Artigo Anais VI SETEPE

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2044

APONTAMENTOS RELATIVOS À ÉTICA E AO CORPO: COMPREENSÕES TEXTUAIS APLICADAS À EDUCAÇÃO FÍSICA

Palavra-chaves: ÉTICA, FORMAÇÃO HUMANA, CORPO, EDUCAÇÃO FÍSICA Comunicação Oral (CO) ET7 - Ensino, interdisciplinaridade e Ética
"2016-11-29 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 26197
    "edicao_id" => 54
    "trabalho_id" => 178
    "inscrito_id" => 724
    "titulo" => "APONTAMENTOS RELATIVOS À ÉTICA E AO CORPO: COMPREENSÕES TEXTUAIS APLICADAS À EDUCAÇÃO FÍSICA"
    "resumo" => "Resumo: Esse ensaio tem caráter filosófico em que pesa a compreensão de Ética enquanto um campo de conhecimento específico da Filosofia relativos ao conjunto de comportamento humano em que se inserem os diversos temas sobre o corpo. São as questões de estudo desse trabalho: 1. Como é sistematizado o conhecimento tradicional sobre Ética? 2. Como a Ética pode ser articulada as questões da Educação Física? A partir dessas questões expomos os objetivos desse estudo: 1. Expressar em síntese, como o conhecimento que cerca a Ética tradicional é organizado; pensar no corpo como uma unidade natural/cultural que em movimento produz saberes que são objetos da Educação Física. Destacamos dois eixos de discussão, tratados assim: Compreensões da ética pelas lentes da razão humana; e, Compreensões da ética pelas lentes da biológica do conhecimento. Em Compreensões da ética pelas lentes da razão humana, recorremos a tese do Bom Sumo, na expressão de síntese das três grandes vertentes da Ética em relação à razão humana, a saber: teísmo, deísmo e ateísmo. E para discutir o eixo, cujo tema é Compreensões da ética pelas lentes da biológica do conhecimento, trazemos a biologia do conhecimento como referencial teórico, relativo às discussões que inserem o corpo e a Educação Física nesse contexto. Essa compreensão é a nossa aposta para pensar os fundamentos que une os temas relativos ao corpo e sua aplicação na Educação Física."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ET7 - Ensino, interdisciplinaridade e Ética"
    "palavra_chave" => "ÉTICA, FORMAÇÃO HUMANA, CORPO, EDUCAÇÃO FÍSICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV068_MD1_SA7_ID724_16112016224838.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:12"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:53:01"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LEONARDO ROCHA DA GAMA"
    "autor_nome_curto" => "LEONARDO GAMA"
    "autor_email" => "gama.leonardo@yahoo.com.b"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-setepe"
    "edicao_nome" => "Anais VI SETEPE"
    "edicao_evento" => "VI Semana de Estudos, Teorias e Prticas Educativas"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/setepe/2016"
    "edicao_logo" => "5e4d944e1d475_19022020170222.png"
    "edicao_capa" => "5f18805d88a3a_22072020150725.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-11-29 23:00:00"
    "publicacao_id" => 20
    "publicacao_nome" => "Anais SETEPE"
    "publicacao_codigo" => "2359-2044"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 26197
    "edicao_id" => 54
    "trabalho_id" => 178
    "inscrito_id" => 724
    "titulo" => "APONTAMENTOS RELATIVOS À ÉTICA E AO CORPO: COMPREENSÕES TEXTUAIS APLICADAS À EDUCAÇÃO FÍSICA"
    "resumo" => "Resumo: Esse ensaio tem caráter filosófico em que pesa a compreensão de Ética enquanto um campo de conhecimento específico da Filosofia relativos ao conjunto de comportamento humano em que se inserem os diversos temas sobre o corpo. São as questões de estudo desse trabalho: 1. Como é sistematizado o conhecimento tradicional sobre Ética? 2. Como a Ética pode ser articulada as questões da Educação Física? A partir dessas questões expomos os objetivos desse estudo: 1. Expressar em síntese, como o conhecimento que cerca a Ética tradicional é organizado; pensar no corpo como uma unidade natural/cultural que em movimento produz saberes que são objetos da Educação Física. Destacamos dois eixos de discussão, tratados assim: Compreensões da ética pelas lentes da razão humana; e, Compreensões da ética pelas lentes da biológica do conhecimento. Em Compreensões da ética pelas lentes da razão humana, recorremos a tese do Bom Sumo, na expressão de síntese das três grandes vertentes da Ética em relação à razão humana, a saber: teísmo, deísmo e ateísmo. E para discutir o eixo, cujo tema é Compreensões da ética pelas lentes da biológica do conhecimento, trazemos a biologia do conhecimento como referencial teórico, relativo às discussões que inserem o corpo e a Educação Física nesse contexto. Essa compreensão é a nossa aposta para pensar os fundamentos que une os temas relativos ao corpo e sua aplicação na Educação Física."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ET7 - Ensino, interdisciplinaridade e Ética"
    "palavra_chave" => "ÉTICA, FORMAÇÃO HUMANA, CORPO, EDUCAÇÃO FÍSICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV068_MD1_SA7_ID724_16112016224838.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:12"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:53:01"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LEONARDO ROCHA DA GAMA"
    "autor_nome_curto" => "LEONARDO GAMA"
    "autor_email" => "gama.leonardo@yahoo.com.b"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-setepe"
    "edicao_nome" => "Anais VI SETEPE"
    "edicao_evento" => "VI Semana de Estudos, Teorias e Prticas Educativas"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/setepe/2016"
    "edicao_logo" => "5e4d944e1d475_19022020170222.png"
    "edicao_capa" => "5f18805d88a3a_22072020150725.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-11-29 23:00:00"
    "publicacao_id" => 20
    "publicacao_nome" => "Anais SETEPE"
    "publicacao_codigo" => "2359-2044"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 29 de novembro de 2016

Resumo

Resumo: Esse ensaio tem caráter filosófico em que pesa a compreensão de Ética enquanto um campo de conhecimento específico da Filosofia relativos ao conjunto de comportamento humano em que se inserem os diversos temas sobre o corpo. São as questões de estudo desse trabalho: 1. Como é sistematizado o conhecimento tradicional sobre Ética? 2. Como a Ética pode ser articulada as questões da Educação Física? A partir dessas questões expomos os objetivos desse estudo: 1. Expressar em síntese, como o conhecimento que cerca a Ética tradicional é organizado; pensar no corpo como uma unidade natural/cultural que em movimento produz saberes que são objetos da Educação Física. Destacamos dois eixos de discussão, tratados assim: Compreensões da ética pelas lentes da razão humana; e, Compreensões da ética pelas lentes da biológica do conhecimento. Em Compreensões da ética pelas lentes da razão humana, recorremos a tese do Bom Sumo, na expressão de síntese das três grandes vertentes da Ética em relação à razão humana, a saber: teísmo, deísmo e ateísmo. E para discutir o eixo, cujo tema é Compreensões da ética pelas lentes da biológica do conhecimento, trazemos a biologia do conhecimento como referencial teórico, relativo às discussões que inserem o corpo e a Educação Física nesse contexto. Essa compreensão é a nossa aposta para pensar os fundamentos que une os temas relativos ao corpo e sua aplicação na Educação Física.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.