Artigo Anais IV SINALGE

ANAIS de Evento

ISSN: 2527-0028

TRADIÇÃO E HISTÓRIAS DE LÁ EM “ÁFRICA, MEU PEQUENO CHAKA...”

Palavra-chaves: LITERATURA INFANTIL, ÁFRICA, REPRESENTAÇÃO Comunicação Oral (CO) GT17-LITERATURA INFANTOJUVENIL E DIVERSIDADE DE GÊNEROS LITERÁRIOS
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      Universidade Federal de Campina Grande. E-mail: franciellesu@gmail.com\r\n
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      A literatura é uma manifestação artística que encanta leitores das mais diversas idades, independente da temática desenvolvida, se verossímil ou fantástica, a arte da palavra possibilita estranhamentos e encantamentos a quem nela se aventura. Sendo assim, adotamos, nessa pesquisa, a literatura infantil, uma vez que permite um efeito estético através da palavra e do recurso da ilustração, que atrai o olhar dos jovens leitores e possibilita outras formas de interpretar o que é lido. Com a sanção da lei federal 10.639 de janeiro de 2003, a literatura de temática afro-brasileira e africana vem ganhando visibilidade no ambiente escolar e em outros espaços sociais, de modo que possibilita o conhecimento e a valorização dessas culturas. Neste trabalho, será analisado o livro infantil “A África, meu pequeno Chaka...” (2006), de Marie Sellier e ilustrações de Marion Lesage. O objetivo dessa pesquisa é verificar, a partir das personagens Vovô Dembo e Chaka, como a tradição africana é representada nessa história. Além de observar de que forma o continente africano é representado na obra, observando os efeitos produzidos pelas palavras e pelas imagens. Como fundamentação teórica para este artigo, utilizaremos Coelho (2010) para abordar o tema da literatura infantil; além de Amâncio (2008) e as Orientações e Ações para a Educação das Relações Étnico-Raciais (2006), no que diz respeito à literatura de temática africana e afro-brasileira em sala de aula. Consideramos que a presença da literatura negra, no ambiente escolar, favorece na formação de leitores, bem como na construção étnica e cultural dos indivíduos.
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Publicado em 27 de abril de 2017

Resumo

Autor: Profa. Ma. Francielle Suenia da Silva; Orientadora: Profa. Dra. Márcia Tavares Universidade Federal de Campina Grande. E-mail: franciellesu@gmail.com A literatura é uma manifestação artística que encanta leitores das mais diversas idades, independente da temática desenvolvida, se verossímil ou fantástica, a arte da palavra possibilita estranhamentos e encantamentos a quem nela se aventura. Sendo assim, adotamos, nessa pesquisa, a literatura infantil, uma vez que permite um efeito estético através da palavra e do recurso da ilustração, que atrai o olhar dos jovens leitores e possibilita outras formas de interpretar o que é lido. Com a sanção da lei federal 10.639 de janeiro de 2003, a literatura de temática afro-brasileira e africana vem ganhando visibilidade no ambiente escolar e em outros espaços sociais, de modo que possibilita o conhecimento e a valorização dessas culturas. Neste trabalho, será analisado o livro infantil “A África, meu pequeno Chaka...” (2006), de Marie Sellier e ilustrações de Marion Lesage. O objetivo dessa pesquisa é verificar, a partir das personagens Vovô Dembo e Chaka, como a tradição africana é representada nessa história. Além de observar de que forma o continente africano é representado na obra, observando os efeitos produzidos pelas palavras e pelas imagens. Como fundamentação teórica para este artigo, utilizaremos Coelho (2010) para abordar o tema da literatura infantil; além de Amâncio (2008) e as Orientações e Ações para a Educação das Relações Étnico-Raciais (2006), no que diz respeito à literatura de temática africana e afro-brasileira em sala de aula. Consideramos que a presença da literatura negra, no ambiente escolar, favorece na formação de leitores, bem como na construção étnica e cultural dos indivíduos.

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