Este trabalho consiste em um plano de aula que foi elaborado e executado pelas acadêmicas do V módulo do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do Instituto Federal de Roraima. Teve como principal objetivo sensibilizar os alunos do 6º ano do ensino fundamental II sobre a Poluição Atmosférica e os danos que a mesma causa à vida na terra através dos cinco passos propostos pela Pedagogia Histórico-Crítica de Gasparin. Para isso aplicou-se vídeos para demonstrar o conceito sobre a poluição do ar, atividade em grupos e relato de experiência para saber o quanto a aula foi benéfica para os alunos. Durante o proceder da aula os alunos interagiram com as acadêmicas perguntando quando em dúvida e respondendo às perguntas norteadoras encaminhadas a eles. Foram participativos no trabalho em equipe, e finalizaram demonstrando criatividade nos desenhos ilustrativos e nas frases de conscientização nos cartazes confeccionados por eles mesmo. O trabalho deu-se em oportunidade de concluir que qualquer tema transversal, como Meio Ambiente, precisa constantemente ser trabalhado em sala de aula para o homem não esquecer a responsabilidade com o que está ao seu redor. E a metodologia utilizada torna-se uma estratégia primorosa para o encaminhamento de uma aprendizagem significativa para os alunos independente do assunto a ser trabalhado.