INTRODUÇÃO: Segundo a Organização Mundial da Saúde, a expectativa de vida da população mundial, que hoje é de 66 anos, passará a ser de 73 anos em 2025. Se por um lado esse prognóstico é positivo, também expressa à necessidade do País estar preparado para promover a autonomia dos idosos, pois viver mais tempo não representa, necessariamente, viver com qualidade. Assim sendo, observa-se a necessidade de promoção da atenção aos idosos com ações focadas no cuidado, assistência e tratamento. Além disso, o bem estar geral dos idosos, atendendo ao paradigma biopsicossocial, depende de diversas atividades de lazer e labor construtivo, gerando oportunidades, promoção de subjetividades participativas e contributivas à sociedade. Dessa forma, a oficina de desenho livre pode ser uma ferramenta bastante produtiva, pois desenhar é uma das formas que o homem encontrou para expressar emoções, representar e organizar suas percepções e conhecimentos, transformando em algo material uma ideia, imagem ou um sentimento. Para pessoas na terceira idade, a utilização da oficina de desenho livre se diferencia em razão de que se deve transformar o ato de desenhar em ato de conhecimento de vida, permitindo espaço para expressar sentimentos, conhecimentos, valores e cultura. OBJETIVOS: Identificar os sentimentos que emergem dos idosos mediante a realização de oficinas com desenhos livres. METODOLOGIA: Relato de experiência de uma oficina de desenho livre realizada com um grupo de idosos do projeto de extensão envelhecer com qualidade, realizado pelos acadêmicos de Enfermagem da Faculdade Vale do Salgado em parceria com a ESF da zona urbana da cidade de Icó/CE. A oficina foi realizada com 24 idosos na faixa etária de 60 a 87 anos de idade. Sendo 17 do sexo feminino e 07 do sexo masculino. A oficina foi dividida em três etapas: 1- Apresentação, momento de integração no qual foi possível conhecer os idosos promovendo o acolhimento. 2- Desenvolvimento, momento da atividade de desenho livre, na qual a técnica foi apresentada, destacando a importância do idoso desenhar algo que tivesse significado para sua vida. 3- Finalização e reflexão, momento de socialização onde todos os idosos mostraram seu desenho para o grupo e relataram o significado do desenho, que sentimentos remetiam e as dificuldades enfrentadas no momento de desenhar. RESULTADOS: a realização da oficina foi produtiva tanto para os integrantes do projeto como para os idosos participantes, pois promoveu superação, considerando que muitos idosos de inicio resistiram em realizar a atividade proposta relatando diversas dificuldades. Porém responsivos aos estímulos, no decorrer das atividades sentiram-se mais confiantes e proativos. Os integrantes do projeto desempenharam um papel fundamental no incentivo, acolhendo as demandas e incluindo os idosos no desenvolvimento da atividade. Os idosos que apresentavam dificuldades motoras e visuais foram auxiliados a fazer o seu desenho. CONCLUSÃO: a importância da realização de oficinas expressivas com idosos deve ser destacada, pois são atividades que apresentam benefícios, pois através do desenvolvimento de um simples desenho livre, podemos explorar a capacidade da memória resgatando a contribuição de vida do idoso, estimulando suas funções motoras, criativas e de raciocínio.