Artigo Anais IV SINALGE

ANAIS de Evento

ISSN: 2527-0028

SEQUÊNCIA DIDÁTICA: RETEXTUALIZANDO MÚSICA E NARRATIVA

Palavra-chaves: LÍNGUA PORTUGUESA, GÊNEROS TEXTUAIS, RETEXTUALIZAÇÃO, MÚSICA, MÚSICA Comunicação Oral (CO) GT09-GÊNEROS TEXTUAIS E FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUA MATERNA: O AGIR DOCENTE POR MEIO DAS SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS
"2017-04-27 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 27643
    "edicao_id" => 57
    "trabalho_id" => 237
    "inscrito_id" => 927
    "titulo" => "SEQUÊNCIA DIDÁTICA: RETEXTUALIZANDO MÚSICA E NARRATIVA"
    "resumo" => "Resumo: Este estudo objetiva apresentar uma sequência didática com os gêneros textuais música e narrativa. Como pressupostos teóricos, emprega-se os estudos de Dolz, Scheneuwly e Noverrraz (2004), bem como, as atividades de retextualização de textos apresentadas nos estudos de Marcuschi (2001), Matêncio (2003) e Dell’Isola (2007). Como aporte metodológico utiliza-se a pesquisa qualitativa de caráter descritivo-interpretativista. A sequência será direcionada aos alunos do 5º ano do ensino fundamental e pretende, dentre outros objetivos: refletir sobre a qualidade da música ofertada, atualmente, para a maioria da população; conhecer as características principais de músicas nordestinas; apreciar algumas músicas do compositor Flávio José; discutir temáticas apresentadas, por alguns compositores, em relação à música popular brasileira; conhecer a linguagem utilizada nas músicas regionais; compreender o processo de retextualização de um texto, ou seja, o processo de transformação de um texto em outro, a partir da leitura de um ou mais textos-base; produzir uma narrativa a partir da leitura, escuta e interpretação das músicas estudadas com a turma; conhecer as características, estrutura, funcionalidade e estilo do gênero narrativa. A sequência didática será desenvolvida em quatro etapas: apresentação da situação, produção inicial, módulos e produção final. Na apresentação da situação, serão desenvolvidas estratégias que conduzam os alunos a analisarem as letras de músicas que retratam o nordeste. Dessa forma, serão realizadas leituras, exibições de vídeos, rodas de conversa e reflexões sobre a qualidade das letras das músicas do compositor Flávio José. Na segunda fase da sequência, ocorrerão as orientações sobre como os alunos deverão proceder no momento da retextualização e será iniciado o processo de produção do texto inicial. Nesta etapa, analisar-se-á as habilidades que os alunos já desenvolveram e as que ainda precisam desenvolver. Após a análise das produções iniciais, os módulos serão desenvolvidos. Nestes, pretende-se trabalhar com as características da narrativa, seus aspectos textuais e linguísticos, as características e a estrutura, de modo que, o aluno se torne capaz de lidar com os conhecimentos prévios, associando-os à variedade de descobertas e com o que se pode aprender, superando as dificuldades apresentadas anteriormente. Na última etapa, a produção final, é o momento em que se espera que os alunos tenham incorporado aspectos relacionados à retextualização, ao domínio das especificidades do gênero narrativa, além das aprendizagens desenvolvidas durante os módulos. É o momento também de avaliarmos o trabalho desenvolvido, refletirmos sobre o processo de ensino-aprendizagem, dialogando com os objetivos propostos, além de observarmos a prática pedagógica como construção de mudança, no que se refere às aprendizagens desenvolvidas pelos alunos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT09-GÊNEROS TEXTUAIS E FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUA MATERNA: O AGIR DOCENTE POR MEIO DAS SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS"
    "palavra_chave" => "LÍNGUA PORTUGUESA, GÊNEROS TEXTUAIS, RETEXTUALIZAÇÃO, MÚSICA, MÚSICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV066_MD1_SA9_ID927_14032017120303.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:13"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:56:12"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "KÉZIA BARBOSA DE QUEIROZ"
    "autor_nome_curto" => "KÉZIA BARBOSA"
    "autor_email" => "keziabqueiroz@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-sinalge"
    "edicao_nome" => "Anais IV SINALGE"
    "edicao_evento" => "IV Simpósio Nacional de Linguagens e Gêneros Textuais"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/sinalge/2017"
    "edicao_logo" => "5e4d8586dda3e_19022020155918.png"
    "edicao_capa" => "5f1880a141ece_22072020150833.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-04-27 00:00:00"
    "publicacao_id" => 35
    "publicacao_nome" => "Anais SINALGE"
    "publicacao_codigo" => "2527-0028"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 27643
    "edicao_id" => 57
    "trabalho_id" => 237
    "inscrito_id" => 927
    "titulo" => "SEQUÊNCIA DIDÁTICA: RETEXTUALIZANDO MÚSICA E NARRATIVA"
    "resumo" => "Resumo: Este estudo objetiva apresentar uma sequência didática com os gêneros textuais música e narrativa. Como pressupostos teóricos, emprega-se os estudos de Dolz, Scheneuwly e Noverrraz (2004), bem como, as atividades de retextualização de textos apresentadas nos estudos de Marcuschi (2001), Matêncio (2003) e Dell’Isola (2007). Como aporte metodológico utiliza-se a pesquisa qualitativa de caráter descritivo-interpretativista. A sequência será direcionada aos alunos do 5º ano do ensino fundamental e pretende, dentre outros objetivos: refletir sobre a qualidade da música ofertada, atualmente, para a maioria da população; conhecer as características principais de músicas nordestinas; apreciar algumas músicas do compositor Flávio José; discutir temáticas apresentadas, por alguns compositores, em relação à música popular brasileira; conhecer a linguagem utilizada nas músicas regionais; compreender o processo de retextualização de um texto, ou seja, o processo de transformação de um texto em outro, a partir da leitura de um ou mais textos-base; produzir uma narrativa a partir da leitura, escuta e interpretação das músicas estudadas com a turma; conhecer as características, estrutura, funcionalidade e estilo do gênero narrativa. A sequência didática será desenvolvida em quatro etapas: apresentação da situação, produção inicial, módulos e produção final. Na apresentação da situação, serão desenvolvidas estratégias que conduzam os alunos a analisarem as letras de músicas que retratam o nordeste. Dessa forma, serão realizadas leituras, exibições de vídeos, rodas de conversa e reflexões sobre a qualidade das letras das músicas do compositor Flávio José. Na segunda fase da sequência, ocorrerão as orientações sobre como os alunos deverão proceder no momento da retextualização e será iniciado o processo de produção do texto inicial. Nesta etapa, analisar-se-á as habilidades que os alunos já desenvolveram e as que ainda precisam desenvolver. Após a análise das produções iniciais, os módulos serão desenvolvidos. Nestes, pretende-se trabalhar com as características da narrativa, seus aspectos textuais e linguísticos, as características e a estrutura, de modo que, o aluno se torne capaz de lidar com os conhecimentos prévios, associando-os à variedade de descobertas e com o que se pode aprender, superando as dificuldades apresentadas anteriormente. Na última etapa, a produção final, é o momento em que se espera que os alunos tenham incorporado aspectos relacionados à retextualização, ao domínio das especificidades do gênero narrativa, além das aprendizagens desenvolvidas durante os módulos. É o momento também de avaliarmos o trabalho desenvolvido, refletirmos sobre o processo de ensino-aprendizagem, dialogando com os objetivos propostos, além de observarmos a prática pedagógica como construção de mudança, no que se refere às aprendizagens desenvolvidas pelos alunos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT09-GÊNEROS TEXTUAIS E FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUA MATERNA: O AGIR DOCENTE POR MEIO DAS SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS"
    "palavra_chave" => "LÍNGUA PORTUGUESA, GÊNEROS TEXTUAIS, RETEXTUALIZAÇÃO, MÚSICA, MÚSICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV066_MD1_SA9_ID927_14032017120303.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:13"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:56:12"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "KÉZIA BARBOSA DE QUEIROZ"
    "autor_nome_curto" => "KÉZIA BARBOSA"
    "autor_email" => "keziabqueiroz@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-sinalge"
    "edicao_nome" => "Anais IV SINALGE"
    "edicao_evento" => "IV Simpósio Nacional de Linguagens e Gêneros Textuais"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/sinalge/2017"
    "edicao_logo" => "5e4d8586dda3e_19022020155918.png"
    "edicao_capa" => "5f1880a141ece_22072020150833.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-04-27 00:00:00"
    "publicacao_id" => 35
    "publicacao_nome" => "Anais SINALGE"
    "publicacao_codigo" => "2527-0028"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 27 de abril de 2017

