INTRODUÇÃO: O fenômeno do envelhecimento ocorre em consequência de um processo conhecido como transição demográfica, no qual há uma mudança de uma situação de mortalidade e natalidade elevadas, com populações predominantemente jovem, para uma situação com mortalidade e natalidade baixas, com aumento da proporção de velhos (COSTA et al., 2001, p. 184-200). Esse estudo visa adentrar no terreno investigativo: estresse e aprendizagem do idoso e, dessa forma, contribuir com a sociedade ao promover questionamentos sobre como estão sendo construídas e vivenciadas as aprendizagens na velhice, dispensando atenção também para a reflexão sobre os transtornos biopsicossociais que podem prejudicar o processo de aprendizagem nesta faixa etária. OBJETIVO: verificar a presença do estresse em idosos de instituições asilares em João Pessoa/PB. METODOLOGIA: Pesquisa não experimental com delineamento correlacional em que será avaliado o nível de estresse dos idosos e sua correlação com os processos aprendizagem. RESULTADOS: Foi possível observar pelos resultados que a amostra, embora esteja em algum tipo de instituição não remete na fala estar vivenciando episódios de estresse, bem como se mostram ativos e participantes das atividades propostas como leitura, jogos entre outros. É importante observar que a saúde física e mental, bem como questões como qualidade de vida estão intrinsecamente relacionados à presença do estresse e a falta de atividades. CONCLUSÃO: Através dos resultados obtidos na pesquisa, observou-se que o envelhecimento traz consigo diferentes demandas de atenção à pessoa idosa, principalmente ao que concerne a prevenção e intervenção nos aspectos que podem ocasionar o surgimento do estresse tais como: a perda da independência e a falta de memória que irá afetar diretamente no processo cognitivo do idoso. Palavras-chave: Estresse, Envelhecimento, Idosos