Artigo Anais IV SINALGE

ANAIS de Evento

ISSN: 2527-0028

LETRAMENTO DIGITAL: O USO DO SMARTPHONE PARA A APRENDIZAGEM DA LEITURA

Palavra-chaves: LETRAMENTO DIGITAL, MEME, LEITURA, M-LEARNING Comunicação Oral (CO) GT10-HIPERTEXTO E MULTIMODALIDADE: NOVAS PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA
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Publicado em 27 de abril de 2017

Resumo

No mundo da cibercultura, em que tudo está conectado e a informação circula rapidamente, de forma dinâmica e mais livre, o texto digital vem proporcionar uma grande oferta para a aquisição do saber, um oceano de informações disponíveis com uma facilidade de acesso superior aos conteúdos oferecidos por meio impresso. Nesse contexto, surge o meme, gênero que se propõe a expor situações com temática social, política e econômica, de forma cômica, provocando a discussão sobre algum assunto polêmico. O presente trabalho tem como objetivo analisar como as Tecnologias Digitais Móveis – TDM – contribuem para a aprendizagem da leitura de memes, em alunos do 1º ano do ensino médio, bem como descrever o uso que os alunos fazem destas tecnologias quando leem memes no smartphone, além de investigar os efeitos das TDM para a leitura deste gênero. Quanto à metodologia e à composição do corpus, optamos por uma pesquisa bibliográfica seguida de pesquisa de cunho qualitativo, com a análise de dados oriundos de uma sequência didática, a ser elaborada e aplicada, que envolva o trabalho com a leitura online em dispositivos digitais móveis – smartphones e de impressos, na qual se possa observar os usos e os efeitos da leitura de memes no smartphone. Será feito um estudo comparativo entre as duas modalidades de leitura: um confronto entre os resultados da compreensão do gênero meme impresso e no suporte digital. Como aporte teórico para as discussões sobre leitura, letramento e multimodalidade utilizaremos as contribuições de Solé (1998), Kleiman (1989 e 1995), Koch e Elias (2010), além dos estudos sobre letramento digital e o uso das tecnologias em Ribeiro e Coscarelli (2011), Coscarelli (2016), Rojo (2012, 2013 e 2015). Para as discussões sobre gêneros e sequências didáticas, utilizaremos os estudos de Dolz e Schneuwly (2004) e Marcuschi (2003 e 2008), entre outros. Como resultado, espera-se obter dados que comprovem que o uso de dispositivos digitais móveis na educação pode contribuir significativamente na formação de um aprendiz autônomo e criativo, capaz de ler e compreender textos com diversos recursos multimodais, tendo em vista que as TDM estão presentes em nosso cotidiano e que possibilitam a interação dos indivíduos, estendendo a esses a capacidade de também serem autores do conhecimento.

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