Este artigo sobre o estado da arte do ensino da Matemática, objetiva analisar a situação atual nesse campo de conhecimento no Brasil. Para tanto, iniciamos o estudo, a partir dos debates que se travam nos Encontros de Didática e Prática de Ensino – ENDIPES, um dos eventos científicos de referência no país, onde são bienalmente realizados em uma capital brasileira, para refletir sobre o assunto. Neste sentido, procuramos reconstruir, a partir de um mapeamento de todos os trabalhos apresentados no campo do conhecimento mencionado no referido evento. Tais trabalhos, dizem respeito a Conferências, Palestras e Comunicações Orais, Painéis, Poster’s, as Sala-de-Conversa. Os resultados revelaram a presença mais acentuada de pesquisadores do ensino de Matemática. No que concerne a instituição, a qual esses pesquisadores pertencem, a UNESP aparece em primeiro lugar, em número de apresentações de trabalhos nesta área. Além de contribuir para o aprofundamento do debate no processo desse ensino, esperamos que esse estudo, possa de alguma forma, refletir sobre as propostas que tem sido discutidas e apresentadas para a superação das dificuldades do ensino de matemática, e como devemos enfrentar os desafios da necessidade de se elevar a qualidade deste ensino na educação básica e superior brasileira.