COM POESIAS COMPONHO MINHA HISTÓRIA: A UTILIZAÇÃO DO GÊNERO LITERÁRIO POEMA NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO
"2017-04-27 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 27277 "edicao_id" => 57 "trabalho_id" => 562 "inscrito_id" => 1083 "titulo" => "COM POESIAS COMPONHO MINHA HISTÓRIA: A UTILIZAÇÃO DO GÊNERO LITERÁRIO POEMA NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO" "resumo" => """ Resumo: O presente trabalho aborda a realização do projeto “Com Poesias Componho a Minha Historia”, envolvendo quatro (04) turmas do 1º ano do Ensino Fundamental na Escola Municipal Alvorada em Fortaleza/Ce. O objetivo é apresentar o projeto, que visou despertar nas crianças o interesse pelo gênero literário poesia, explorando universo poético e literário de Manuel de Barros, com sua proposta de brincar com as palavras, propiciando a imersão dos educandos de forma lúdica e criativa no processo de aquisição da leitura e escrita, contribuindo assim para o letramento. O referencial teórico se baseia em autores como Kraemer (2008), Vygotsky (1998), Hermmans (1992), Soares (2004). O percurso metodológico do trabalho de cunho qualitativo consiste em relato descritivo das ações realizadas no decorrer do projeto, tais como: apresentação do curta metragem intitulado “Histórias da Unha do Dedão Pé do Fim do Mundo”, cujo vídeo é um jogo de animação com versos do Manoel de Barros que brinca com as palavras e com situações que podem parecer inusitadas para as crianças; roda de conversa sobre o poeta; sarau de poesias com a participação dos escritores cearenses Linda Dias e Ítalo Castelar; oficina de brinquedos com sucata inspiradas na análise do curta metragem apresentado que propõe infância sem brinquedos prontos; roda de leitura com diversas poemas; vivência corporal por meio da Psicomotricidade Relacional, desenvolvendo a imaginação e criatividade, musicalização, apreciação de diversos poemas; produção de poemas culminando na elaboração de um livro para cada criança e culminância do projeto com a festa de conclusão do 1º ano. Os resultados revelam que houve grande envolvimento e participação das crianças nas atividades propostas. As nossas expectativas em relação às ações realizadas foram positivas, de forma que as crianças tornaram-se mais expressivas, tanto na oralidade, quanto na escrita, demonstrando maior interesse e motivação em se apropriar dos conhecimentos por meio da literatura infantil, destacando o gênero poesia, distinguindo diversos gêneros textuais e suas aplicabilidades, sendo possível escrever seus próprios livros de poesias para ser entregue as famílias ao final do ano. Ao longo do projeto constatamos também o quanto a poesia pode contribuir para a formação, social, afetiva e cognitiva do sujeito, possibilitando a formação de um leitor critico, criativo e autônomo. \r\n poesia 1, projeto 2, letramento 3, gêneros literários """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT04-GÊNEROS DA LITERATURA EM SALA DE AULA" "palavra_chave" => "POESIA, PROJETO, LETRAMENTO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV066_MD1_SA4_ID1083_23032017132250.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:13" "updated_at" => "2020-06-10 12:56:11" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANTÔNIA FERNANDES FERREIRA" "autor_nome_curto" => "ANTÔNIA FERNAND" "autor_email" => "toniaferr@ig.com.br" "autor_ies" => "FACULDADE DE TECNOLOGIA DARCY RIBEIRO (FTDR)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-sinalge" "edicao_nome" => "Anais IV SINALGE" "edicao_evento" => "IV Simpósio Nacional de Linguagens e Gêneros Textuais" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/sinalge/2017" "edicao_logo" => "5e4d8586dda3e_19022020155918.png" "edicao_capa" => "5f1880a141ece_22072020150833.