LÁ E AQUI: ESTRATÉGIAS NARRATIVAS NO LIVRO ILUSTRADO
0 of 0"2017-04-27 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
0 of 0App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 ▼ // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [▶ "id" => 27404 "edicao_id" => 57 "trabalho_id" => 169 "inscrito_id" => 555 "titulo" => "LÁ E AQUI: ESTRATÉGIAS NARRATIVAS NO LIVRO ILUSTRADO" "resumo" => "Os livros de literatura infantil, comumente, recebem dedicação especial em sua formatação para que possam vir a estimular o interesse da criança pela leitura. Um dos focos desse cuidado diz respeito aos seus aspectos gráficos: capa, tipo e tamanho das fontes, cores das páginas e das letras, relevos, dimensões físicas do livro, e ilustração. Dessa forma, ao mesmo tempo em que lemos os textos também lemos as ilustrações e entendemos que estas podem modificar, ampliar, subverter ou explicar interferindo na apreensão do texto escrito. O livro infantil contemporâneo, em um movimento crescente desde a década de 1970, acumulou várias modificações técnicas, discursos variados e recursos de cortes e formas que resultaram na valorização desse objeto desenvolvido para um leitor na infância. Antes desse momento, era comum o uso das ilustrações com objetivos explicativos de apresentação das narrativas. Ao assumir um espaço de destaque no livro a imagem passa a compor o papel de protagonista dividindo com o texto a composição do Livro Infantil. Para este artigo desenvolveremos considerações sobre Lá e Aqui (2015) de Carolyna Moreyra, ilustrado por Odilon Moraes. O enredo é sobre o processo de separação de um casal sob o ponto de vista sensível do filho. Entre imagens de páginas duplas, sem margens e sem fundo, a história se estabelece através de jogos metonímicos de apresentação dos elementos gráficos que compõem o ritmo narrativo. Podemos dizer que o espaço gráfico e narrativo são usados de forma estratégica e o jogo de significados entre casa, moradores, lá e aqui, segmenta a narrativa entre os momentos do antes e do depois. Faremos uma proposta de leitura permeada pelo uso das estratégias de construção de sentido centradas nas inferências, verificaremos quais elementos plásticos estão dispostos no projeto gráfico e na composição do diálogo entre texto e imagem. Para tanto, utilizaremos as discussões de RAMOS (2013) sobre imagem e livro infantil, OLIVEIRA (2008) sobre as técnicas para ilustrar o livro para crianças, ARAÚJO e OLIVEIRA (2012) sobre leitura de imagens e NIKOLAJEVA e SCOTT (2011) acerca do livro ilustrado e suas peculiaridades. ◀Os livros de literatura infantil, comumente, recebem dedicação especial em sua formatação para que possam vir a estimular o interesse da criança pela leitura. U ▶" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT17-LITERATURA INFANTOJUVENIL E DIVERSIDADE DE GÊNEROS LITERÁRIOS" "palavra_chave" => "LITERATURA INFANTIL, LIVRO ILUSTRADO, ODILON MORAES" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV066_MD1_SA17_ID555_09032017165514.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:13" "updated_at" => "2020-06-10 12:56:12" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MÁRCIA TAVARES SILVA" "autor_nome_curto" => "MÁRCIA TAVARES" "autor_email" => "tavares.ufcg@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-sinalge" "edicao_nome" => "Anais IV SINALGE" "edicao_evento" => "IV Simpósio Nacional de Linguagens e Gêneros Textuais" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/sinalge/2017" "edicao_logo" => "5e4d8586dda3e_19022020155918.png" "edicao_capa" => "5f1880a141ece_22072020150833.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-04-27 00:00:00" "publicacao_id" => 35 "publicacao_nome" => "Anais SINALGE" "publicacao_codigo" => "2527-0028" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [▶ "id" => 27404 "edicao_id" => 57 "trabalho_id" => 169 "inscrito_id" => 555 "titulo" => "LÁ E AQUI: ESTRATÉGIAS NARRATIVAS NO LIVRO ILUSTRADO" "resumo" => "Os livros de literatura infantil, comumente, recebem dedicação especial em sua formatação para que possam vir a estimular o interesse da criança pela leitura. Um dos focos desse cuidado diz respeito aos seus aspectos gráficos: capa, tipo e tamanho das fontes, cores das páginas e das letras, relevos, dimensões físicas do livro, e ilustração. Dessa forma, ao mesmo tempo em que lemos os textos também lemos as ilustrações e entendemos que estas podem modificar, ampliar, subverter ou explicar interferindo na apreensão do texto escrito. O livro infantil contemporâneo, em um movimento crescente desde a década de 1970, acumulou várias modificações técnicas, discursos variados e recursos de cortes e formas que resultaram na valorização desse objeto desenvolvido para um leitor na infância. Antes desse momento, era comum o uso das ilustrações com objetivos explicativos de apresentação das narrativas. Ao assumir um espaço de destaque no livro a imagem passa a compor o papel de protagonista dividindo com o texto a composição do Livro Infantil. Para este artigo desenvolveremos considerações sobre Lá e Aqui (2015) de Carolyna Moreyra, ilustrado por Odilon Moraes. O enredo é sobre o processo de separação de um casal sob o ponto de vista sensível do filho. Entre imagens de páginas duplas, sem margens e sem fundo, a história se estabelece através de jogos metonímicos de apresentação dos elementos gráficos que compõem o ritmo narrativo. Podemos dizer que o espaço gráfico e narrativo são usados de forma estratégica e o jogo de significados entre casa, moradores, lá e aqui, segmenta a narrativa entre os momentos do antes e do depois. Faremos uma proposta de leitura permeada pelo uso das estratégias de construção de sentido centradas nas inferências, verificaremos quais elementos plásticos estão dispostos no projeto gráfico e na composição do diálogo entre texto e imagem. Para tanto, utilizaremos as discussões de RAMOS (2013) sobre imagem e livro infantil, OLIVEIRA (2008) sobre as técnicas para ilustrar o livro para crianças, ARAÚJO e OLIVEIRA (2012) sobre leitura de imagens e NIKOLAJEVA e SCOTT (2011) acerca do livro ilustrado e suas peculiaridades. ◀Os livros de literatura infantil, comumente, recebem dedicação especial em sua formatação para que possam vir a estimular o interesse da criança pela leitura. U ▶" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT17-LITERATURA INFANTOJUVENIL E DIVERSIDADE DE GÊNEROS LITERÁRIOS" "palavra_chave" => "LITERATURA INFANTIL, LIVRO ILUSTRADO, ODILON MORAES" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV066_MD1_SA17_ID555_09032017165514.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:13" "updated_at" => "2020-06-10 12:56:12" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MÁRCIA TAVARES SILVA" "autor_nome_curto" => "MÁRCIA TAVARES" "autor_email" => "tavares.ufcg@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-sinalge" "edicao_nome" => "Anais IV SINALGE" "edicao_evento" => "IV Simpósio Nacional de Linguagens e Gêneros Textuais" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/sinalge/2017" "edicao_logo" => "5e4d8586dda3e_19022020155918.png" "edicao_capa" => "5f1880a141ece_22072020150833.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-04-27 00:00:00" "publicacao_id" => 35 "publicacao_nome" => "Anais SINALGE" "publicacao_codigo" => "2527-0028" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [▶ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [▶ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [▶ 0 => "*" ] }