A constituição Federal, no artigo 225, estabelece que: Todos têm o direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo para as presentes e futuras gerações, cabendo ao Poder Público promover a Educação Ambiental em todos os níveis de ensino e a conscientização pública para a preservação (BRASIL. 1988).
Atualmente, a ação antrópica vem causando cada vez mais danos tanto ao meio ambiente, quanto ao meio social, como por exemplo, a falta de educação ambiental nas escolas que acaba desencadeando as diversas poluições presentes no meio urbano e rural (JÚNIOR. 2012). Contrapondo a esta concepção, o desenvolvimento sustentável surge como alternativa de conscientização da população a cerca do uso racional dos recursos naturais.
Portanto, o presente projeto tem por objetivo sensibilizar a comunidade visando à conscientização da mesma para preservação dos recursos naturais, além disso, promovera educação ambiental na Escola Municipal Jesus de Nazaré localizada no município de Açailândia – MA e aplicar técnicas sustentáveis na produção de hortaliças, reutilizando restos de alimentos provenientes da merenda escolar para a produção de adubo orgânico e, também, o reaproveitamento da água dos bebedouros que será aplicada na irrigação.