Artigo Anais III CIEH

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-0854

APRENDER É VIVER: UMA HISTÓRIA EM CONSTRUÇÃO.

Palavra-chaves: GRUPO ESTRUTURADO, FORMAÇÃO DE NUTRICIONISTAS, EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL Relato de Experiência(RE) Atenção integral à saúde: promoção, prevenção, tratamento e reabilitação do idoso
"2013-06-15 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 2698
    "edicao_id" => 10
    "trabalho_id" => 1454
    "inscrito_id" => 2328
    "titulo" => "APRENDER É VIVER: UMA HISTÓRIA EM CONSTRUÇÃO."
    "resumo" => "INTRODUÇÃO: O grupo Aprender é Viver (AV) faz parte do projeto interdisciplinar “Práticas de nutrição em doenças crônicas não-transmissíveis: ações de ensino, pesquisa e extensão”, vinculado ao curso de Graduação em Nutrição da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Um dos componentes curriculares que compõem esse projeto é Educação Alimentar e Nutricional. Nele, desde 2006, formou-se o grupo estruturado AV, composto por participantes permanentes (usuários, em sua maioria idosos, com doenças crônicas não-transmissíveis) e temporários (estudantes inscritos nessa disciplina). Os encontros quinzenais, realizados em classe, contam com atividades elaboradas e desenvolvidas pelos alunos sob mediação da professora e dos monitores. O objetivo do AV é promover saúde e fomentar a adesão ao tratamento dietoterápico por meio da reflexão-ação presentes numa prática pedagógica participativa, criativa e humanizadora. OBJETIVO: O trabalho no grupo se fundamenta na utilização de metodologias ativas e os marcos-teórico referenciais utilizados contam especialmente com as idéias de Paulo Freire e Edgar Morin. METODOLOGIA: Os encontros são estruturados em quatro momentos: acolhimento, socialização dos saberes, lanche e encerramento. A cada encontro um grupo elabora e avalia as atividades nele desenvolvidas. Para isso, desenvolvem um planejamento baseado em um tema transversal e um assunto relacionado à alimentação, escolhido coletivamente a cada semestre. RESULTADOS: Durante esses quase sete anos de atividades com o grupo Aprender é Viver, pode-se observar por meio das avaliações realizadas a cada semestre, que esse tem se constituído como importante espaço de convivência e integração, ressignificando a vida dos envolvidos e influenciando em um importante determinante da saúde, que é a participação em redes de apoio. Destaca-se também sua relevância para a formação dos estudantes de Nutrição, em especial por permitir pensar sobre a relação que os humanos estabelecem com a alimentação durante toda a vida. CONCLUSÃO: Esses são os elementos dessa trajetória em que podemos, portanto, destacar a importância do grupo como um espaço vivo de formação e reflexão para todos nele envolvidos."
    "modalidade" => "Relato de Experiência(RE)"
    "area_tematica" => "Atenção integral à saúde: promoção, prevenção, tratamento e reabilitação do idoso"
    "palavra_chave" => "GRUPO ESTRUTURADO, FORMAÇÃO DE NUTRICIONISTAS, EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Poster_idinscrito_2328_8e0e1b486203c524b04e72ae33af2ef5.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:48"
    "updated_at" => "2020-06-10 21:01:03"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JÉSSICA MORAIS DE ARAÚJO"
    "autor_nome_curto" => "JÉSSICA ARAÚJO"
    "autor_email" => "j.morais.araujo@bol.com.b"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-cieh"
    "edicao_nome" => "Anais III CIEH"
    "edicao_evento" => "III Congresso Internacional de Envelhecimento Humano"
    "edicao_ano" => 2013
    "edicao_pasta" => "anais/cieh/2013"
    "edicao_logo" => "5e49e22597c9e_16022020214525.png"
    "edicao_capa" => "5f182b75a1cfe_22072020090509.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2013-06-15 00:00:00"
    "publicacao_id" => 10
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Envelhecimento Humano (CIEH)"
    "publicacao_codigo" => "2318-0854"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 2698
    "edicao_id" => 10
    "trabalho_id" => 1454
    "inscrito_id" => 2328
    "titulo" => "APRENDER É VIVER: UMA HISTÓRIA EM CONSTRUÇÃO."
    "resumo" => "INTRODUÇÃO: O grupo Aprender é Viver (AV) faz parte do projeto interdisciplinar “Práticas de nutrição em doenças crônicas não-transmissíveis: ações de ensino, pesquisa e extensão”, vinculado ao curso de Graduação em Nutrição da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Um dos componentes curriculares que compõem esse projeto é Educação Alimentar e Nutricional. Nele, desde 2006, formou-se o grupo estruturado AV, composto por participantes permanentes (usuários, em sua maioria idosos, com doenças crônicas não-transmissíveis) e temporários (estudantes inscritos nessa disciplina). Os encontros quinzenais, realizados em classe, contam com atividades elaboradas e desenvolvidas pelos alunos sob mediação da professora e dos monitores. O objetivo do AV é promover saúde e fomentar a adesão ao tratamento dietoterápico por meio da reflexão-ação presentes numa prática pedagógica participativa, criativa e humanizadora. OBJETIVO: O trabalho no grupo se fundamenta na utilização de metodologias ativas e os marcos-teórico referenciais utilizados contam especialmente com as idéias de Paulo Freire e Edgar Morin. METODOLOGIA: Os encontros são estruturados em quatro momentos: acolhimento, socialização dos saberes, lanche e encerramento. A cada encontro um grupo elabora e avalia as atividades nele desenvolvidas. Para isso, desenvolvem um planejamento baseado em um tema transversal e um assunto relacionado à alimentação, escolhido coletivamente a cada semestre. RESULTADOS: Durante esses quase sete anos de atividades com o grupo Aprender é Viver, pode-se observar por meio das avaliações realizadas a cada semestre, que esse tem se constituído como importante espaço de convivência e integração, ressignificando a vida dos envolvidos e influenciando em um importante determinante da saúde, que é a participação em redes de apoio. Destaca-se também sua relevância para a formação dos estudantes de Nutrição, em especial por permitir pensar sobre a relação que os humanos estabelecem com a alimentação durante toda a vida. CONCLUSÃO: Esses são os elementos dessa trajetória em que podemos, portanto, destacar a importância do grupo como um espaço vivo de formação e reflexão para todos nele envolvidos."
    "modalidade" => "Relato de Experiência(RE)"
    "area_tematica" => "Atenção integral à saúde: promoção, prevenção, tratamento e reabilitação do idoso"
    "palavra_chave" => "GRUPO ESTRUTURADO, FORMAÇÃO DE NUTRICIONISTAS, EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Poster_idinscrito_2328_8e0e1b486203c524b04e72ae33af2ef5.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:48"
    "updated_at" => "2020-06-10 21:01:03"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JÉSSICA MORAIS DE ARAÚJO"
    "autor_nome_curto" => "JÉSSICA ARAÚJO"
    "autor_email" => "j.morais.araujo@bol.com.b"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-cieh"
    "edicao_nome" => "Anais III CIEH"
    "edicao_evento" => "III Congresso Internacional de Envelhecimento Humano"
    "edicao_ano" => 2013
    "edicao_pasta" => "anais/cieh/2013"
    "edicao_logo" => "5e49e22597c9e_16022020214525.png"
    "edicao_capa" => "5f182b75a1cfe_22072020090509.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2013-06-15 00:00:00"
    "publicacao_id" => 10
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Envelhecimento Humano (CIEH)"
    "publicacao_codigo" => "2318-0854"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 15 de junho de 2013