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-04-27 00:00:00" "publicacao_id" => 35 "publicacao_nome" => "Anais SINALGE" "publicacao_codigo" => "2527-0028" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 27277 "edicao_id" => 57 "trabalho_id" => 562 "inscrito_id" => 1083 "titulo" => "COM POESIAS COMPONHO MINHA HISTÓRIA: A UTILIZAÇÃO DO GÊNERO LITERÁRIO POEMA NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO" "resumo" => """ Resumo: O presente trabalho aborda a realização do projeto “Com Poesias Componho a Minha Historia”, envolvendo quatro (04) turmas do 1º ano do Ensino Fundamental na Escola Municipal Alvorada em Fortaleza/Ce. O objetivo é apresentar o projeto, que visou despertar nas crianças o interesse pelo gênero literário poesia, explorando universo poético e literário de Manuel de Barros, com sua proposta de brincar com as palavras, propiciando a imersão dos educandos de forma lúdica e criativa no processo de aquisição da leitura e escrita, contribuindo assim para o letramento. O referencial teórico se baseia em autores como Kraemer (2008), Vygotsky (1998), Hermmans (1992), Soares (2004). O percurso metodológico do trabalho de cunho qualitativo consiste em relato descritivo das ações realizadas no decorrer do projeto, tais como: apresentação do curta metragem intitulado “Histórias da Unha do Dedão Pé do Fim do Mundo”, cujo vídeo é um jogo de animação com versos do Manoel de Barros que brinca com as palavras e com situações que podem parecer inusitadas para as crianças; roda de conversa sobre o poeta; sarau de poesias com a participação dos escritores cearenses Linda Dias e Ítalo Castelar; oficina de brinquedos com sucata inspiradas na análise do curta metragem apresentado que propõe infância sem brinquedos prontos; roda de leitura com diversas poemas; vivência corporal por meio da Psicomotricidade Relacional, desenvolvendo a imaginação e criatividade, musicalização, apreciação de diversos poemas; produção de poemas culminando na elaboração de um livro para cada criança e culminância do projeto com a festa de conclusão do 1º ano. Os resultados revelam que houve grande envolvimento e participação das crianças nas atividades propostas. As nossas expectativas em relação às ações realizadas foram positivas, de forma que as crianças tornaram-se mais expressivas, tanto na oralidade, quanto na escrita, demonstrando maior interesse e motivação em se apropriar dos conhecimentos por meio da literatura infantil, destacando o gênero poesia, distinguindo diversos gêneros textuais e suas aplicabilidades, sendo possível escrever seus próprios livros de poesias para ser entregue as famílias ao final do ano. Ao longo do projeto constatamos também o quanto a poesia pode contribuir para a formação, social, afetiva e cognitiva do sujeito, possibilitando a formação de um leitor critico, criativo e autônomo. \r\n poesia 1, projeto 2, letramento 3, gêneros literários """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT04-GÊNEROS DA LITERATURA EM SALA DE AULA" "palavra_chave" => "POESIA, PROJETO, LETRAMENTO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV066_MD1_SA4_ID1083_23032017132250.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:13" "updated_at" => "2020-06-10 12:56:11" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANTÔNIA FERNANDES FERREIRA" "autor_nome_curto" => "ANTÔNIA FERNAND" "autor_email" => "toniaferr@ig.com.br" "autor_ies" => "FACULDADE DE TECNOLOGIA DARCY RIBEIRO (FTDR)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-sinalge" "edicao_nome" => "Anais IV SINALGE" "edicao_evento" => "IV Simpósio Nacional de Linguagens e Gêneros Textuais" "edicao_ano" => 2017 "edicao_pasta" => "anais/sinalge/2017" "edicao_logo" => "5e4d8586dda3e_19022020155918.png" "edicao_capa" => "5f1880a141ece_22072020150833.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2017-04-27 00:00:00" "publicacao_id" => 35 "publicacao_nome" => "Anais SINALGE" "publicacao_codigo" => "2527-0028" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }