Em nosso cotidiano, estamos em meio a problemáticas sociais que estão ficando cada vez mais habituais. Os problemas florestais como desmatamento e exploração da vegetação nativa estão se tornando cada vez mais prejudiciais e caóticos em nossa sociedade. Evidenciando ainda mais a urgência em solucionar essa questão, o objetivo do presente trabalho foi promover a educação ambiental juntamente com a silvicultura como também contribuir para o processo de ensino propondo soluções na qual o convívio entre homem e ambiente seja respeitoso e equilibrado. Para a realização do trabalho foi feita uma pesquisa com alunos do EJA (6º e 7º) e (8º e 9º) da Escola de Ensino Fundamental André Vidal de Negreiros-Cuité-PB, no total de 28 participantes, que responderam a um questionário objetivo direto, permitindo uma apuração de dados. A partir dos resultados foi alcançado que 100% dos participantes responderam que é de íntima importância o estudo da educação ambiental. Já 83,33% (6º e 7º) e 81,25 (8º e 9º) responderam que a silvicultura está relacionada com a Biologia, os demais discordaram ou não responderam a questão. Entre outras questões da pesquisa, foi alcançado um grau de satisfação com os resultados, pois foi visto que a educação ambiental e a silvicultura estão no nosso dia a dia, porém as mesmas muitas vezes não são utilizadas. Concluiu-se que as áreas da educação ambiental e da silvicultura são de extrema relevância e tem muito a crescer, sendo capaz de ensinar e conscientizar a utilização desses recursos naturais de forma sábia sem esgotá-los.