Artigo Anais IV SINALGE

ANAIS de Evento

ISSN: 2527-0028

COM POESIAS COMPONHO MINHA HISTÓRIA: A UTILIZAÇÃO DO GÊNERO LITERÁRIO POEMA NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO

Palavra-chaves: POESIA, PROJETO, LETRAMENTO Comunicação Oral (CO) GT04-GÊNEROS DA LITERATURA EM SALA DE AULA
"2017-04-27 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 27277
    "edicao_id" => 57
    "trabalho_id" => 562
    "inscrito_id" => 1083
    "titulo" => "COM POESIAS COMPONHO MINHA HISTÓRIA: A UTILIZAÇÃO DO GÊNERO LITERÁRIO POEMA NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO"
    "resumo" => """
      Resumo: O presente trabalho aborda a realização do projeto “Com Poesias Componho a Minha Historia”, envolvendo quatro (04) turmas do 1º ano do Ensino Fundamental na Escola Municipal Alvorada em Fortaleza/Ce. O objetivo é apresentar o projeto, que visou despertar nas crianças o interesse pelo gênero literário poesia, explorando universo poético e literário de Manuel de Barros, com sua proposta de brincar com as palavras, propiciando a imersão dos educandos de forma lúdica e criativa no processo de aquisição da leitura e escrita, contribuindo assim para o letramento. O referencial teórico se baseia em autores como Kraemer (2008), Vygotsky (1998), Hermmans (1992), Soares (2004). O percurso metodológico do trabalho de cunho qualitativo consiste em relato descritivo das ações realizadas no decorrer do projeto, tais como: apresentação do curta metragem  intitulado “Histórias da Unha do Dedão Pé do Fim do Mundo”, cujo vídeo é um jogo de animação com versos do Manoel de Barros que brinca com as palavras e com situações que podem parecer inusitadas para as crianças; roda de conversa sobre o poeta;  sarau de poesias com a participação dos escritores cearenses Linda Dias e Ítalo Castelar; oficina de brinquedos com sucata inspiradas na análise do curta metragem apresentado que propõe infância sem brinquedos prontos; roda de leitura com diversas poemas; vivência corporal por meio da Psicomotricidade Relacional, desenvolvendo a imaginação e criatividade, musicalização, apreciação de diversos poemas;  produção de poemas culminando na elaboração de um livro para cada criança e culminância do projeto com a festa de conclusão do 1º ano. Os resultados revelam que houve grande envolvimento e participação das crianças nas atividades propostas. As nossas expectativas em relação às ações realizadas foram positivas, de forma que as crianças tornaram-se mais expressivas, tanto na oralidade, quanto na escrita, demonstrando maior interesse e motivação em se apropriar dos conhecimentos por meio da literatura infantil, destacando o gênero poesia, distinguindo diversos gêneros textuais e suas aplicabilidades, sendo possível escrever seus próprios livros de poesias para ser entregue as famílias ao final do ano. Ao longo do projeto constatamos também o quanto a poesia pode contribuir para a formação, social, afetiva e cognitiva do sujeito, possibilitando a formação de um leitor critico, criativo e autônomo. \r\n
      poesia 1, projeto 2, letramento 3, gêneros literários
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT04-GÊNEROS DA LITERATURA EM SALA DE AULA"
    "palavra_chave" => "POESIA, PROJETO, LETRAMENTO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV066_MD1_SA4_ID1083_23032017132250.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:13"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:56:11"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANTÔNIA FERNANDES FERREIRA"
    "autor_nome_curto" => "ANTÔNIA FERNAND"
    "autor_email" => "toniaferr@ig.com.br"
    "autor_ies" => "FACULDADE DE TECNOLOGIA DARCY RIBEIRO (FTDR)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-sinalge"
    "edicao_nome" => "Anais IV SINALGE"
    "edicao_evento" => "IV Simpósio Nacional de Linguagens e Gêneros Textuais"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/sinalge/2017"
    "edicao_logo" => "5e4d8586dda3e_19022020155918.png"
    "edicao_capa" => "5f1880a141ece_22072020150833.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-04-27 00:00:00"
    "publicacao_id" => 35
    "publicacao_nome" => "Anais SINALGE"
    "publicacao_codigo" => "2527-0028"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 27277
    "edicao_id" => 57
    "trabalho_id" => 562
    "inscrito_id" => 1083
    "titulo" => "COM POESIAS COMPONHO MINHA HISTÓRIA: A UTILIZAÇÃO DO GÊNERO LITERÁRIO POEMA NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO"
    "resumo" => """
      Resumo: O presente trabalho aborda a realização do projeto “Com Poesias Componho a Minha Historia”, envolvendo quatro (04) turmas do 1º ano do Ensino Fundamental na Escola Municipal Alvorada em Fortaleza/Ce. O objetivo é apresentar o projeto, que visou despertar nas crianças o interesse pelo gênero literário poesia, explorando universo poético e literário de Manuel de Barros, com sua proposta de brincar com as palavras, propiciando a imersão dos educandos de forma lúdica e criativa no processo de aquisição da leitura e escrita, contribuindo assim para o letramento. O referencial teórico se baseia em autores como Kraemer (2008), Vygotsky (1998), Hermmans (1992), Soares (2004). O percurso metodológico do trabalho de cunho qualitativo consiste em relato descritivo das ações realizadas no decorrer do projeto, tais como: apresentação do curta metragem  intitulado “Histórias da Unha do Dedão Pé do Fim do Mundo”, cujo vídeo é um jogo de animação com versos do Manoel de Barros que brinca com as palavras e com situações que podem parecer inusitadas para as crianças; roda de conversa sobre o poeta;  sarau de poesias com a participação dos escritores cearenses Linda Dias e Ítalo Castelar; oficina de brinquedos com sucata inspiradas na análise do curta metragem apresentado que propõe infância sem brinquedos prontos; roda de leitura com diversas poemas; vivência corporal por meio da Psicomotricidade Relacional, desenvolvendo a imaginação e criatividade, musicalização, apreciação de diversos poemas;  produção de poemas culminando na elaboração de um livro para cada criança e culminância do projeto com a festa de conclusão do 1º ano. Os resultados revelam que houve grande envolvimento e participação das crianças nas atividades propostas. As nossas expectativas em relação às ações realizadas foram positivas, de forma que as crianças tornaram-se mais expressivas, tanto na oralidade, quanto na escrita, demonstrando maior interesse e motivação em se apropriar dos conhecimentos por meio da literatura infantil, destacando o gênero poesia, distinguindo diversos gêneros textuais e suas aplicabilidades, sendo possível escrever seus próprios livros de poesias para ser entregue as famílias ao final do ano. Ao longo do projeto constatamos também o quanto a poesia pode contribuir para a formação, social, afetiva e cognitiva do sujeito, possibilitando a formação de um leitor critico, criativo e autônomo. \r\n
      poesia 1, projeto 2, letramento 3, gêneros literários
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT04-GÊNEROS DA LITERATURA EM SALA DE AULA"
    "palavra_chave" => "POESIA, PROJETO, LETRAMENTO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV066_MD1_SA4_ID1083_23032017132250.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:13"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:56:11"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANTÔNIA FERNANDES FERREIRA"
    "autor_nome_curto" => "ANTÔNIA FERNAND"
    "autor_email" => "toniaferr@ig.com.br"
    "autor_ies" => "FACULDADE DE TECNOLOGIA DARCY RIBEIRO (FTDR)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-sinalge"
    "edicao_nome" => "Anais IV SINALGE"
    "edicao_evento" => "IV Simpósio Nacional de Linguagens e Gêneros Textuais"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/sinalge/2017"
    "edicao_logo" => "5e4d8586dda3e_19022020155918.png"
    "edicao_capa" => "5f1880a141ece_22072020150833.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-04-27 00:00:00"
    "publicacao_id" => 35
    "publicacao_nome" => "Anais SINALGE"
    "publicacao_codigo" => "2527-0028"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 27 de abril de 2017

Resumo

Resumo: O presente trabalho aborda a realização do projeto “Com Poesias Componho a Minha Historia”, envolvendo quatro (04) turmas do 1º ano do Ensino Fundamental na Escola Municipal Alvorada em Fortaleza/Ce. O objetivo é apresentar o projeto, que visou despertar nas crianças o interesse pelo gênero literário poesia, explorando universo poético e literário de Manuel de Barros, com sua proposta de brincar com as palavras, propiciando a imersão dos educandos de forma lúdica e criativa no processo de aquisição da leitura e escrita, contribuindo assim para o letramento. O referencial teórico se baseia em autores como Kraemer (2008), Vygotsky (1998), Hermmans (1992), Soares (2004). O percurso metodológico do trabalho de cunho qualitativo consiste em relato descritivo das ações realizadas no decorrer do projeto, tais como: apresentação do curta metragem intitulado “Histórias da Unha do Dedão Pé do Fim do Mundo”, cujo vídeo é um jogo de animação com versos do Manoel de Barros que brinca com as palavras e com situações que podem parecer inusitadas para as crianças; roda de conversa sobre o poeta; sarau de poesias com a participação dos escritores cearenses Linda Dias e Ítalo Castelar; oficina de brinquedos com sucata inspiradas na análise do curta metragem apresentado que propõe infância sem brinquedos prontos; roda de leitura com diversas poemas; vivência corporal por meio da Psicomotricidade Relacional, desenvolvendo a imaginação e criatividade, musicalização, apreciação de diversos poemas; produção de poemas culminando na elaboração de um livro para cada criança e culminância do projeto com a festa de conclusão do 1º ano. Os resultados revelam que houve grande envolvimento e participação das crianças nas atividades propostas. As nossas expectativas em relação às ações realizadas foram positivas, de forma que as crianças tornaram-se mais expressivas, tanto na oralidade, quanto na escrita, demonstrando maior interesse e motivação em se apropriar dos conhecimentos por meio da literatura infantil, destacando o gênero poesia, distinguindo diversos gêneros textuais e suas aplicabilidades, sendo possível escrever seus próprios livros de poesias para ser entregue as famílias ao final do ano. Ao longo do projeto constatamos também o quanto a poesia pode contribuir para a formação, social, afetiva e cognitiva do sujeito, possibilitando a formação de um leitor critico, criativo e autônomo. poesia 1, projeto 2, letramento 3, gêneros literários

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.