Artigo Anais do X Congresso Internacional de Educação Fisica e Motricidade Humana e XVI Simpósio Paulista de Educação Física

ANAIS de Evento

ISSN: 2527-2268

A FORMAÇÃO DO PROFESSOR-PESQUISADOR NO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EM EDUCAÇÃO FÍSICA.

Palavra-chaves: ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO, EDUCAÇÃO FÍSICA, FORMAÇÃO PROFISSIONAL Pôster (PO) AT03 - EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR; FORMAÇÃO PROFISSIONAL
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Publicado em 15 de junho de 2017

Resumo

Este trabalho trata da formação do professor-pesquisador em curso de licenciatura, tendo como ênfase o estágio curricular supervisionado (ECS). O trabalho teve como objetivo identificar e analisar no desenvolvimento ES os elementos que contribuem para a formação do professor-pesquisador que investiga a sua prática. Opta-se pela pesquisa qualitativa, estudo exploratório, envolvendo a observação, fonte documental, a entrevista e a participação de um grupo de estagiários do 3º e 4º anos (10 estudantes). Para este momento serão apresentados apenas os dados da análise documental de dois estudantes (MF; VM) do 3º ano (caso de ensino e portfólio), mais o Projeto Político Pedagógico do curso (PPP). Entre os resultados preliminares da análise documental do PPP foi observado que a licenciatura tem como proposta formar um professor com um profundo conhecimento da Educação Física, da educação formal e da função social da escola, a sua origem, problemas e perspectivas na sociedade, bem como ter uma atitude cientifica permanente em relação ao conhecimento. No que diz respeito ao ES foi encontrado na parte de conteúdo do programa do ECS – PE I a ideia da pesquisa no estágio e o estágio como pesquisa e no ECS – PE II a proposta de se desenvolver portfólio, caso de ensino e monografia de estágio. Observou-se também na ECS – PE II o uso de dispositivos de observação de análise de prática, condição para fazer da prática um momento de reflexão, mas também de investigação. No que diz respeito aos trabalhos realizados na disciplina ECS – PE II, caso de ensino, o grupo X (MF; VM), formado por dois alunos, apresentou o tema “Identidade Profissional: os desafios da formação do estagiário em sua trajetória de aluno até professor”, tendo como contexto a passagem de aluno para professor com o seguinte questionamento: a construção do perfil docente. Na análise de resolução desse caso foi apontado que ECS é momento de aquisição de competências profissionais, de experiências em sala de aula e de aprendizagem da docência na aquisição de um corpo de saberes no qual se constrói uma identidade. Com relação ao portfólio, MF assinalou que durante o conselho pedagógico, após a aula, com o professor da escola identificou que se podia construir a teoria a partir da prática na ordem inversa (atividade – conceito), servindo-se dos conceitos de Piaget no estágio de operações concretas. Concluiu-se que a atitude cientifica presente como proposta de formação aliada à reflexão critica que é desenvolvida no ECS, assim como com os trabalhos de caso de ensino e de portfólio entendeu-se a formação do professor-pesquisador ocorre não só nos indicativos do PPP, mas, e principalmente, na investigação de sua prática de ensino quer seja como reflexão, quer seja como construção identitária.

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