas e Paralimpíadas, o grupo desenvolveu um projeto sobre esses eventos aliado à Classificação dos Esportes, proposta por González (2004) e alguns valores Olímpicos para aulas de Educação Física de duas turmas do 4º ano do Ensino Fundamental. Após as intervenções, os alunos avaliaram o desenvolvimento e sua participação do projeto. Sendo assim, o objetivo desta pesquisa foi analisar o impacto da participação de graduandos e pós-graduandos do curso de Educação Física da UNESP de Rio Claro no projeto “Jogos Olímpicos”. O método utilizado foi de caráter qualitativo, por meio do qual, aplicou-se um questionário para os 24 participantes do projeto. Os resultados apontam que os futuros professores gostaram do tema desenvolvido, indicando que foi algo inovador e que atraiu a atenção tanto deles quanto dos alunos da escola que recebeu o projeto. Por outro lado, afirmaram que o mesmo poderia ter tido um período maior de intervenção para que pudessem aprofundar mais os conteúdos, o que facilitaria a compreensão por parte das crianças. Os 24 colaboradores, indicaram que a participação no projeto contribuiu para sua formação profissional e destacaram o contato com novos conteúdos, novos métodos de ensino, planejamento, organização e implementação de aulas, além disso, conseguiram por meio das intervenções, construir uma relação entre teoria e prática. Deste modo, considera-se que o projeto desenvolvido proporcionou aos alunos colaboradores, conhecimento e vivências que complementam a sua formação inicial."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT03 - EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR; FORMAÇÃO PROFISSIONAL"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR, FORMAÇÃO PROFISSIONAL, LETPEF"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV083_MD1_SA3_ID100_EXT_21042017184421.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:15"
    "updated_at" => "2020-06-09 18:23:09"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DANDARA CARVALHO SOARES"
    "autor_nome_curto" => "DANDARA"
    "autor_email" => "dan_natacao19@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-x-ciefmh"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Internacional de Educação Fisica e Motricidade Humana e XVI Simpósio Paulista de Educação Física"
    "edicao_evento" => "X Congresso Internacional de Educação Física e Motricidade Humana e XVI Simpósio Paulista de Educação Física"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/ciefmh/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a1c2174ebb_17022020015249.png"
    "edicao_capa" => "5f182a9857128_22072020090128.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-06-15 00:00:00"
    "publicacao_id" => 37
    "publicacao_nome" => "Anais do CIEFMH"
    "publicacao_codigo" => "2527-2268"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 29858
    "edicao_id" => 61
    "trabalho_id" => 226
    "inscrito_id" => 100
    "titulo" => "CONTRIBUIÇÕES DO LETPEF NA FORMAÇÃO INICIAL DE GRADUANDOS EM EDUCAÇÃO FÍSICA"
    "resumo" => "O Laboratório de Estudos e Trabalhos Pedagógicos em Educação Física (LETPEF) é um grupo que tem por objetivo estudar e discutir a Educação Física escolar. Formado por alunos da graduação e pós-graduação, sob a coordenação de uma docente do Departamento de Educação Física da Unesp de Rio Claro, o grupo tem reuniões semanais a mais de 10 anos. Um de seus propósitos é auxiliar na formação profissional de futuros professores de Educação Física que vão atuar na escola. Por isso, a cada ano é elaborado e implementado um projeto, que é planejado e desenvolvido pelos participantes do grupo, em escolas públicas de da cidade de Rio Claro. No ano de 2016, considerando que o Brasil foi sede das Olimpíadas e Paralimpíadas, o grupo desenvolveu um projeto sobre esses eventos aliado à Classificação dos Esportes, proposta por González (2004) e alguns valores Olímpicos para aulas de Educação Física de duas turmas do 4º ano do Ensino Fundamental. Após as intervenções, os alunos avaliaram o desenvolvimento e sua participação do projeto. Sendo assim, o objetivo desta pesquisa foi analisar o impacto da participação de graduandos e pós-graduandos do curso de Educação Física da UNESP de Rio Claro no projeto “Jogos Olímpicos”. O método utilizado foi de caráter qualitativo, por meio do qual, aplicou-se um questionário para os 24 participantes do projeto. Os resultados apontam que os futuros