Artigo Anais II CONAPESC

ANAIS de Evento

ISSN: 2525-6696

O ENSINO DE MATEMÁTICA COM INCLUSÃO TECNOLÓGICA

Palavra-chaves: TECNOLOGIAS, ENSINO, MATEMÁTICA Comunicação Oral (CO) Matemática
"2017-06-07 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 28648
    "edicao_id" => 59
    "trabalho_id" => 928
    "inscrito_id" => 1992
    "titulo" => "O ENSINO DE MATEMÁTICA COM INCLUSÃO TECNOLÓGICA"
    "resumo" => "Durante a formação acadêmica, os discentes universitários devem ser incentivados a utilizarem as tecnologias como aliadas em sua atuação profissional. Dessa forma, o objetivo principal do presente trabalho consiste em descrever uma experiência realizada com discentes universitários na elaboração de sequências didáticas que apresentem a inclusão das tecnologias no ensino matemático. Nesse processo os discentes construíram atividades utilizando simuladores interativos da Universidade do Colorado Boulder através do projeto PHET, Planilha Eletrônica (Excel), Máquinas digitais para produção de vídeo e software Sketchup. A construção e apresentação das sequências didáticas, permitiu aos discentes universitários uma oportunidade de tornar os conteúdos matemáticos mais acessíveis e incentivou a inserção desses recursos didáticos em suas aulas."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Matemática"
    "palavra_chave" => "TECNOLOGIAS, ENSINO, MATEMÁTICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV070_MD1_SA1_ID1992_15052017211354.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:14"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:21:27"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA JOSÉ HERCULANO MACEDO"
    "autor_nome_curto" => "MARIA J H MACED"
    "autor_email" => "mariejhm@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais II CONAPESC"
    "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2017"
    "edicao_logo" => "5e49fd7b37d20_16022020234203.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184199ee8b8_22072020103937.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-06-07 00:00:00"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 28648
    "edicao_id" => 59
    "trabalho_id" => 928
    "inscrito_id" => 1992
    "titulo" => "O ENSINO DE MATEMÁTICA COM INCLUSÃO TECNOLÓGICA"
    "resumo" => "Durante a formação acadêmica, os discentes universitários devem ser incentivados a utilizarem as tecnologias como aliadas em sua atuação profissional. Dessa forma, o objetivo principal do presente trabalho consiste em descrever uma experiência realizada com discentes universitários na elaboração de sequências didáticas que apresentem a inclusão das tecnologias no ensino matemático. Nesse processo os discentes construíram atividades utilizando simuladores interativos da Universidade do Colorado Boulder através do projeto PHET, Planilha Eletrônica (Excel), Máquinas digitais para produção de vídeo e software Sketchup. A construção e apresentação das sequências didáticas, permitiu aos discentes universitários uma oportunidade de tornar os conteúdos matemáticos mais acessíveis e incentivou a inserção desses recursos didáticos em suas aulas."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Matemática"
    "palavra_chave" => "TECNOLOGIAS, ENSINO, MATEMÁTICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV070_MD1_SA1_ID1992_15052017211354.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:14"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:21:27"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA JOSÉ HERCULANO MACEDO"
    "autor_nome_curto" => "MARIA J H MACED"
    "autor_email" => "mariejhm@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais II CONAPESC"
    "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2017"
    "edicao_logo" => "5e49fd7b37d20_16022020234203.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184199ee8b8_22072020103937.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-06-07 00:00:00"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 07 de junho de 2017

Resumo

Durante a formação acadêmica, os discentes universitários devem ser incentivados a utilizarem as tecnologias como aliadas em sua atuação profissional. Dessa forma, o objetivo principal do presente trabalho consiste em descrever uma experiência realizada com discentes universitários na elaboração de sequências didáticas que apresentem a inclusão das tecnologias no ensino matemático. Nesse processo os discentes construíram atividades utilizando simuladores interativos da Universidade do Colorado Boulder através do projeto PHET, Planilha Eletrônica (Excel), Máquinas digitais para produção de vídeo e software Sketchup. A construção e apresentação das sequências didáticas, permitiu aos discentes universitários uma oportunidade de tornar os conteúdos matemáticos mais acessíveis e incentivou a inserção desses recursos didáticos em suas aulas.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.