Artigo Anais VI CONGREFIP

ANAIS de Evento

ISSN: 2527-0060

EDUCAÇÃO EM SAÚDE NO ATENDIMENTO À COMUNIDADE SURDA

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO EM SAÚDE, SURDEZ, HUMANIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA Pôster (PO) Educação em saúde
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Objetiva-se relatar a experiência de uma atividade extensionista relacionada ao uso da Libras. METODOLOGIA: Trata-se de um relato de experiência vivenciado por uma discente do curso de graduação em Enfermagem. Campus Caicó, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), durante o desenvolvimento do projeto de Extensão Universitária “Mãos que falam: o uso da língua brasileira de sinais na área da saúde”. As atividades foram direcionadas à comunicação entre surdos e ouvintes, com diversos atores e áreas: graduandos em enfermagem, professores (rede municipal, estadual e federal), motoristas, surdos e demais membros da comunidade caicoense e municípios circunvizinhos. O projeto vem sendo realizado desde agosto de 2016, com conclusão de uma turma (40 hs/aula), com 34 alunos. RESULTADOS E DISCUSSÃO: Os temas foram trabalhados a partir de aulas expositivas, diálogos em libras, uso de apostilas, exercícios, interpretações de músicas, aulas de campo, vídeos, apresentações em grupos, teatro e reflexões direcionadas à comunicação entre surdos e ouvintes na sociedade. O curso extensionista teve por base o conhecimento da rotina e vida diária, com exercícios realizados de forma individual e em grupo, para avaliar o conteúdo repassado. Na interpretação dos sinais da Libras, demonstrou-se que a mesma faz parte do nosso cotidiano, trazendo sua importância nos gestos e convivência mais simples. CONCLUSÃO: O projeto tem proporcionado conhecimento no que se refere à legislação que ampara a pessoa surda, quanto ao direito do atendimento e comunicação na área da saúde e demais órgãos públicos. Sua execução é de grande importância para os profissionais da saúde, pois possibilita também um olhar ampliado sobre o papel do enfermeiro na sociedade e na comunidade surda, no que concerne à humanização do atendimento e relacionamento no processo de cuidado.INTRODUÇÃO: A inserção da Linguagem Brasileira de Sinais (LIBRAS) no âmbito da saúde objetiva a comunicação e o acesso da pessoa com surdez aos diversos espaços" "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "Educação em saúde" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO EM SAÚDE, SURDEZ, HUMANIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV069_MD4_SA2_ID618_10042017234017.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:13" "updated_at" => "2020-06-09 19:43:28" "ativo" => 1 "autor_nome" => "RUZINETE MOURA DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "RUZINETE MOURA" "autor_email" => "ruzzy_moura@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE (UERN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-congrefip" "edicao_nome" => "Anais VI CONGREFIP" "edicao_evento" => "VI Congresso de Enfermagem das FIP e I Simpósio Nacional de Enfermagem" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/congrefip/2017" "edicao_logo" => "5e4d95c05a740_19022020170832.png" "edicao_capa" => "5f1849bc0a3a7_22072020111420.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-05-10 00:00:00" "publicacao_id" => 36 "publicacao_nome" => "Anais CONGREFIP" "publicacao_codigo" => "2527-0060" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 27842 "edicao_id" => 58 "trabalho_id" => 279 "inscrito_id" => 618 "titulo" => "EDUCAÇÃO EM SAÚDE NO ATENDIMENTO À COMUNIDADE SURDA" "resumo" => "INTRODUÇÃO: A inserção da Linguagem Brasileira de Sinais (LIBRAS) no âmbito da saúde objetiva a comunicação e o acesso da pessoa com surdez aos diversos espaços públicos, com destaque para o direito ao acesso à política de saúde, favorecendo a inclusão, comunicação e humanização nos demais segmentos (educação, segurança e trânsito), bem como um melhor atendimento da pessoa surda e da comunidade, por meio da vivência e conhecimento da língua. 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Publicado em 10 de maio de 2017

Resumo

INTRODUÇÃO: A inserção da Linguagem Brasileira de Sinais (LIBRAS) no âmbito da saúde objetiva a comunicação e o acesso da pessoa com surdez aos diversos espaços públicos, com destaque para o direito ao acesso à política de saúde, favorecendo a inclusão, comunicação e humanização nos demais segmentos (educação, segurança e trânsito), bem como um melhor atendimento da pessoa surda e da comunidade, por meio da vivência e conhecimento da língua. Objetiva-se relatar a experiência de uma atividade extensionista relacionada ao uso da Libras. METODOLOGIA: Trata-se de um relato de experiência vivenciado por uma discente do curso de graduação em Enfermagem. Campus Caicó, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), durante o desenvolvimento do projeto de Extensão Universitária “Mãos que falam: o uso da língua brasileira de sinais na área da saúde”. As atividades foram direcionadas à comunicação entre surdos e ouvintes, com diversos atores e áreas: graduandos em enfermagem, professores (rede municipal, estadual e federal), motoristas, surdos e demais membros da comunidade caicoense e municípios circunvizinhos. O projeto vem sendo realizado desde agosto de 2016, com conclusão de uma turma (40 hs/aula), com 34 alunos. RESULTADOS E DISCUSSÃO: Os temas foram trabalhados a partir de aulas expositivas, diálogos em libras, uso de apostilas, exercícios, interpretações de músicas, aulas de campo, vídeos, apresentações em grupos, teatro e reflexões direcionadas à comunicação entre surdos e ouvintes na sociedade. O curso extensionista teve por base o conhecimento da rotina e vida diária, com exercícios realizados de forma individual e em grupo, para avaliar o conteúdo repassado. Na interpretação dos sinais da Libras, demonstrou-se que a mesma faz parte do nosso cotidiano, trazendo sua importância nos gestos e convivência mais simples. CONCLUSÃO: O projeto tem proporcionado conhecimento no que se refere à legislação que ampara a pessoa surda, quanto ao direito do atendimento e comunicação na área da saúde e demais órgãos públicos. Sua execução é de grande importância para os profissionais da saúde, pois possibilita também um olhar ampliado sobre o papel do enfermeiro na sociedade e na comunidade surda, no que concerne à humanização do atendimento e relacionamento no processo de cuidado.

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