É bem reconhecida a dificuldade para se ministrar aulas de biologia no ensino médio, os contratempos diários em sala de aula faz com que o professor sinta a necessidade de aprimorar suas aulas com métodos pedagógicos que venham amenizar os problemas existentes nas escolas públicas, como por exemplo a falta de laboratórios que poderiam dar suporte nas aulas práticas e até mesmo das dificuldades dos alunos aos conteúdos acerca de estruturas e processos biológicos. Esta disciplina requer elaboração de material didático de apoio ao conteúdo presente nos livros de ensino, já que aborda conceitos por muitas vezes complexos e com aspectos microscópios, sendo inimaginável pelos alunos. Nessa perspectiva, o presente estudo visou à melhoria no ensino de botânica, propondo uma alternativa de recurso didático que facilite no processo de ensino e aprendizagem, abordado no conteúdo de estruturas reprodutivas das angiospermas, ministrados para alunos do ensino médio.O estudo foi realizado na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Joana Emília da Silva, localizada no município de Fagundes – PB. Foram escolhidas duas turmas “A” e “B” para testar a eficiência do material, sendo ministrada uma aula dinâmica, com a utilização do recurso didático e outra aula de forma tradicional, somente expositiva. O recurso didático apresentado trata-se de um modelo didático de uma flor em grande escala construída a partir de materiais recicláveis, no qual evidencia as estruturas reprodutivas das angiospermas como cálice, sépalas, androceu e gineceu.