Resumo

Resumo: Este estudo objetiva apresentar uma sequência didática com os gêneros textuais música e narrativa. Como pressupostos teóricos, emprega-se os estudos de Dolz, Scheneuwly e Noverrraz (2004), bem como, as atividades de retextualização de textos apresentadas nos estudos de Marcuschi (2001), Matêncio (2003) e Dell’Isola (2007). Como aporte metodológico utiliza-se a pesquisa qualitativa de caráter descritivo-interpretativista. A sequência será direcionada aos alunos do 5º ano do ensino fundamental e pretende, dentre outros objetivos: refletir sobre a qualidade da música ofertada, atualmente, para a maioria da população; conhecer as características principais de músicas nordestinas; apreciar algumas músicas do compositor Flávio José; discutir temáticas apresentadas, por alguns compositores, em relação à música popular brasileira; conhecer a linguagem utilizada nas músicas regionais; compreender o processo de retextualização de um texto, ou seja, o processo de transformação de um texto em outro, a partir da leitura de um ou mais textos-base; produzir uma narrativa a partir da leitura, escuta e interpretação das músicas estudadas com a turma; conhecer as características, estrutura, funcionalidade e estilo do gênero narrativa. A sequência didática será desenvolvida em quatro etapas: apresentação da situação, produção inicial, módulos e produção final. Na apresentação da situação, serão desenvolvidas estratégias que conduzam os alunos a analisarem as letras de músicas que retratam o nordeste. Dessa forma, serão realizadas leituras, exibições de vídeos, rodas de conversa e reflexões sobre a qualidade das letras das músicas do compositor Flávio José. Na segunda fase da sequência, ocorrerão as orientações sobre como os alunos deverão proceder no momento da retextualização e será iniciado o processo de produção do texto inicial. Nesta etapa, analisar-se-á as habilidades que os alunos já desenvolveram e as que ainda precisam desenvolver. Após a análise das produções iniciais, os módulos serão desenvolvidos. Nestes, pretende-se trabalhar com as características da narrativa, seus aspectos textuais e linguísticos, as características e a estrutura, de modo que, o aluno se torne capaz de lidar com os conhecimentos prévios, associando-os à variedade de descobertas e com o que se pode aprender, superando as dificuldades apresentadas anteriormente. Na última etapa, a produção final, é o momento em que se espera que os alunos tenham incorporado aspectos relacionados à retextualização, ao domínio das especificidades do gênero narrativa, além das aprendizagens desenvolvidas durante os módulos. É o momento também de avaliarmos o trabalho desenvolvido, refletirmos sobre o processo de ensino-aprendizagem, dialogando com os objetivos propostos, além de observarmos a prática pedagógica como construção de mudança, no que se refere às aprendizagens desenvolvidas pelos alunos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.