O presente trabalho relata a utilização do Jogo das Soluções que foi aplicado em uma turma da 2ª série do Ensino Médio Integrado do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia em 2016, através da atuação dos bolsistas no Programa Institucional de Iniciação à Docência, PIBID. Este trabalho foi inspirado no jogo desenvolvido por Oliveira e Vaz (2010), onde a experimentação e a ludicidade estão presentes em um único recurso didático. Primeiramente, os alunos, divididos em grupos em um laboratório, jogam através de cartas com peguntas relacionadas ao conteúdo de soluções em um tabuleiro, utilizando pinos de cores diferentes que representam os participantes, e um dado. Conforme a dupla de jogadores acerta as questões, ganha fichas que servirão, no final do jogo, para “comprar’ os materiais necessários para realização de um experimento (um experimento diferente, envolvendo soluções e diluição, para cada grupo). Após a realização do experimento com a orientação dos bolsistas, os alunos apresentam seus experimentos para os colegas e juntos, discutem sobre as observações feitas pelos discentes. Através deste material didático foi possível revisar o conteúdo através do jogo e desenvolver a interpretação dos cálculos a partir dos experimentos realizados. Os discentes também puderam manusear vidrarias e equipamentos de laboratório, além de trabalhar a postura e medidas de segurança em um Laboratório de Química. Os alunos elogiaram o jogo como forma de ensino e demonstraram aprendizado em suas falas durante o debate, provando que estas duas metodologias unidas tiveram resultados positivos na turma quanto ao ensino de soluções.