Artigo Anais II CONAPESC

ANAIS de Evento

ISSN: 2525-6696

UTILIZAÇÃO DE UM JOGO MATEMÁTICO (DOMINÓ DE FUNÇÕES) COMO RECURSO PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA)

Palavra-chaves: EJA, DOMINÓ DE FUNÇÕES, ENSINO E APRENDIZAGEM, EDUCAÇÃO MATEMÁTICA Pôster (PO) Matemática
"2017-06-07 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 28910
    "edicao_id" => 59
    "trabalho_id" => 324
    "inscrito_id" => 365
    "titulo" => "UTILIZAÇÃO DE UM JOGO MATEMÁTICO (DOMINÓ DE FUNÇÕES) COMO RECURSO PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA)"
    "resumo" => "A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é considerada uma modalidade de ensino complexa, pois envolve questões que transcedem o processo de alfabetização, uma vez que o professor que se dispuser a trabalhar com esta modalidade de ensino deverá considerá questões como experiencias de vida dos alunos e suas realidades (STRELHOW, 2010). As aulas de Matemática são consideradas, pela maioria dos estudantes, como sendo de difícil compreensão (BIANCHINI, GERHARDT, DULLIUS, 2010). Com isso, o presente trabalho teve por objetivo fazer uma análise a respeito da utilização de um jogo matemático como recurso didático-pedagógico na educação de modalidade EJA, utilizando-o nas aulas de função do segundo grau e divisão de polinômios, a fim de diagnosticar tal recurso como positivo ou não. Após trabalhar o Jogo Dominó de Funções com uma turma do EJA, pudemos concluir que o Jogo teve uma grande aceitação pelo alunos e que o mesmo fora tido como importante para utilização nas aulas de Matemática. Como o grupo selecionado para pesquisa teve uma pequena quantidade de alunos participantes, logo, para resultados mais sólidos e eficazes é preciso levar tal pesquisa para outras turmas dentro da modalidade EJA e verificar a aceitabilidade por um número maior de alunos. Assim, o trabalho aqui exposto torna-se um ponto de partida para outros relacionados ao tema."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "Matemática"
    "palavra_chave" => "EJA, DOMINÓ DE FUNÇÕES, ENSINO E APRENDIZAGEM, EDUCAÇÃO MATEMÁTICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV070_MD4_SA1_ID365_30042017142123.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:14"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:21:27"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DANIEL FREIRE DE MACEDO"
    "autor_nome_curto" => "DANIEL MACEDO"
    "autor_email" => "daniel-macedo2014@hotmail"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA -UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais II CONAPESC"
    "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2017"
    "edicao_logo" => "5e49fd7b37d20_16022020234203.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184199ee8b8_22072020103937.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-06-07 00:00:00"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 28910
    "edicao_id" => 59
    "trabalho_id" => 324
    "inscrito_id" => 365
    "titulo" => "UTILIZAÇÃO DE UM JOGO MATEMÁTICO (DOMINÓ DE FUNÇÕES) COMO RECURSO PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA)"
    "resumo" => "A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é considerada uma modalidade de ensino complexa, pois envolve questões que transcedem o processo de alfabetização, uma vez que o professor que se dispuser a trabalhar com esta modalidade de ensino deverá considerá questões como experiencias de vida dos alunos e suas realidades (STRELHOW, 2010). As aulas de Matemática são consideradas, pela maioria dos estudantes, como sendo de difícil compreensão (BIANCHINI, GERHARDT, DULLIUS, 2010). Com isso, o presente trabalho teve por objetivo fazer uma análise a respeito da utilização de um jogo matemático como recurso didático-pedagógico na educação de modalidade EJA, utilizando-o nas aulas de função do segundo grau e divisão de polinômios, a fim de diagnosticar tal recurso como positivo ou não. Após trabalhar o Jogo Dominó de Funções com uma turma do EJA, pudemos concluir que o Jogo teve uma grande aceitação pelo alunos e que o mesmo fora tido como importante para utilização nas aulas de Matemática. Como o grupo selecionado para pesquisa teve uma pequena quantidade de alunos participantes, logo, para resultados mais sólidos e eficazes é preciso levar tal pesquisa para outras turmas dentro da modalidade EJA e verificar a aceitabilidade por um número maior de alunos. Assim, o trabalho aqui exposto torna-se um ponto de partida para outros relacionados ao tema."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "Matemática"
    "palavra_chave" => "EJA, DOMINÓ DE FUNÇÕES, ENSINO E APRENDIZAGEM, EDUCAÇÃO MATEMÁTICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV070_MD4_SA1_ID365_30042017142123.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:14"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:21:27"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DANIEL FREIRE DE MACEDO"
    "autor_nome_curto" => "DANIEL MACEDO"
    "autor_email" => "daniel-macedo2014@hotmail"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA -UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais II CONAPESC"
    "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2017"
    "edicao_logo" => "5e49fd7b37d20_16022020234203.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184199ee8b8_22072020103937.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-06-07 00:00:00"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 07 de junho de 2017

Resumo

A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é considerada uma modalidade de ensino complexa, pois envolve questões que transcedem o processo de alfabetização, uma vez que o professor que se dispuser a trabalhar com esta modalidade de ensino deverá considerá questões como experiencias de vida dos alunos e suas realidades (STRELHOW, 2010). As aulas de Matemática são consideradas, pela maioria dos estudantes, como sendo de difícil compreensão (BIANCHINI, GERHARDT, DULLIUS, 2010). Com isso, o presente trabalho teve por objetivo fazer uma análise a respeito da utilização de um jogo matemático como recurso didático-pedagógico na educação de modalidade EJA, utilizando-o nas aulas de função do segundo grau e divisão de polinômios, a fim de diagnosticar tal recurso como positivo ou não. Após trabalhar o Jogo Dominó de Funções com uma turma do EJA, pudemos concluir que o Jogo teve uma grande aceitação pelo alunos e que o mesmo fora tido como importante para utilização nas aulas de Matemática. Como o grupo selecionado para pesquisa teve uma pequena quantidade de alunos participantes, logo, para resultados mais sólidos e eficazes é preciso levar tal pesquisa para outras turmas dentro da modalidade EJA e verificar a aceitabilidade por um número maior de alunos. Assim, o trabalho aqui exposto torna-se um ponto de partida para outros relacionados ao tema.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.