Artigo Anais IV SINALGE

ANAIS de Evento

ISSN: 2527-0028

A PRODUÇÃO TEXTUAL A PARTIR DO GÊNERO BLOG COM ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL I: RELEVÂNCIA PARA O ENSINO VERSUS DIFICULDADES DE TRABALHAR

Palavra-chaves: ENSINO FUNDAMENTAL, PRÁTICA DOCENTE, GÊNERO TEXTUAL BLOG Comunicação Oral (CO) GT16-GÊNEROS DISCURSIVO E/OU TEXTUAL: ENSINO/APRENDIZAGEM
"2017-04-27 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 27202
    "edicao_id" => 57
    "trabalho_id" => 527
    "inscrito_id" => 1426
    "titulo" => "A PRODUÇÃO TEXTUAL A PARTIR DO GÊNERO BLOG COM ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL I: RELEVÂNCIA PARA O ENSINO VERSUS DIFICULDADES DE TRABALHAR"
    "resumo" => """
      Resumo\r\n
      É notória a contribuição que o gênero blog promove para melhorar a capacidade escritora dos alunos, motivando-os a produzirem textos de forma mais elaborada e condizente com o que lhes é proposto e ainda conforme seus interesses e desejos de expressarem-se, em um espaço de ampliação de conhecimentos e interação, promovendo assim, mudança social no ambiente de ensino analisado. Entretanto, sua efetivação em sala de aula, principalmente na rede pública de ensino, ainda é algo difícil de realizar-se, dado a falta de recursos em tais instituições, que contemplem de forma satisfatória o público alvo, que é os alunos.  Sendo assim, este trabalho tem como objetivo apresentar e discutir a importância do ensino do gênero textual blog para alunos do Ensino Fundamental I bem como as dificuldades encontradas pela docente para a efetivação de tal trabalho. Como base teórica temos (ALMEIDA, 2002) ; (KOMESU, 2004) ; (MARCUSCHI, 2004) ; (GOMES, 2005) ; (SILVA; PESSANHA,2012) dentre outros. Esta pesquisa de natureza qualitativa e de abordagem descritivo-exploratória constituiu-se em um estudo de caso, bem como em uma pesquisa-ação de base empírica, e teve como população-alvo os alunos do 4º Ano de uma Escola da rede municipal de Campina Grande, na Paraíba. Para a coleta de dados foi utilizado a entrevista de autoconfrontação simples (ACS), em que a professora assiste sua aula mediante as imagens exibidas na tela do computador para posteriormente comentar e avaliar sua própria práxis. Concluiu-se com este estudo, em função dos resultados obtidos, que o trabalho da docente, de um modo geral, com o gênero blog foi permeado tanto por situações exitosas como por situações conflituosas, haja vista as dificuldades cotidianas vivenciadas por ela para desenvolver sua proposta de trabalho com os alunos, materializada ora pela inoperância das máquinas,ora pela falta de interesse dos alunos, e ainda pela ausência de um suporte técnico, para ajudá-la na efetivação de sua proposta de ensino com o blog.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT16-GÊNEROS DISCURSIVO E/OU TEXTUAL: ENSINO/APRENDIZAGEM"
    "palavra_chave" => "ENSINO FUNDAMENTAL, PRÁTICA DOCENTE, GÊNERO TEXTUAL BLOG"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV066_MD1_SA16_ID1426_22032017193549.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:13"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:56:11"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CARMEN LUCIA FIGUEIREDO PEREIRA"
    "autor_nome_curto" => "CARMEN"
    "autor_email" => "karmenlucya@hotmail.com"
    "autor_ies" => "PMCG"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-sinalge"
    "edicao_nome" => "Anais IV SINALGE"
    "edicao_evento" => "IV Simpósio Nacional de Linguagens e Gêneros Textuais"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/sinalge/2017"
    "edicao_logo" => "5e4d8586dda3e_19022020155918.png"
    "edicao_capa" => "5f1880a141ece_22072020150833.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-04-27 00:00:00"
    "publicacao_id" => 35
    "publicacao_nome" => "Anais SINALGE"
    "publicacao_codigo" => "2527-0028"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 27202
    "edicao_id" => 57
    "trabalho_id" => 527
    "inscrito_id" => 1426
    "titulo" => "A PRODUÇÃO TEXTUAL A PARTIR DO GÊNERO BLOG COM ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL I: RELEVÂNCIA PARA O ENSINO VERSUS DIFICULDADES DE TRABALHAR"
    "resumo" => """
      Resumo\r\n
      É notória a contribuição que o gênero blog promove para melhorar a capacidade escritora dos alunos, motivando-os a produzirem textos de forma mais elaborada e condizente com o que lhes é proposto e ainda conforme seus interesses e desejos de expressarem-se, em um espaço de ampliação de conhecimentos e interação, promovendo assim, mudança social no ambiente de ensino analisado. Entretanto, sua efetivação em sala de aula, principalmente na rede pública de ensino, ainda é algo difícil de realizar-se, dado a falta de recursos em tais instituições, que contemplem de forma satisfatória o público alvo, que é os alunos.  Sendo assim, este trabalho tem como objetivo apresentar e discutir a importância do ensino do gênero textual blog para alunos do Ensino Fundamental I bem como as dificuldades encontradas pela docente para a efetivação de tal trabalho. Como base teórica temos (ALMEIDA, 2002) ; (KOMESU, 2004) ; (MARCUSCHI, 2004) ; (GOMES, 2005) ; (SILVA; PESSANHA,2012) dentre outros. Esta pesquisa de natureza qualitativa e de abordagem descritivo-exploratória constituiu-se em um estudo de caso, bem como em uma pesquisa-ação de base empírica, e teve como população-alvo os alunos do 4º Ano de uma Escola da rede municipal de Campina Grande, na Paraíba. Para a coleta de dados foi utilizado a entrevista de autoconfrontação simples (ACS), em que a professora assiste sua aula mediante as imagens exibidas na tela do computador para posteriormente comentar e avaliar sua própria práxis. Concluiu-se com este estudo, em função dos resultados obtidos, que o trabalho da docente, de um modo geral, com o gênero blog foi permeado tanto por situações exitosas como por situações conflituosas, haja vista as dificuldades cotidianas vivenciadas por ela para desenvolver sua proposta de trabalho com os alunos, materializada ora pela inoperância das máquinas,ora pela falta de interesse dos alunos, e ainda pela ausência de um suporte técnico, para ajudá-la na efetivação de sua proposta de ensino com o blog.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT16-GÊNEROS DISCURSIVO E/OU TEXTUAL: ENSINO/APRENDIZAGEM"
    "palavra_chave" => "ENSINO FUNDAMENTAL, PRÁTICA DOCENTE, GÊNERO TEXTUAL BLOG"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV066_MD1_SA16_ID1426_22032017193549.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:13"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:56:11"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CARMEN LUCIA FIGUEIREDO PEREIRA"
    "autor_nome_curto" => "CARMEN"
    "autor_email" => "karmenlucya@hotmail.com"
    "autor_ies" => "PMCG"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-sinalge"
    "edicao_nome" => "Anais IV SINALGE"
    "edicao_evento" => "IV Simpósio Nacional de Linguagens e Gêneros Textuais"
    "edicao_ano" => 2017
    "edicao_pasta" => "anais/sinalge/2017"
    "edicao_logo" => "5e4d8586dda3e_19022020155918.png"
    "edicao_capa" => "5f1880a141ece_22072020150833.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2017-04-27 00:00:00"
    "publicacao_id" => 35
    "publicacao_nome" => "Anais SINALGE"
    "publicacao_codigo" => "2527-0028"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 27 de abril de 2017

Resumo

Resumo É notória a contribuição que o gênero blog promove para melhorar a capacidade escritora dos alunos, motivando-os a produzirem textos de forma mais elaborada e condizente com o que lhes é proposto e ainda conforme seus interesses e desejos de expressarem-se, em um espaço de ampliação de conhecimentos e interação, promovendo assim, mudança social no ambiente de ensino analisado. Entretanto, sua efetivação em sala de aula, principalmente na rede pública de ensino, ainda é algo difícil de realizar-se, dado a falta de recursos em tais instituições, que contemplem de forma satisfatória o público alvo, que é os alunos. Sendo assim, este trabalho tem como objetivo apresentar e discutir a importância do ensino do gênero textual blog para alunos do Ensino Fundamental I bem como as dificuldades encontradas pela docente para a efetivação de tal trabalho. Como base teórica temos (ALMEIDA, 2002) ; (KOMESU, 2004) ; (MARCUSCHI, 2004) ; (GOMES, 2005) ; (SILVA; PESSANHA,2012) dentre outros. Esta pesquisa de natureza qualitativa e de abordagem descritivo-exploratória constituiu-se em um estudo de caso, bem como em uma pesquisa-ação de base empírica, e teve como população-alvo os alunos do 4º Ano de uma Escola da rede municipal de Campina Grande, na Paraíba. Para a coleta de dados foi utilizado a entrevista de autoconfrontação simples (ACS), em que a professora assiste sua aula mediante as imagens exibidas na tela do computador para posteriormente comentar e avaliar sua própria práxis. Concluiu-se com este estudo, em função dos resultados obtidos, que o trabalho da docente, de um modo geral, com o gênero blog foi permeado tanto por situações exitosas como por situações conflituosas, haja vista as dificuldades cotidianas vivenciadas por ela para desenvolver sua proposta de trabalho com os alunos, materializada ora pela inoperância das máquinas,ora pela falta de interesse dos alunos, e ainda pela ausência de um suporte técnico, para ajudá-la na efetivação de sua proposta de ensino com o blog.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.