Artigo Anais IV SINALGE

ANAIS de Evento

ISSN: 2527-0028

UMA ANÁLISE DISCURSIVA SOBRE A "ESCOLA DE PRINCESAS"

Palavra-chaves: ESCOLA DE PRINCESAS, ANÁLISE DO DISCURSO, EMPODERAMENTO FEMININO Comunicação Oral (CO) GT06-AS PRÁTICAS DISCURSIVAS DO COTIDIANO: ENTRE O PODER E A RESISTÊNCIA
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Publicado em 27 de abril de 2017

Resumo

Neste artigo objetivamos investigar o discurso presente no site “Escola de Princesas” e quais os efeitos de sentido que esse discurso produz na sociedade. Para isso, selecionamos como corpus de análise o site “Escola de Princesas”, principalmente os enunciados encontrados no menu “características”. Vivemos em uma sociedade na qual o estereótipo de princesa ainda é tido como um ideal a ser seguido pelas meninas. Mesmo com a conquista de muitos direitos através de movimentos feministas, ainda encontramos um discurso que defende que a mulher ocupe o lugar de mãe e dona de casa. E, a princesa que embala os sonhos de muitas meninas, nada mais é do que uma menina dotada de “prendas domésticas” que sabe se “comportar” em diversas ocasiões sociais e que sonha em ter um príncipe para viver feliz para sempre ao seu lado. Nosso embasamento teórico está ancorado no âmbito da Análise do Discurso francesa (AD), fundada por Michel Pêcheux e sua aproximação com os estudos de Michel Foucault (2014; 2015). Desconstruir o estereótipo de “princesa” como uma menina boa e obediente se torna a cada dia uma necessidade, já que a mulher do século XXI reivindica por melhores empregos e salários, quer ter direitos sobre seu próprio corpo, denuncia os diversos tipos de violência que sofre cotidianamente. As mulheres do século atual são modelos de resistência contra a docilização dos corpos femininos imposto por uma sociedade patriarcal. Diante da análise feita, entendemos que o discurso propalado pela “Escola de Princesas” está na contramão de uma sociedade que luta pela emancipação e empoderamento feminino.

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