Artigo Anais II CONEPETRO

ANAIS de Evento

ISSN: 2446-8339

DETERMINAÇÃO DA RESISTÊNCIA À TRAÇÃO POR COMPRESSÃO DIAMETRAL (RT) DE PAVIMENTOS ASFÁLTICOS CONTENDO RESÍDUO OLEOSO DE PETRÓLEO

Palavra-chaves: PAVIMENTAÇÃO, RESÍDUO OLEOSO, ASFALTO Comunicação Oral (CO) Desenvolvimento Sustentável
"2016-08-10 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 26903
    "edicao_id" => 56
    "trabalho_id" => 271
    "inscrito_id" => 1205
    "titulo" => "DETERMINAÇÃO DA RESISTÊNCIA À TRAÇÃO POR COMPRESSÃO DIAMETRAL (RT) DE PAVIMENTOS ASFÁLTICOS CONTENDO RESÍDUO OLEOSO DE PETRÓLEO"
    "resumo" => "Além de proporcionar maior acessibilidade e praticidade aos usuários, outras finalidades da construção de uma rodovia são promover segurança, juntamente com conforto e economia, seja para o transporte de pessoas ou mercadorias, abrindo novos espaços para desenvolvimento das regiões mais próximas e possibilitando a consolidação da economia naquela região. Assim, há uma habilidade da engenharia de pavimentos no estudo e aplicação de novas tecnologias que viabilizem o lado econômico, durável, resistente e sustentável, moldando-se a necessidade nacional e, melhorando ou mantendo as características já vigentes. Portanto, estabeleceu-se esse estudo com a incorporação de resíduo oleoso de petróleo – proveniente do refino do petróleo - em pavimentos asfálticos na expectativa de mitigar a deposição inadequada do resíduo no meio ambienta, proporcionar evoluções nas propriedades mecânicas dos pavimentos asfálticos, otimizando resultados de maneira sustentável. Este trabalho objetivou determinar a resistência a tração por compressão diametral (RT) de pavimentos asfálticos contendo resíduo oleoso de petróleo.  Foram preparadas as misturas com o teor 5,3% de CAP e 3,0% de resíduo oleoso e submetidas a ensaio de resistência a tração por compressão diametral. Observou-se que os resultados obtidos foram  satisfatórios para o ensaio de tração por compressão diametral, onde a mistura com teor aproximado de 4,5% de resíduo oleoso (RO) e 5,3% de CAP apresentou resistência de 44,5% superior ao mínimo estabelecido pelo DNIT, sendo o máximo notado de 0,939 MPa."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Desenvolvimento Sustentável"
    "palavra_chave" => "PAVIMENTAÇÃO, RESÍDUO OLEOSO, ASFALTO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV052_MD1_SA14_ID1205_06072016200949.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:12"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:41:31"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LETÍCIA MARIA MACÊDO DE AZEVEDO"
    "autor_nome_curto" => "LETÍCIA AZEVEDO"
    "autor_email" => "leticia_azevedo@hotmail.c"
    "autor_ies" => "UFCG"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conepetro"
    "edicao_nome" => "Anais II CONEPETRO"
    "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Engenharia de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conepetro/2016"
    "edicao_logo" => "5e49f11bb3d0b_16022020224915.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18491397631_22072020111131.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-08-10 00:00:00"
    "publicacao_id" => 23
    "publicacao_nome" => "Revista CONEPETRO"
    "publicacao_codigo" => "2446-8339"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 26903
    "edicao_id" => 56
    "trabalho_id" => 271
    "inscrito_id" => 1205
    "titulo" => "DETERMINAÇÃO DA RESISTÊNCIA À TRAÇÃO POR COMPRESSÃO DIAMETRAL (RT) DE PAVIMENTOS ASFÁLTICOS CONTENDO RESÍDUO OLEOSO DE PETRÓLEO"
    "resumo" => "Além de proporcionar maior acessibilidade e praticidade aos usuários, outras finalidades da construção de uma rodovia são promover segurança, juntamente com conforto e economia, seja para o transporte de pessoas ou mercadorias, abrindo novos espaços para desenvolvimento das regiões mais próximas e possibilitando a consolidação da economia naquela região. Assim, há uma habilidade da engenharia de pavimentos no estudo e aplicação de novas tecnologias que viabilizem o lado econômico, durável, resistente e sustentável, moldando-se a necessidade nacional e, melhorando ou mantendo as características já vigentes. Portanto, estabeleceu-se esse estudo com a incorporação de resíduo oleoso de petróleo – proveniente do refino do petróleo - em pavimentos asfálticos na expectativa de mitigar a deposição inadequada do resíduo no meio ambienta, proporcionar evoluções nas propriedades mecânicas dos pavimentos asfálticos, otimizando resultados de maneira sustentável. Este trabalho objetivou determinar a resistência a tração por compressão diametral (RT) de pavimentos asfálticos contendo resíduo oleoso de petróleo.  Foram preparadas as misturas com o teor 5,3% de CAP e 3,0% de resíduo oleoso e submetidas a ensaio de resistência a tração por compressão diametral. Observou-se que os resultados obtidos foram  satisfatórios para o ensaio de tração por compressão diametral, onde a mistura com teor aproximado de 4,5% de resíduo oleoso (RO) e 5,3% de CAP apresentou resistência de 44,5% superior ao mínimo estabelecido pelo DNIT, sendo o máximo notado de 0,939 MPa."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Desenvolvimento Sustentável"
    "palavra_chave" => "PAVIMENTAÇÃO, RESÍDUO OLEOSO, ASFALTO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV052_MD1_SA14_ID1205_06072016200949.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:12"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:41:31"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LETÍCIA MARIA MACÊDO DE AZEVEDO"
    "autor_nome_curto" => "LETÍCIA AZEVEDO"
    "autor_email" => "leticia_azevedo@hotmail.c"
    "autor_ies" => "UFCG"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conepetro"
    "edicao_nome" => "Anais II CONEPETRO"
    "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Engenharia de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conepetro/2016"
    "edicao_logo" => "5e49f11bb3d0b_16022020224915.jpg"
    "edicao_capa" => "5f18491397631_22072020111131.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-08-10 00:00:00"
    "publicacao_id" => 23
    "publicacao_nome" => "Revista CONEPETRO"
    "publicacao_codigo" => "2446-8339"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 10 de agosto de 2016

