SEVERINO E LILA FAZEM CHOVER CONHECIMENTO NO ENSINO FUNDAMENTAL II
"2016-08-31 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 26123 "edicao_id" => 53 "trabalho_id" => 137 "inscrito_id" => 758 "titulo" => "SEVERINO E LILA FAZEM CHOVER CONHECIMENTO NO ENSINO FUNDAMENTAL II" "resumo" => "Este trabalho integra um conjunto de ações que desenvolvemos como bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). As ações por nós realizadas objetivaram o desenvolvimento das habilidades de leitura e de escrita de alunos do segundo ciclo do ensino fundamental. Para tanto, buscamos utilizar livros cujas temáticas tivessem relação direta com o contexto situacional dos alunos. Primamos por uma abordagem que, no processo de contato entre texto e leitor, se balizou por momentos motivacionais de natureza lúdica. Para a realização de nosso trabalho em sala de aula, escolhemos os livros “Severino faz chover”, de Ana Maria Machado, e “Lila e o segredo da chuva”, de David. Considerando-se o exposto, o presente trabalho objetiva não só expor a sequência didática que elaboramos a partir dos livros citados anteriormente, mas refletir sobre as reações dos alunos durante a execução das propostas de leitura e de escrita desenvolvidas na referida sequência. Embasamos nossas reflexões nas orientações teórico-metodológicas de Oliveira (2012), Haydt (2006), Cosson (2006) e Soares (2003) a fim de propormos abordagens diferenciadas acerca da circulação de materiais impressos para a leitura em sala de aula, bem como estratégias de aproximação do aluno para com o texto. Dessa forma, acreditamos que o trabalho de letramento, agregado a atividades motivacionais, contribui de forma efetiva para o desempenho na construção de conhecimento do alunado, pois, além de tornar o momento de leitura aprazível, melhora a relação entre professor e aluno, tornando o ambiente propício à aprendizagem." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-05: NARRATIVA PARA CRIANÇAS: ENSINO E PESQUISA" "palavra_chave" => "LETRAMENTO, LÚDICO, SEQUÊNCIA DIDÁTICA, ATIVIDADES MOTIVACIONAIS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV063_MD1_SA5_ID758_19072016181248.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:12" "updated_at" => "2020-06-10 12:29:14" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUANA KALLINE MOURA PEREIRA " "autor_nome_curto" => "LUANA " "autor_email" => "luana-kalline@hotmail.com" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-enlije" "edicao_nome" => "Anais VI ENLIJE" "edicao_evento" => "VI Encontro Nacional de Literatura Infanto-Juvenil e Ensino" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/enlije/2016" "edicao_logo" => "5e49b3a1e237d_16022020182657.jpg" "edicao_capa" => "5f186b0e7d532_22072020133630.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-08-31 00:00:00" "publicacao_id" => 3 "publicacao_nome" => "Revista ENLIJE" "publicacao_codigo" => "2317-0670" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 26123 "edicao_id" => 53 "trabalho_id" => 137 "inscrito_id" => 758 "titulo" => "SEVERINO E LILA FAZEM CHOVER CONHECIMENTO NO ENSINO FUNDAMENTAL II" "resumo" => "Este trabalho integra um conjunto de ações que desenvolvemos como bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). As ações por nós realizadas objetivaram o desenvolvimento das habilidades de leitura e de escrita de alunos do segundo ciclo do ensino fundamental. Para tanto, buscamos utilizar livros cujas temáticas tivessem relação direta com o contexto situacional dos alunos. Primamos por uma abordagem que, no processo de contato entre texto e leitor, se balizou por momentos motivacionais de natureza lúdica. Para a realização de nosso trabalho em sala de aula, escolhemos os livros “Severino faz chover”, de Ana Maria Machado, e “Lila e o segredo da chuva”, de David. Considerando-se o exposto, o presente trabalho objetiva não só expor a sequência didática que elaboramos a partir dos livros citados anteriormente, mas refletir sobre as reações dos alunos durante a execução das propostas de leitura e de escrita desenvolvidas na referida sequência. Embasamos nossas reflexões nas orientações teórico-metodológicas de Oliveira (2012), Haydt (2006), Cosson (2006) e Soares (2003) a fim de propormos abordagens diferenciadas acerca da circulação de materiais impressos para a leitura em sala de aula, bem como estratégias de aproximação do aluno para com o texto. Dessa forma, acreditamos que o trabalho de letramento, agregado a atividades motivacionais, contribui de forma efetiva para o desempenho na construção de conhecimento do alunado, pois, além de tornar o momento de leitura aprazível, melhora a relação entre professor e aluno, tornando o ambiente propício à aprendizagem." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-05: NARRATIVA PARA CRIANÇAS: ENSINO E PESQUISA" "palavra_chave" => "LETRAMENTO, LÚDICO, SEQUÊNCIA DIDÁTICA, ATIVIDADES MOTIVACIONAIS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV063_MD1_SA5_ID758_19072016181248.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:12" "updated_at" => "2020-06-10 12:29:14" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUANA KALLINE MOURA PEREIRA " "autor_nome_curto" => "LUANA " "autor_email" => "luana-kalline@hotmail.com" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-enlije" "edicao_nome" => "Anais VI ENLIJE" "edicao_evento" => "VI Encontro Nacional de Literatura Infanto-Juvenil e Ensino" "edicao_ano" => 2016 "edicao_pasta" => "anais/enlije/2016" "edicao_logo" => "5e49b3a1e237d_16022020182657.jpg" "edicao_capa" => "5f186b0e7d532_22072020133630.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2016-08-31 00:00:00" "publicacao_id" => 3 "publicacao_nome" => "Revista ENLIJE" "publicacao_codigo" => "2317-0670" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }