Artigo Anais II CONAPESC

ANAIS de Evento

ISSN: 2525-6696

CONCEPÇÕES DE ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL SOBRE A DISCIPLINA DE QUÍMICA: UMA EXPERIÊNCIA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO

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Publicado em 07 de junho de 2017

Resumo

O ensino de Química requer cada vez mais a utilização de novas abordagens metodológicas que ajudem a melhorar a aprendizagem dos estudantes, minimizando as dificuldades enfrentadas no processo. Nesse contexto, torna-se importante para o professor planejar propostas de ensino que possam ajudar os alunos a melhorar a sua aprendizagem, rompendo muitas vezes com as concepções alternativas que os estudantes trazem consigo. As concepções alternativas são definidas como as ideias presentes nos sujeitos que os levam a manifestação de possíveis erros conceituais. Neste sentido, este trabalho de pesquisa tem como objetivo analisar as concepções prévias de um grupo de estudantes de uma turma de 9º ano do ensino fundamental II de uma escola pública da cidade de Itatuba, no estado da Paraíba, referente à disciplina de Química. Trata-se de um estudo de caso de natureza qualitativa. O público alvo foram 12 estudantes. Como instrumento de coleta de dados, foi aplicado um questionário. Os resultados revelam que os alunos apresentaram algumas concepções iniciais referentes ao que a Química estuda e onde ela está presente. Desta forma, entende-se que levantar as concepções prévias dos estudantes torna-se importante para que o professor possa identificar o que eles sabem sobre um determinado tema. Esse primeiro passo foi essencial para o professor saber conduzir as demais etapas de construção do conhecimento durante a proposta didática, buscando reorganizar e ressignificar as concepções distorcidas dos alunos sobre um determinado tema, na tentativa de se promover uma aprendizagem construtiva.

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