Resumo

Além de proporcionar maior acessibilidade e praticidade aos usuários, outras finalidades da construção de uma rodovia são promover segurança, juntamente com conforto e economia, seja para o transporte de pessoas ou mercadorias, abrindo novos espaços para desenvolvimento das regiões mais próximas e possibilitando a consolidação da economia naquela região. Assim, há uma habilidade da engenharia de pavimentos no estudo e aplicação de novas tecnologias que viabilizem o lado econômico, durável, resistente e sustentável, moldando-se a necessidade nacional e, melhorando ou mantendo as características já vigentes. Portanto, estabeleceu-se esse estudo com a incorporação de resíduo oleoso de petróleo – proveniente do refino do petróleo - em pavimentos asfálticos na expectativa de mitigar a deposição inadequada do resíduo no meio ambienta, proporcionar evoluções nas propriedades mecânicas dos pavimentos asfálticos, otimizando resultados de maneira sustentável. Este trabalho objetivou determinar a resistência a tração por compressão diametral (RT) de pavimentos asfálticos contendo resíduo oleoso de petróleo. Foram preparadas as misturas com o teor 5,3% de CAP e 3,0% de resíduo oleoso e submetidas a ensaio de resistência a tração por compressão diametral. Observou-se que os resultados obtidos foram satisfatórios para o ensaio de tração por compressão diametral, onde a mistura com teor aproximado de 4,5% de resíduo oleoso (RO) e 5,3% de CAP apresentou resistência de 44,5% superior ao mínimo estabelecido pelo DNIT, sendo o máximo notado de 0,939 MPa.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.