professores gostaram do tema desenvolvido, indicando que foi algo inovador e que atraiu a atenção tanto deles quanto dos alunos da escola que recebeu o projeto. Por outro lado, afirmaram que o mesmo poderia ter tido um período maior de intervenção para que pudessem aprofundar mais os conteúdos, o que facilitaria a compreensão por parte das crianças. Os 24 colaboradores, indicaram que a participação no projeto contribuiu para sua formação profissional e destacaram o contato com novos conteúdos, novos métodos de ensino, planejamento, organização e implementação de aulas, além disso, conseguiram por meio das intervenções, construir uma relação entre teoria e prática. Deste modo, considera-se que o projeto desenvolvido proporcionou aos alunos colaboradores, conhecimento e vivências que complementam a sua formação inicial."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT03 - EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR; FORMAÇÃO PROFISSIONAL"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR, FORMAÇÃO PROFISSIONAL, LETPEF"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV083_MD1_SA3_ID100_EXT_21042017184421.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:15"
    "updated_at" => "2020-06-09 18:23:09"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DANDARA CARVALHO SOARES"
    "autor_nome_curto" => "DANDARA"
    "autor_email" => "dan_natacao19@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-x-ciefmh"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Internacional de Educação Fisica e Motricidade Humana e XVI Simpósio Paulista de Educação Física"
    "edicao_evento" => "X Congresso Internacional de Educação Física e Motricidade Humana e XVI Simpósio Paulista de Educação Física"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/ciefmh/2017"
    "edicao_logo" => "5e4a1c2174ebb_17022020015249.png"
    "edicao_capa" => "5f182a9857128_22072020090128.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-06-15 00:00:00"
    "publicacao_id" => 37
    "publicacao_nome" => "Anais do CIEFMH"
    "publicacao_codigo" => "2527-2268"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 15 de junho de 2017

Resumo

O Laboratório de Estudos e Trabalhos Pedagógicos em Educação Física (LETPEF) é um grupo que tem por objetivo estudar e discutir a Educação Física escolar. Formado por alunos da graduação e pós-graduação, sob a coordenação de uma docente do Departamento de Educação Física da Unesp de Rio Claro, o grupo tem reuniões semanais a mais de 10 anos. Um de seus propósitos é auxiliar na formação profissional de futuros professores de Educação Física que vão atuar na escola. Por isso, a cada ano é elaborado e implementado um projeto, que é planejado e desenvolvido pelos participantes do grupo, em escolas públicas de da cidade de Rio Claro. No ano de 2016, considerando que o Brasil foi sede das Olimpíadas e Paralimpíadas, o grupo desenvolveu um projeto sobre esses eventos aliado à Classificação dos Esportes, proposta por González (2004) e alguns valores Olímpicos para aulas de Educação Física de duas turmas do 4º ano do Ensino Fundamental. Após as intervenções, os alunos avaliaram o desenvolvimento e sua participação do projeto. Sendo assim, o objetivo desta pesquisa foi analisar o impacto da participação de graduandos e pós-graduandos do curso de Educação Física da UNESP de Rio Claro no projeto “Jogos Olímpicos”. O método utilizado foi de caráter qualitativo, por meio do qual, aplicou-se um questionário para os 24 participantes do projeto. Os resultados apontam que os futuros professores gostaram do tema desenvolvido, indicando que foi algo inovador e que atraiu a atenção tanto deles quanto dos alunos da escola que recebeu o projeto. Por outro lado, afirmaram que o mesmo poderia ter tido um período maior de intervenção para que pudessem aprofundar mais os conteúdos, o que facilitaria a compreensão por parte das crianças. Os 24 colaboradores, indicaram que a participação no projeto contribuiu para sua formação profissional e destacaram o contato com novos conteúdos, novos métodos de ensino, planejamento, organização e implementação de aulas, além disso, conseguiram por meio das intervenções, construir uma relação entre teoria e prática. Deste modo, considera-se que o projeto desenvolvido proporcionou aos alunos colaboradores, conhecimento e vivências que complementam a sua formação inicial.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.