Resumo

INTRODUÇÃO: O grupo Aprender é Viver (AV) faz parte do projeto interdisciplinar “Práticas de nutrição em doenças crônicas não-transmissíveis: ações de ensino, pesquisa e extensão”, vinculado ao curso de Graduação em Nutrição da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Um dos componentes curriculares que compõem esse projeto é Educação Alimentar e Nutricional. Nele, desde 2006, formou-se o grupo estruturado AV, composto por participantes permanentes (usuários, em sua maioria idosos, com doenças crônicas não-transmissíveis) e temporários (estudantes inscritos nessa disciplina). Os encontros quinzenais, realizados em classe, contam com atividades elaboradas e desenvolvidas pelos alunos sob mediação da professora e dos monitores. O objetivo do AV é promover saúde e fomentar a adesão ao tratamento dietoterápico por meio da reflexão-ação presentes numa prática pedagógica participativa, criativa e humanizadora. OBJETIVO: O trabalho no grupo se fundamenta na utilização de metodologias ativas e os marcos-teórico referenciais utilizados contam especialmente com as idéias de Paulo Freire e Edgar Morin. METODOLOGIA: Os encontros são estruturados em quatro momentos: acolhimento, socialização dos saberes, lanche e encerramento. A cada encontro um grupo elabora e avalia as atividades nele desenvolvidas. Para isso, desenvolvem um planejamento baseado em um tema transversal e um assunto relacionado à alimentação, escolhido coletivamente a cada semestre. RESULTADOS: Durante esses quase sete anos de atividades com o grupo Aprender é Viver, pode-se observar por meio das avaliações realizadas a cada semestre, que esse tem se constituído como importante espaço de convivência e integração, ressignificando a vida dos envolvidos e influenciando em um importante determinante da saúde, que é a participação em redes de apoio. Destaca-se também sua relevância para a formação dos estudantes de Nutrição, em especial por permitir pensar sobre a relação que os humanos estabelecem com a alimentação durante toda a vida. CONCLUSÃO: Esses são os elementos dessa trajetória em que podemos, portanto, destacar a importância do grupo como um espaço vivo de formação e reflexão para todos nele envolvidos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.